terça-feira, maio 10, 2005

ENTREVISTA A DR. SIMÃO NEVES

Dr. Simão Neves é presidente da Associação dos Antigos Alunos, que tem como principal modalidade o voleibol, onde tem a principal equipa sénior na divisão A1 nacional, para além desta existe ainda mais uma equipa sénior que dá pelo nome de Academia, para além destas tem ainda todos os escalões de formação, tem a modalidade de ginástica onde tem representantes de todos os escalões e a recém criada modalidade de futsal que conta com uma equipa de seniores.

CB: Que balanço faz da época terminada?
“A época da Associação dos Antigos Alunos ainda não acabou.
Neste momento ainda estão em competição Juvenis (Fase Final Campeonato Nacional – 10 Junho), Academia (Fase Final Campeonato Nacional – 13 Maio), Minis (Campeonato de São Miguel), Futsal (2ª Volta Campeonato Inatel São Miguel) e Ginástica (Campeonato Nacional – 13 Maio).
Quanto aos escalões que já terminaram a competição temos que separar em dois grupos: Séniores A, balanço desportivo abaixo das expectativas, e Júniores e Iniciados, ambos Campeões Regionais, com participações meritórias nos Nacionais (lutaram até ao último ponto por um lugar no pódio).”

CB: As contratações desta época foram acertadas, ou a direcção chega ao fim da época com a sensação de ter errado na contratação de jogadores?
“No que às contratações da equipa A diz respeito, houve 2 atletas que ficaram muito abaixo das expectativas e acabaram por influenciar a nossa época.
Contudo tivemos dois casos que excederam as expectativas iniciais pela evolução que apresentaram ao longo da época, sendo eles: Chris Tamas (foi pré-convocado para a principal Selecção dos EUA) e André Pacheco (acabou a época a titular).
Quantos aos restantes elementos com maior ou menor entrega, atingiram um nível médio.
A sensação que fica é que poderíamos facilmente ter ido um pouco mais à frente.”

CB: No ano passado ficaram em 5º lugar, este ano em 8º, isto não foi um passo atrás?
“Em termos objectivos e analisando a frieza dos números, foi.
Em termos de clube, este ano foi muito importante, porque ganhamos muita experiência em coisas e situações que já julgávamos dominar.”

CB: Já existem certezas para o plantel da próxima época?
“Quanto a nomes a resposta é não.
O nosso treinador está em observação de jogadores em Espanha e já temos muito material de observação recolhido, que irá ser analisado esta semana.
Quanto a ideias e estruturação, está tudo definido.
A prioridade é um oposto e um zona 4, as duas mais importantes posições no voleibol.
Queremos jogadores jovens e com aptidões físicas e ambições de se afirmarem, tendo que mostrar o seu valor em detrimento de receberem muito dinheiro.
Ao contrário do que é norma no nosso campeonato nós somos pelo trabalho e não pelos ordenados.
Queremos, dentro de 3 anos, ser Campeões Nacionais, com trabalho e não com orçamentos.”

CB: Na próxima época vamos ter outra vez um plantel curto, ou o objectivo é que o Prof. António Guerra tenha mais opções?
“O objectivo é alargar o plantel de modo a haver por um lado mais opções e por outro menos sobrecarga dos jogadores, diminuindo assim o risco de lesões e a dependência relativamente a alguns jogadores.”

CB: Quais os objectivos para a próxima época?
“Atingir o playoff dos 4 primeiros.”

CB: Qual o mercado preferido dos Antigos Alunos, o brasileiro?
“O mercado brasileiro é o mais acessível quer pelo número de atletas que disponibiliza, quer pelos valores que pedem.
Contudo, considero que é um mercado muito difícil de trabalhar, pois a escolha torna-se muito complicada e “traiçoeira”.
Posso dizer que neste momento estamos a recolher material também de outros mercados, que prefiro nesta fase não abordar.”

CB: Este ano terão mais um “campeonato” insular com a Fonte Bastardo, têm conhecimento desta equipa e estão a preparar-se para levar a melhor ou isso não será importante?
“Este é um campeonato dentro do campeonato e fundamental para nós.
O nosso primeiro objectivo é ficar um lugar acima da Fonte do Bastardo.
Quando ao conhecimento desta equipa, ainda não sabemos de muito, à semelhança do que acontece com todas as equipas.”

CB: A Academia é campeã regional, só com jogadores açorianos, estes não deveriam ter uma maior presença na equipa principal?
“Os jogadores da Academia se quiserem e puderem comprometer-se com um mínimo que lhes é exigido podem e devem participar na equipa principal.
Posso dizer que este ano foram dadas condições a alguns jogadores para estarem a tempo inteiro no projecto da A1, mas eles optaram por uma vida profissional mais estável e com um futuro temporal mais duradouro (que às vezes acaba por não ser bem verdade).”

CB: Os Antigos Alunos são campeões regionais em todos os escalões de formação, no entanto a nível nacional ficam aquém dos adversários, o que falta para serem mais competitivos a nível nacional?
“Isto vamos avaliar no fim da época, mas para já acima de tudo mais e melhor competição regional.
Por outro lado, se calhar temos que incutir nos nossos atletas a ideia de que a ida ao Nacional não é um prémio, mas sim uma obrigação. Sair de lá com um lugar no pódio é que é o prémio.
Temos capacidade, só temos que a colocar em campo.
Mas como disse, vamos avaliar no fim da época para ver que estratégia vamos implementar.
Para já estamos muito contentes com os resultados que estão a aparecer e pela forma como os nossos jovens se têm batido nas Nacionais, mas queremos sempre mais...”

CB: O que acha da participação do público nos jogos dos Antigos Alunos em Ponta Delgada?
“Foi sempre uma aposta da nossa direcção fazer voltar as pessoas ao pavilhão.
Considero que esta tem sido uma aposta ganha, mas que pode ainda ser melhorada.
No entanto o próximo passo é fazer com que estas pessoas sejam um elemento destabilizador do adversário, que seja um verdadeiro 8 jogador (o 7 é o libero), transformando o nosso pavilhão num “inferno”.”

CB: Como se pode cativar o público a ir ao pavilhão?
“A primeira resposta é GANHANDO.
A segunda resposta é DANDO ESPECTÁCULO.
A terceira resposta é realizando actividades que transformem o tempo em que estejam no pavilhão num agradável momento de ocupação dos tempos livres.”

CB: Acha que o voleibol está devidamente apoiado, no caso dos Antigos Alunos e a nível regional?
“Não.”

CB: Para quando Antigos Alunos campeões nacionais?
“Dentro de 3 anos.”

CB: Qual o seu maior desejo para o futuro do clube?
“Afirmá-lo como um clube de dimensão nacional em todos os escalões e modalidades;
Dotá-lo de infraestruturas próprias ou de capacidade para usufruir em regime privilegiado de infraestruturas de outros;
Criar condições para ter fontes de receita próprias.”

CB: Temos Simão Neves por mais quanto tempo como presidente da Associação dos Antigos Alunos?
“Para já até ao fim do mandato...”