quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Direito ao Contraditório…

Em resposta ao comentário feito ao post intitulado “ESPERO ESTAR ENGANADO…” não posso deixar de voltar a explicar alguns dos pontos de vista por mim expressados, sem retirar uma vírgula à ideia subjacente ao referido texto!
NC7, ao contrário do que possas ter pensado, o texto não visa qualquer picardia insignificante àqueles que como tu tanto criticavam Adrianse, mas sim um ALERTA para todos os portistas relativamente ao actual estado de coisas no reino do Dragão! Um estado de coisas que se tem vindo a agravar e que, dada a gravidade, nos irá fazer perder a liderança (mais uma vez ESPERO ESTAR ENGANADO…) para clubes com um orçamento inferior em duas vezes ao orçamento do FCP, depois da eliminação da taça aos pés duma equipa do 3º escalão… Se achas isto razoável…
Em primeiro lugar, tenho de te dizer que não considero (nem sequer alguma vez considerei!) Co Adrianse um treinador de “top” e o principal ombreiro dos títulos do ano passado. A mim parece-me óbvio que a qualidade do plantel portista garantiria sucesso interno sem a necessidade de que para isso precisássemos de um grande treinador. Aconteceu assim com Oliveira e com Fernando Santos. Não eram nem nunca irão ser treinadores de “top”, mesmo assim ganharam campeonatos e taças com fartura! Achas que o mérito foi deles?!?!
No dito texto, o que fiz foi salientar alguns aspectos que considerei positivos no trabalho de Adrianse, o que não quer dizer necessariamente que o holandês esteja no meu lote de treinadores favoritos…
Também no dito texto, limitei-me a enumerar uma série de asneiras do Sr. Jesualdo (acho que ninguém pode negar as evidências!) que, do meu ponto de vista, contribuíram fortemente para termos perdido 6 pontos em 2 jogos e termos sido eliminados da taça pelo colosso (tal como o Artmedia!) Atlético Clube de Portugal! É ÓBVIO que existem outras razões: péssima política de contratações (responsabilidade da SAD) e efeitos do “apito”, isto é, na dúvida prejudica-se sempre o malfeitor FC Porto!
A outra grande razão prende-se, evidentemente, com as ausências de Quaresma, Pepe e Anderson! Concordo que são grandes jogadores e que fazem falta a qualquer equipa! Contudo, Jesualdo não soube colmatar ou disfarçar a enorme falta que estes três génios fazem! Neste contexto, coloco algumas questões: Porquê a insistência em R. Meireles quando este está em péssima forma (não sou só eu que o digo…), porquê Jorginho e Alan no banco quando apesar de tudo estes até têm alguma criatividade, porquê apostar em Sokota com Adriano(!!!) e B. Moraes (aquele que marcou ao Benfica e salvou a pele ao Jesualdo num jogo que poderíamos muito bem ter perdido devido às suas burrices tácticas, valendo a azelhice da defesa do Benfica!!!) no banco de suplentes, porquê apostar em Ricardo Bosta com João Paulo no banco…
Relativamente a este último senhor, dizes me tu que era muito utilizado por Mourinho! Ora bem, Tiago também era (agora é suplente no Boavista), Marco Ferreira também era (que fantástico jogador!), Jankauskas também era (está em que clube agora?!?), etc… Sabes muito bem que Mourinho utilizava estes jogadores em alturas cirúrgicas, nunca nos jogos importantes nem nas alturas cruciais… Lembras-te dos golos do Larsson na final de Sevilha? Sabes quem o deveria estar a marcar? NC7, a minha opinião sobre o Ricardo Bosta não mudou, sempre foi a mesma, ou seja, é um péssimo jogador para um clube como o FCP, talvez para o Paços de Ferreira ou para o Beira-Mar até seja um bom jogador, agora para o melhor clube português de todos os tempos (como tão bem nos lembrou o SPN!)?!?!?
Quanto a dizeres que não te enervará muito se o FCP não ganhar nada este ano, NC7 tenho uma ligeira sensação de que 95% dos adeptos portistas (Super Dragões na linha da frente…) não irão ter a mesma atitude que tu! Com aquilo que o FCP gastou, olhando para o seu plantel e para aquilo que Jesualdo disse no início da época não me parece muito admissível que, por exemplo, o Sporting, uma equipa de “putos” (com qualidade, diga-se!) ou o Benfica, que alguns meses atrás era apelidado pelo seu presidente como “um grupo de rapazes”, ganhem este campeonato, deixando o FCP a “seco”…

