domingo, setembro 03, 2006

FUTEBOL PORTUGUÊS SUSPENSO?

Li no Açoriano Oriental de hoje que a FIFA já suspendeu o futebol português de todas as participações internacionais, o que pune a Seleção Nacional e os clubes portugueses que participam nas competições europeias.

Contudo esta medida só entrará em vigor a partir do dia 14 de Setembro.

Conclusão, temos mais 12 dias para enfiar umas bolachas bem pregadas nos Sr. Fiúza e em todos os seus apoiantes.

Ele pode ter toda a razão do mundo, menos uma: não pode recorrer para os tribunais civis.

Não é que por estar correcto ou não, é simplesmente por serem estas as regras.

E se o Sr. Fiúza acha que não gosta destas regras sõ tem uma coisa a fazer abandonar as competições organizadas sob a égide da FIFA.

Não há aqui questões laborais ou não laborais.

Há uma regra que é clara e simples e conhecida de todos.

Se é bem verdade que todo o cidadão tem o direito a recorrer aos tribunais civis, também é bem verdade que só é sócio de uma institução quem quer e que se quer tem que cumprir as regras, sejam elas quais forem.

5 Comments:

At 9:53 da manhã, Anonymous Anónimo said...

SPN, não me parece que neste processo todo o Sr.Fiúza seja o único que merece umas boas bolachadas!Tanto a Federação (G.Madaíl) como a Liga (V.Loureiro e C.Leal) estiveram mal, muito mal neste processo!
Quanto à questão dos tribunais civis, e não querendo de modo nenhum fazer de advogado do diabo,o argumento dos advogados do Gil Vicente é k outros clubes já recorreram a tribunais civis sem que por isso fossem punidos.A questão é saber que tipo de situações podem ser levadas a tribuinais civis!Ou seja, neste caso, o que se discute é a inscrição de um jogador.Ora, este acto mesmo sendo ADMINISTRATIVO, tem efeitos DESPORTIVOS (a utilização do jogador).Em suma, este é um processo muito complexo em termos jirídicos,em que nenhuma das partes têm 100% de razão!
De qualquer modo, acho a postura do presidente do Gil Vicente lamentável em todo este processo!Por causa de um acto ilícito de um clube, seis clubes irão ser severamente punidos.É a máxima:por um, pagam todos!!!

 
At 3:32 da tarde, Blogger Simão Pfc Neves said...

A história vai tratar-se de punir ou felicitar o Sr. Fiúza.
E se ele está tão certo da sua justiça, porque não intenta um processo no Tribunal Europeu contra a própria FIFA por causa cena do recurso aos tribunais civis?
No que diz respeito aos culpados, também concordo contigo, não é só o Sr. Fiúza.
Quanto aos outros clubes que vão ser punidos, sinceramente até se calhar é bem feito, porque se quisessem já podiam ter feito uma limpeza séria no futebol e por uma razão ou outra nunca o fizeram.
Para mim só acho mesmo lamentável a Selecção Nacional pagar a factura.

 
At 5:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Segundo li hoje na imprensa desportiva, o prof. Marcelo defendeu no seu programa semanal que, de acordo com todas as leis, os minhotos tinham direito a recorrer aos tribunais no caso Mateus.Segundo ele, "à luz da Constituição, da Lei de Bases, do regulamento da Liga e Federação, não tenho dúvidas de que não era matéria estritamente desportiva".
Ora, não sendo matéria estritamente desportiva o Gil Vicente tinha todo o direito a recorrer aos tribunais civis (como outros clubes já o fizeram!!!).
A questão é:se o Gil Vicente tiver mesmo razão, como pode a FIFA punir os clubes portugueses?!
Quanto ao facto de dizeres que a punição dos clubes portugueses é justa, faço-te 1 pergunta:Perante o que aconteceu em Itália, achas justo a FIFA não punir os restantes clubes italianos???!!!No final de contas, o Milan esteve envolvido no escandalo de corrupçaõ e vai participar na Liga dos Campeões...

 
At 6:03 da tarde, Blogger Simão Pfc Neves said...

O problema de Portugal é que fica sempre satisfeito por haverem piores do que nós.
Eu não quero saber o que se passa em Itália.
Eu quero é que Portugal seja um exemplo e não o é.
Antes pelo contrário.
Também achas que a FPF devia resolver o caso "Mateus" pagando ao Gil Vicente para ficar calado?
Eu não acho.
E só acho justo porque todos sabemos que os presidentes encobrem-se todos uns aos outros.
Quando o Santana Lopes quis fazer uma limpeza no futebol, o Manuel Damásio juntou-se ao Pinto da Costa e depois levou com os pés dele.
O Pinto da Costa não é tão amigo dos clubes do Norte? Agora que resolva a situação.
Não se diz que o Gil é filial do Benfica?
Então o Luis Filipe Vieira que mande um recado aos seus amigos.
Se o Gil Vicente tem razão, então é muito simples, que continue com a sua posição e a justiça há-de dar-lhe razão e se calhar vamos estar perante um novo caso "Bosman", que virá revolucionar o desporto mundial.
Agora alguém que aguente as consequências e desde que não sejamos todos nós, por mim...
Futebol à sempre em qualquer país, por isto só tenho pena é da Selecção.

 
At 9:46 da manhã, Anonymous Anónimo said...

SPN,eu não disse que estava satisfeito por haver países pior que nós.O que referi foi um facto(presença do Milan na Liga dos Campeões depois do envolovimento no escandalo de corrupção!)que,do meu ponto de vista,comprova que a FIFA tem 2 pesos e 2 medidas!
Quanto à questão dos clubes portugueses,dou-te razão em algumas das coisas que dizes!Porém,tenho de referir que, nos últimos 4 anos, os clubes portugueses têm representado o país da melhor forma!Senão vejamos:FCPorto(1Liga Campeões,1taça uefa,1taça intercontinental),Sporting(presença na Final da Uefa),Benfica(quartos de final da Liga dos Campeões),Boavista(meia final da Uefa em 2002/2003)!
Dito isto,coloco uma questão no ar:Em que outra actividade o país consegue tanto sucesso como o futebol?!!

 

Enviar um comentário

<< Home