domingo, maio 14, 2006

CONDIÇÕES PARA O NOVO TREINADOR DO SANTA CLARA

Podem dizer o que quiserem da Direcção do Santa Clara, mas considero que a forma como estão a tratar o assunto Treinador para 2006/2007 está a ser um exemplo para o futebol português e devia ser refenciada na comunicação social pseudo-desportiva.
Cada vez mais todos os cargos superiores das empresas trabalham por objectivos.
Porque raio um treinador de futebol não o há-de fazer?
Mário Reis sai muito mal do filme.
E é hora dos clubes tomarem outra vez as rédeas da sua vida.
É certo que os dirigentes fazem muitas asneiras, mas também muitas delas são por:
- vontade: de agradar às exigentes massas associativas que querem boas equipas e bons resultados;
- necessidade: de conseguir aliciar bons treinadores para as suas fileiras, de modo a terem melhores garantias desportivas;
- chantagem: por parte dos managers que podem e conseguem subverter todo o mercado de transferências condicionando as constituições dos plantéis a seu belo prazer.
Reitero mais uma vez os parabéns ao Santa Clara pelo caminho que está a trilhar e só faço uma exigência:
NÃO SE ASSUMAM COMO CANDIDATOS À SUBIDA, pois quem o fizer vai ser sacrificado pelo interesse nacional de Guimarães e Belenenses terem de estar na 1ª Liga.
Atenção: não estou a dizer para jogarem para não subir. Estou apenas a dizer para não o anunciarem como objectivo, o que é bem diferente...

1 Comments:

At 5:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

SPN, concordo com ao essencial do texto, no entanto discordo em relação ao contrato por objectivos, na forma como ele foi apresentado. Contrato por objectivos é aquele que João Vale e Azevedo tentou introduzir no SLB e logo foi crucificado. Porquê? Porque a maioria das pessoas não se quer responsabilizar pelos fracassos, quer é o seu no final do mês. A ideia, e eu estou de acordo com ela, era um salário base baixo e prémios por vitórias, convocatórias, golos, chamadas à selecção e classificação final. Isso sim é um contrato por objectivos. Agora um contrato onde é estipulado que à jornada 10 ou jornada 20 o clube se não tiver um determinado número de pontos, pode mandar toda a equipa técnica embora sem pagar nada, não creio que seja muito correcto. Por dois motivos; primeiro é preciso alguém (treinador) que aceite essas condições, segundo, no final da primeira volta o Santa Clara tinha 20 pontos conquistados, acabou com 51. Um balanço a meio da época pode ser muito dúbio, mas claro que pode ser feito com o devido cuidado. Na minha opinião, a solução é sim baixar os ordenados e aumentar significativamente os prémios finais. Já se viu que essa gente funciona a dinheiro. Há quantos meses os jogadores da selecção já discutiram os prémios do mundial?
Ao que parece, Mário Reis até aceitou a cláusula, quem não concordou foram os treinadores adjuntos.
Relativamente ao súbito ar púdico da direcção do Santa Clara face às indemnizações, quem foi que contratou treinadores a peso de ouro? Foi outra direcção? Não venham agora queixar-se.
No entanto, obviamente que qualquer ideia que tenha como base a contenção de despesas será sempre importante, mas há que ser racional. É que no meio disso tudo, os planos para a próxima época visam uma aposta clara na subida… Quem é que aguenta uma coisa dessas…

 

Enviar um comentário

<< Home