PS: Quanto à tua apreciação de que o FC Porto ganhou o último campeonato porque os outros foram piores que nós, também não me parece ter muita lógica! Em todos os campeonatos para um ser melhor, os outros necessariamente têm de ser piores! O que se pode avaliar, SIM, é a qualidade geral de todos os clubes participantes numa determinada competição! Dito isto, coloco-te a seguinte questão: Achas que o campeonato deste ano tem um nível qualitativo superior ao do ano passado?!?!
Quanto ao Sporting de Paulo Bento, foi derrotado pelo FCP de Adrianse no jogo do título, foi derrotado pelo FCP de Adrianse nas meias-finais da Taça… Por seu turno, o FCP de Jesualdo tem de ganhar com tranquilidade (ao contrário da intranquilidade que esses colossos do Atlético, Leiria e Atlético causaram…) ao Sporting de Paulo Bento no Dragão, senão… é mais um para engrossar a lista de desempregados. Disso não tenhas dúvidas!!!!

11 Comments:

At 12:59 da tarde, Blogger Unknown said...

A minha principal questão é esta: Adrianse era péssimo a diversos níveis e acho prematuro dizimar Jesualdo na primeira fase negativa que atravessa. Eu concordo contigo e fiquei chateado com a eliminação na taça de Portugal e com os ultimos dois jogos perdidos. No meu comentário anterior eu não disse que não ficava muito chateado se o Porto não ganhasse nada... O que disse foi que os jogos e tudo o que se relacionava com Adrianse me enervava muitíssimo mais, ou seja, falei de uma comparação... Claro que quero ganhar, como qualquer adepto de qualquer clube.
Eu também não gosto do Ricardo Costa, repito que precisamos de mais centrais (espero que o tal internacional Eliézio emprestado ao Leiria seja mesmo bom).
É muito fácil depois do jogo dizer que devia ter jogado este ou aquele. Por exemplo o Vieirinha fez um mau jogo com o Estrela mas se não tivesse jogado de início e tivessemos perdido na mesma, toda a gente criticaria o treinador por não ter dado oportunidade ao jovem... Tu defendes que Alan e Jorginho deviam ter jogado, podiam ser boas opções, mas até hoje eu não vi grandes coisas desses jogadores... E não me venham com a história de que Jorginho marcou o golo em Alvalade no ano passado. Uma vez na vida qualquer um marca um golo num jogo importante (o Beto do Benfica marcou ao Mancheste United se não me engano.... Acha-lo um bom jogador???).
O problema do Porto é um problema de plantel (que não foi escolhido pelo actual treinador). Faltam-nos alternativas a alguns titulares, e na minha opinião jogadores como Jorginho, Alan, R. Costa ou mesmo Bruno Alves não são suficientemente valiosos para permanecerem no plantel. Felizmente que Jesualdo percebeu algumas lacunas e recomendou, com o tempo e recursos possíveis, Fucille, com bons resultados, e Lucas Mareque que, apesar dos derrotas, agradou-me na sua forma de jogar (é um caso a observar nos próximos jogos...).
Espero que na próxima época regressem para fazer parte do plantel portista os jovens como os emprestados Helder Barbosa (Académica) ou Paulo Machado (Leiria) que para além de terem grande margem de progressão, têm realizado bons jogos onde estão (o Hélder até se lesionar há pouco tempo) e são produtos das camadas jovens do clube, podendo dar continuidade à tal mistica que se fala...
Em relação à tua última pergunta sinceramente acho que o campeonato deste ano está ligeiramente melhor que o anterior, não muito mas está. Acho que apesar dos resultados o futebol dos 3 grandes é ligeiramente mais atractivo do que no ano passado. Sobre o Porto já falei no comentário anterior. O Benfica especialmente com a presença do Rui Costa ganha uma qualidade inegável e o Sporting com um pouco de mais sorte tinha seguido em frente nas competições europeias (num grupo dificílimo). Depois há o Braga, a fazer uma boa época novamente, e um maior atrevimento dos clubes mais pequenos, facto traduzido nalguns resultados perante os grandes. Ainda não é suficiente, é preciso melhorar muito mas é ligeiramente melhor que no ano passado.

