quinta-feira, maio 05, 2005

(IN)JUSTIÇA NA EUROPA

Nas competições europeias de clubes, existe uma regra que diz: "em caso de empate, passa á fase seguinte a equipa que marcar mais golos fora", será isto justo?

Duas equipas que têm um resultado de 0-0 no primeiro jogo e 1-1 no segundo, não provam que estão ao mesmo nível?

Será justo passar a equipa que marcou um golo fora, mesmo que tenha empatado os dois jogos?

A mim não me parece nada justo, mas são as regras da UEFA.

Nas competições europeias, espera-se futebol espectáculo, com as melhores equipas, os melhores jogadores, os melhores árbitros, os melhores estádios, etc.

No entanto a regra da UEFA, diz que quem joga fora tem que marcar e quem joga em casa não pode sofrer. Isto leva com que as equipas se reestruturem para cada jogo, depois o que se vê é uma equipa a atacar para desesperadamente fazer golos e a outra a defender pormenorizadamente para evitar sofrer golos em casa.

Isto leva-nos ao futebol defensivo que se vê nas competições europeias e nas internas, porque as regras da Europa é que ditam como devem jogar as equipas que nela querem participar, por forma a evitar constantes alterações no seio da equipa, quer nos jogadores, quer no modelo de jogo.

Isto leva-nos a uma questão:

O futebol defensivo é uma cultura do treinador ou uma obrigação para ser competitivo ao mais alto nível?

Olhem o exemplo do Trapattoni, tem muitos anos de UEFA, Liga dos Campeões e futebol Italiano (é raro o ano em que não estão equipas italianas nas fases finais das competições europeias) este ano está numa equipa muito diferente e inferior, mas sem futebol bonito e sem grandes exibições tem o Benfica em primeiro lugar, o que leva a concluir que uma equipa bem organizada defensivamente não dá espectáculo mas é EFICAZ.