segunda-feira, outubro 10, 2005

SELECÇÃO PORTUGUESA OU CLUBE PORTUGAL?

Esta é uma dúvida que começo a ter relativamente á selecção de todos nós, ou seja a selecção das quinas.
Uma selecção nacional, deverá ser composta pelos melhores jogadores do país, em quanto que um clube é composto por jogadores de diferentes qualidades e depende muitas vezes de questões financeiras a não contratação de jogadores de melhor qualidade. Felizmente numa selecção este problema não existe, o seleccionador só tem que escolher os jogadores que quer e isto não acarreta qualquer custo. Será que o senhor Scollari sabe disto?
Sinceramente acho que não, senão vejamos, os jogadores que vão á selecção são sempre os mesmos, estejam estes em boa forma ou não, até já se chega ao cúmulo de se dizer que 20 dos 23 jogadores para o mundial que decorre em Junho do próximo ano, já estão escolhidos.
Não entrando em questões de ordem tática e falando apenas dos jogadores seleccionados temos o caso mais flagrante a defesa das redes portuguesas, em que o primeiro guarda redes é o Ricardo (Sporting) e o segundo é o Quim (Benfica), até aqui parece tudo normal, anormal fica quando se põe dois guarda redes na selecção que são suplentes nos seus clubes, exactamente por colegas de nacionalidade portuguesa, Nélson (Sporting) e Moreira (Benfica). Mas os dois seleccionados são os melhores aos olhos do treinador, a pergunta que se impõe é: Quantos jogos mais vai ter de comprometer o Ricardo, para que o senhor Scollari perceba que ele não é a melhor opção neste momento?
Para o mundial de 2006, Scollari disse querer levar um terceiro guarda redes. Querem apostar quem vai ser?
Eu aposto no Bruno Vale (Porto), muitos dirão que não conhecem, pois é normal porque este é apenas o terceiro guarda redes do Porto. Os mais distraídos pensarão em Vitor Baía, mas esse infelizmente há muito que viu as portas da selecção nacional fecharem-se.
No mundial já estamos, mas convencidos... Pelo menos com as últimas exibições não devem ser muitos os portugueses que estejam confiantes num bom resultado na Alemanha em 2006.