 
At 2:47 da tarde, Blogger RCBC said...

Obviamente que não se deve dizimar o homem na sua primeira fase negativa, nisto concordo contigo!Agora há uma questão interessante:esta fase negativa surge após a longa paragem do campeonato (paragem esta que foi elogiada por Jesualdo!)! São claras as responsabilidades de Jesualdo em por exemplo, a equipa estar em grande forma no mês de Dezembro, chegar a Janeiro e ter três derrotas de rajada frente a adversários que ninguém imaginaria que pudessem ganhar ao FCP!Aí, parece-me óbvio que Jesualdo meteu "água"!
Mesmo com um treinador que considero não ter grandes capacidades para estar à frente de um clube como o FCP, eu quero acreditar que estes 6 pontos perdidos não vão influenciar o resto do campeonato... quero acreditar que vamos seguir em frente na Champions...quero acreditar que a equipa vai voltar ao nível exibicional já demonstrado esta época...e já agora quero acreditar que Benfica e Sporting comecem a ser prejudicados pelas arbitragens, é que sempre o mesmo a ser prejudicado já cansa!!!!!

PS:Encerrando esta mini-polémica criada em torno da comparação Jesualdo/Adrianse, deixo um facto e um desejo: Adrianse chegou ao FCPorto sem um único título no currículo...Saiu campeão nacional e vencedor da taça de Portugal!Jesualdo chegou ao FCPorto sem um único título no currículo...Sairá (espero eu)campeão nacional e vencedor da taça, não de Portugal, mas dos Campeões Europeus!
Pelo que há a concluir que não existe melhor clube para "fabricar" treinadores campeões nacionais senão o FCPorto!!

 
At 3:48 da tarde, Blogger Simão Pfc Neves said...

"e já agora quero acreditar que Benfica e Sporting comecem a ser prejudicados pelas arbitragens, é que sempre o mesmo a ser prejudicado já cansa!!!!!"

Ah!Ah!Ah!Ah!

 
At 4:54 da tarde, Blogger RCBC said...

Caro SPN, por mais facciosa e parcial que possa parecer, esta afirmação corresponde àquilo que se tem passado neste campeonato.
Não te vou mencionar as intermináveis situações que comprovam a dita afirmação, basta te lembrares do que aconteceu este fim-de-semana: o árbitro do SCP-Nacional deve ter lanchado antes do jogo um “belo” Kinder Bueno…e o fiscal de linha do SLB-Boavista deve ter tido um problema de visão momentâneo, não vendo, mesmo à frente dos seus olhos, a cotovelada (segundo a CD da liga, o maior dos pecados…) do “ninja”!
Já para não falarmos dos brilhantes critérios da Comissão Disciplinar da Liga…
Contudo, uma coisa é certa, a explicação dos insucessos do FCPorto nunca se poderá esgotar nos erros de arbitragem (por maiores que sejam…) ou nos escandalosos critérios de uma qualquer Comissão Disciplinar…Caso contrário, entraremos na teoria que muitos apreciam, ou seja, explicar os problemas internos recorrendo a factores externos…vocês sabem do que eu estou a falar!!!!

