segunda-feira, fevereiro 05, 2007

ESPERO ESTAR ENGANADO…

Mesmo sem Quaresma, mesmo sem Pepe, mesmo sem Anderson e, pior que tudo isso, com Ricardo Costa no onze inicial (aliás, Jesualdo insiste nesta aberração da natureza…), seria inadmissível que depois das derrotas com Atlético e U. Leiria, o FC Porto voltasse a perder com…o Estrela da Amadora, esse colosso mundial.
Com 3 derrotas em apenas um mês, com as consequências que se conhecem, ou seja, a eliminação da Taça de Portugal e a “colagem” de Benfica e Sporting ao 1º lugar, o espaço de manobra de J. Ferreira começa a ficar escasso.
A habitual exigência dos adeptos portistas face a qualquer treinador que oriente o clube azul e branco leva-me a crer que se o FC Porto não melhorar rapidamente os seus resultados desportivos, Jesualdo terá os mesmos problemas que Adrianse teve, que Octávio teve, que F. Santos teve…
Convém reavivar a memória de alguns adeptos do FC Porto e relembrar a saída do holandês Co Adrianse. Um treinador que ganhou campeonato e taça, e independentemente de todos os argumentos, de todos os lenços brancos, de atitudes “loucas” ao carro do holandês e dos muitos adeptos portistas (felizmente nunca me incluí nesse grupo!) que barafustavam e barafustavam contra Adrianse, este foi um técnico que imprimiu um futebol atractivo e ofensivo, se calhar tão ofensivo que nos valeu a eliminação da Champions, aquela que foi, de resto, a única competição que o FC Porto não ganhou o ano passado. Além disso, e por incrível que pareça o FC Porto de Co Adrianse demonstrava uma solidez defensiva que o FC Porto de Jesualdo não demonstra, mesmo com aquela táctica “suicida” o FC Porto de Adrianse marcava imensos golos e praticamente não consentia ataques dos seus adversários, sofrendo, por isso, poucos golos. O FC Porto de Jesualdo (principalmente o do mês de Janeiro) é uma equipa triste, pouco atractiva e ofensivamente ineficaz. Factos são factos…
O futebol, ao contrário do que alguns filosoficamente querem fazer crer, vive à base de resultados.
Que resultados o FC Porto de Jesualdo tem mostrado? A eliminação da taça e a clara e esquisita sensação de que a aproximação de Benfica e Sporting pode trazer problemas à liderança do FC Porto. Em abono da verdade, não posso deixar de dizer que quer a nível psicológico, quer a nível exibicional os clubes da capital estão francamente melhor que o FC Porto. Ou muito me engano, ou estes 6 pontos perdidos em 2 jogos podem ter consequências muito graves para o resto de campeonato dos azuis e brancos! ESPERO ESTAR ENGANADO…
A juntar a tudo isto, algumas opções de Jesualdo são verdadeiramente caricatas. Quando se junta burrice a teimosia o resultado não pode ser bom. A insistência do técnico em colocar no eixo central a aberração da natureza é, no mínimo, arrepiante!!! Qualquer um dos 2 centrais do Desportivo das Aves é, a uma distância de anos-luz, melhor que aquela autêntica aberração da natureza. O Sr. Costa é a excepção à regra da boa qualidade dos centrais saídos da escola azul e branca, em suma, um péssimo jogador, sempre desconcentrado e horrível em termos técnicos. Enfim, aquilo a que habitualmente se designa uma verdadeira m***a. Aquele menino ainda me vai dar muitos desgostos! ESPERO ESTAR ENGANADO…
De entre as muitas burrices e teimosias de J. Ferreira, destaco também a brilhante ideia em “arrumar” Adriano (decisivo no título do ano passado!) e a colocação de Jorginho e Alan (aqueles que fabricaram o golo em Alvalade na época transacta!!!!) no banco, o que face à impossibilidade de utilização de Quaresma e Anderson, me parece mesmo uma embirração ao belo estilo de Scolari!
Por tudo isto, é com grande apreensão que vejo os próximos tempos para os lados do Dragão. ESPERO ESTAR ENGANADO…

2 Comments:

At 4:27 da tarde, Blogger Unknown said...

Durante a minha leitura deste post cheguei a pensar que o mesmo foi escrito para me "picar", especialmente quando insunuas ter saudades de "Adriansianismo", essa filosofia ruinosa!!!
Quando uma equipa perde o mais fácil é criticá-la, a ela e ao treinador, sempre foi, sempre será. Mas antes de criticar Jesualdo Ferreira analisemos isto: este plantel não é o de Jesualdo Ferreia mas sim de Co Adrianse, sim esse mesmo de quem falas com saudade. Mas se Adrianse nunca assumiu os seus erros e a sua palavra (lembras-te dos lenços brancos???), não me lembro de alguma vez Jesualdo ter-se desculpado que o plantel não tinha sido escolhido por ele. O actual treinador portista tem sabido comportar-se como um SENHOR! Era tão fácil desculpar-se na história do plantel não ser seu.
Sinceramente eu já dei voltas e voltas à cabeça a tentar lembrar-me do tal futebol atractivo de Adrianse, e olha que foi apenas no ano passado... Ah, espera!!! Desculpa, tens razão - aquele futebol atractivo que nos levou longe na liga dos campeões... o quê, ah afinal não fomos longe... Ah pois foi, perdemos com o colosso Artmedia!!! RCBC pelo amor de Deus, não venhas falar bem de Adrianse depois de tudo o que fez no nosso clube!!! Se não me engano este ano o Porto tem sido mais concretizador do que o ano passado. É certo que a equipa fraquejou nos últimos jogos, concordo que é inaceitável perder com o Atlético em casa mas isto é futebol... No jogo de Leiria podiamos ter ganho à vontade e perdemos da maneira que toda a gente viu...
No último jogo, embora ache que o Porto foi prejudicado com a não marcação de 2 grandes penalidades não jogou o suficiente para ganhar, e quando assim é, é escusado arranjar outras desculpas...
Eu concordo que temos de melhorar o plantel, na minha opinião só temos um bom central, e temos de reforçar o banco. Também não acho que o Ricardo Costa tenha tanto valor para jogar no Porto, mas este mesmo jogador foi imensamente utilizado por Mourinho nos anos de Ouro!!!
O Porto pode até não ganhar nada este ano, mas tenho quase a certeza que mesmo assim, não me vou enervar metade do que me enervei no ano passado com as coisas de Adrianse...

(E ainda ontem vi o Diego a jogar pelo Brasil... cada toque dele na bola doía-me... quem o mandou embora??????????)

 
At 4:32 da tarde, Blogger Unknown said...

Ah, e mais uma coisa: se o Porto de Mourinho ganhava porque era, de longe, a melhor equipa (opinião não partilhada pelos adeptos de Carolina Salgado) nessas épocas, não se pode dizer o mesmo do Porto de Adrianse. Este último ganhou simplesmente porque os adversários foram piores que nós... Tivesse o Paulo Bento treinado o Sporting desde o início da época e os leões eram hoje "com tranquilidade" os campeões 2005/2006.

 

Enviar um comentário

<< Home