quarta-feira, março 22, 2006

PRÓS E CONTRAS SOBRE FUTEBOL

Não consegui ver tudo, mas o pouco que vi, provou-me que como sector de actividade o futebol profissional deixa muito a desejar.
Falta de transparência, medo, corrupção, meias verdades, lógicas complicadíssimas, favorecimentos, descredibilização mútua e constante, etc, são o pão nosso de cada dia.
E depois ainda querem que se invista neste sector?
O Dr. Cunha Leal disse uma coisa importante: "Em todos os sectores há empresas que crescem e outras que desaparecem, porque é que no futebol isto havia de ser diferente?".
O Dr. Bagão Felix disse: "Num campeonato de 18, 11 equipas jogam para não perder!!!".
O Dr. José Roquette nunca disse que o project finance só funciona para projectos e nunca para financiar a exploração das equipas.
O Dr. João Nabeiro disse e muito bem: "Um dos grandes problemas do futebol são os agentes de jogadores que não são sérios e andam por este país fora a vender gato por lebre.", mas não disse que culpados terão de ser sempre quem compra sem saber o que está a comprar.
O comentador Rui Santos disse montes e montes daquelas coisas que recolhe da internet, mas que não trazem nada de novo à discussão.
E o Dr. Pôncio Monteiro ao seu verdadeiro estilo falou no árbitro.
Resumindo:
- Deviam ter levado lá alguém da banca para explicar como se dá dinheiro a empresas que não apresentam orçamentos fidedignos, com base em garantias reais sobre activos que dificilmente serão convertidos em dinheiro (estádios);
- Deviam ter questionado o Dr. Cunha Leal, sobre que raio de fiscalização é feita aos clubes para que as inscrições sejam aceites e que logo no 1º mês subsequente já hajam salários em atraso;
- Deviam ter respondido à apresentadora quando ela perguntava: "Se um comum cidadão que ganha o rendimento mínimo for a um banco pedir um empréstimo para comprar uma casa a custos controlados e vê o seu pedido recusado, como é possível os clubes terem dívidas bancárias no valor de centenas de milhões de euros apresentando sempre projectos completamente utópicos para a nossa realidade?".
Mas não o fizeram e assim vamos continuar alegremente todos a seguir e discutir porque raio o Porto vai à final da Taça quando o Pepe cortou uma bola com a mão dentro da grande área devendo ser penalty e ele expulso, argumentando uns que vai, porque o Benfica também foi beneficiado em 1969 e que o Sporting não sei o que mais.
Mas sabem que mais cada um tem o que merece...