sexta-feira, setembro 29, 2006

O brasileiro…

Como ponto prévio, devo dizer que não gosto (nem alguma vez irei gostar!) do Sr. Scolari. Não só me parece escolher muito mal os jogadores que convoca, como em termos tácticos e de visão de jogo é um treinador muito limitado.
Esta última convocatória só veio confirmar ainda mais aquilo que pensava sobre este senhor. É com alguma estranheza e MUITO sentido de humor que olho para esta lista de convocados! Senão vejamos: Só depois de várias convocações é que este brasileiro percebeu que Ricardo Costa não tem lugar nesta selecção (nem provavelmente em alguns clubes da 2ª divisão B!), a mim parece-me que não. As convocações deste jogador eram uma estratégia de gozo por parte do brasileiro para com os azuis e brancos (tal como a célebre convocação de Bruno Vale…), na medida em que Ricardo Costa nunca foi titular no FCP, ao contrário de outros jogadores que mereciam bem mais e tardaram em ser convocados (Quaresma, por exemplo!).
Outra situação que a mim me parece totalmente desenquadrada e injusta é a não convocação de Ricardo Quaresma. Se é verdade que o extremo portista não tem estado bem nos últimos jogos, então que dizer de Nuno Gomes e Simão. Além disso, nunca me pareceu que este senhor utilizasse a forma dos jogadores como critério de escolha, porque se ele o utilizasse o Ricardo teria metade das internacionalizações que tem!
Finalmente, a questão da convocação dos defesas centrais José António e Manuel da Costa. Não ponho em causa a qualidade dos ditos jogadores, agora deixar de fora o Tonel e o Nunes (excelente temporada no Maiorca!) é no mínimo discutível! O que terão de fazer estes jogadores para merecer a confiança do seleccionador!!
Em conclusão, resta-me dizer que, por mais que queiram dizer o contrário, o Sr Scolari não tem (nem nunca teve!) critérios bem definidos para a escolha dos jogadores. Ou pelo menos, se os tem, estes nada têm a ver com a qualidade, forma ou momento psicológico dos jogadores. Critérios, aliás, que considero imprescindíveis para a construção de uma equipa ganhadora e forte.
P.S. É um facto indesmentível que Scolari ganhou tanto na selecção, como Artur Jorge no Benfica…