 
At 5:53 da tarde, Blogger Simão Pfc Neves said...

Eu ainda não li a tua disputa com o NC7, mas houve uma frase que me chamou a atenção quando passei de raspão pela Bancada:
"Em primeiro lugar, tenho de te dizer que não considero (nem sequer alguma vez considerei!) Co Adrianse um treinador de “top” e o principal ombreiro dos títulos do ano passado. A mim parece-me óbvio que a qualidade do plantel portista garantiria sucesso interno sem a necessidade de que para isso precisássemos de um grande treinador.
Aconteceu assim com Oliveira e com Fernando Santos. Não eram nem nunca irão ser treinadores de “top”, mesmo assim ganharam campeonatos e taças com fartura! Achas que o mérito foi deles?!?!".
Um plantel só por si nunca vence nada (veja-se o caso do Real Madrid), e concordando com o que é dito acerca de Oliveira (veja-se a Selecção) e do Santos (veja-se o Benfica) de onde vieram estas vitórias?
A resposta é simples: DO INVESTIMENTO NOS PRETOS!!!

 
At 5:56 da tarde, Blogger Simão Pfc Neves said...

Agora a sério.
Triste futebol o nosso para que durante 90 minutos de jogo conseguir-se ter sempre atenção ao que 3 criaturas estão a fazer.
Só significa que as outras 22 plantas estão lá a encher chouriços.
E acaba-se sempre a discutir se A foi beneficiado ou B prejudicado.
A verdade é que os grandes roubos de sacristia acontecem é para os pequenos.
Estes é que são verdadeiramente roubados, não é o Benfica, Porto ou Sporting.
Estes 3 são os eternos protegidos do futebol protuguês.
Em tudo.

 
At 3:44 da tarde, Blogger Mic Mic said...

Mas por acaso os Senhores pensam que os líderes desses clubes de top, SLB, SCP e FCP, chegaram onde chegaram apenas com falinhas mansas?
A grave instabilidade administrativa, se é que ela existe ainda, nos clubes da capital fará igualmente mossa no grande clube da capital do norte! Basta que para isso aconteça uma coisa. O desaparecimento do obreiro, líder e Senhor Jorge Nuno Pinto da Costa! Quando este Senhor sair das lídes do FCP, e com a fome de poder que existe, descobrir-se-á muitas coisas muito bem incobertas pela actual direcção. E digo isto porque existe. Tal como existe no SLB e SCP. E o FCP não é em nada diferente dos restantes clubes portugueses.
E se alguém acredita que o JNPC é um inocente no meio de lobos, então é porque não percebem nada de negócios nem de futebol.

 
At 5:42 da tarde, Blogger RCBC said...

Mic Mic, colocares no mesmo saco a “instabilidade administrativa” dos três grandes parece-me, no mínimo, demagógico!
Pelo teu comentário, parece-me (estarei enganado?!) que és daqueles seguidores da famosa e muito popular teoria de que Pinto da Costa é um malvado que tem de sair rapidamente do futebol português a bem da verdade desportiva, do fair-play, da paz, … Antes do aparecimento desse autêntico malvado o futebol português era tão puro, tão saudável e tão transparente…tal como o regime de então, um regime “amante” da liberdade e que nunca (mas nunca) se aproveitou do futebol para difundir a sua “mensagem”!!!!!!
Dizer mal de Pinto da Costa é algo que ao dizer soa bem e é politicamente correcto! Há muitos anos que é assim…
Todavia, o aparecimento do “Apito Dourado” até foi bom para, de uma vez por todas, ficar clara uma situação: O FCPorto ganhou o que ganhou devido à qualidade dos seus jogadores, treinadores e direcção ou foi devido às constantes “compras” dos senhores do apito! Mas já sei, se não for provado que o FCPorto “comprou” os tais árbitros vêm logo os tais admiradores da teoria do “politicamente correcto” dizer que Pinto da Costa “comprou” os juízes e também ele comanda o sistema judicial português!!!!!!

 
At 10:28 da manhã, Blogger Simão Pfc Neves said...

Ó RCBC, mas também já tá tudo preparado para se o JNPC for acusado vocês dizerem que foi o sistema e que ele foi injustamente acusado e que todos estão a fazer de propósito para atacar o Porto.
O que o Mic-Mic quer dizer é que no futebol não há quem tenha as mãos limpas, ninguém.
E repara, no fundo tu também sabes isto, RCBC, porque se antes do Porto ganhar era tudo tão sujo e comandado, porque era (disto não há dúvidas), a única forma de conseguir vencer só pode ter sido serem ainda pior do que eles.
Ou serás tão ingénuo ao ponto de achar que os árbitros que eram corruptos na era Benfica, simplesmente deixaram de o ser para o Porto ganhar, só pelos olhos bonitos do JNPC, sem ninguém ter ido preso ou sequer ter havido alguma mudança de fundo?
Concordo com o gajo do Sindicato dos Jogadores quando ele diz que tem que haver uma limpeza geral de todos os intervenientes no futebol português e que está na hora de jogadores da geração de ouro em fim de carreira pegarem nos destinos desta indústria, a bem dela própria e de todos nós.

 
At 5:20 da tarde, Blogger RCBC said...

SPN, podes ter a certeza de que no dia em que for provado que o FC Porto ganhou algum título (nem que seja uma simples supertaça!) não pela qualidade dos seus jogadores mas sim com ajudas de árbitros e seus assistentes, ficarei triste e envergonhado que tal tenha acontecido! Tal como aqui já disse, gosto que o meu clube ganhe, mas acima de tudo gosto de ganhar com transparência e seriedade! Afinal, qual é a satisfação em ganhar alguma coisa recorrendo a aldrabices e outros artifícios que ponham em causa a verdade desportiva?!
Quanto à questão de dizeres que antes do FC Porto era tudo tão sujo e comandado, eu não concordo! Só com grande demagogia é que se pode afirmar que o Benfica dos anos 60 com Eusébio, Coluna, Torres, etc, ganhava o que ganhava em grande parte devido aos senhores do apito.
Pelo contrário há muita gente que atribui a estes mesmos senhores do apito os êxitos conquistados pelo FC Porto! A esses (principalmente a esses!) é sempre bom relembrar a história (foi o que eu fiz ao relembrar os tempos antes do 25 Abril), não a história desde 80, mas sim TODA a história do futebol português! Foi um simples refrescar de memória, nada mais do que isso! Até porque se nós acreditássemos que tudo isto era uma bandalheira em que para ganhar é necessário comprar árbitros, então todo o tempo que se perde a falar de futebol seria totalmente inútil! E como tempo é dinheiro…

 
At 9:49 da manhã, Blogger Simão Pfc Neves said...

Ora agora é que tocaste num ponto muito importante:
"Até porque se nós acreditássemos que tudo isto era uma bandalheira em que para ganhar é necessário comprar árbitros, então todo o tempo que se perde a falar de futebol seria totalmente inútil!"
Esta se calhar é a principal razão, não para se ter deixado de falar de futebol em Portugal, mas para os estádios estarem às moscas.
Ninguém acredita no futebol, e arrisco a dizer, no desporto em Portugal.
E quem estiver um pouco por dentro de alguma modalidade sabe bem o que estou a dizer.
Quanto a falar ser perder tempo, eu não acho, porque só falando é que as coisas vêm a lume e as carecas podem mais facilamente ser destapadas.
Ao falarmos estamos todos a mostrar que o interesse ainda existe e que há esperança.

 

Enviar um comentário

<< Home