quarta-feira, janeiro 31, 2007

A Comissão Disciplinar da Liga

Há já algum tempo que não participo aqui na bancada e espero que, a partir de hoje, possa fazê-lo mais vezes.
O meu regresso é marcado pela, na minha opinião, incompetência e incapacidade de actuação da Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa perfeitamente exemplificada na aplicação dos castigos da última jornada. Refiro-me, obviamente, aos casos de Quaresma (Porto) e Zé Pedro (Belenenses) a quem foram atribuidos 2 e 3 jogos de castigo respectivamente. Um facto inegável é que ambos os referidos jogadores atingiram os seus adversários com os cotovelos, mas terão agredido os mesmos??? Sinceramente, não me parece. Mas vamos por partes.
Na 6ª feira passada em Leiria, antes de atingir Tixier, Quaresma foi agarrado pelo leiriense. Nada de anormal para um jogo de râguebi, no entanto, tratou-se de um jogo de futebol, onde, tanto quanto sei, agarrar um adversário não é permitido - por favor corrijam-me se estiver errado. Incrível que o lance passa-se muito próximo da linha lateral, local onde costuma estar o árbitro auxiliar... Posto isto, a meu ver, Quaresma tenta libertar-se dos "agarranços" de Tixier e nesse movimento atinge-o. Eu não vejo uma projecção deliberada do cotovelo à cara do leiriense mas sim um movimento normal de todo o braço. Para além disso Quaresma está de costas para o seu adversário. Se, por exemplo, o cotovelo tivesse acertado no ombro nada se teria passado. Outro dado importante é a declaração de Tixier que é hoje apresentada pela impressa ilibando o extremo portista.
O caso de Zé Pedro é também altamente duvidoso. Tal como afirmou ontem Jorge Jesus, só quem nunca jogou futebol é que não percebe que ao saltar o movimento dos braços ajuda a atingir maiores impulsões - é naturalíssimo. Foi exactamente isso que sucedeu no caso de Zé Pedro no passado jogo entre Belenenses e Benfica. O jogador saltou e com o seu movimento atingiu o seu adversário com o cotovelo. Mais uma vez não vejo qualquer tipo de agressão no lance em causa.
Mas se, em minha opinião, as expulsões já tinham sido incorrectas faltava ainda saber que castigos seriam aplicados. Eis que aparece a COMISSÂO DISCIPLINAR DA LIGA!!!
Na minha opinião considero que, por norma, um jogador expulso com um vermelho directo deverá apanhar dois jogos de castigo, uma vez que é um caso mais grave do que uma expulsão por acumulação de amarelos, pudida com um jogo. Perante o exposto, o castigo de Quaresma está bem enquadrado. Perante todos os factos que levaram à sua expulsão não me parece um castigo bem aplicado, enfim...
Se já acho o castigo de Quaresma absurdo o que dizer do de Zé Pedro... 3 jogos é absolutamente escandaloso (acreditem que muitos outros adjectivos me passaram pela cabeça...). Não é preciso dizer muito mais...
A falta de critérios da CD é gritante há já vários anos. A aplicação dos famosos sumaríssimos acabou com a transferência dos cotovelos de McCarthy para o Blackburn de Inglaterra. Tivesse sido este jogador sul-africano a partir o maxilar a um adversário como Tixier o fez na 1ª jornada a Quaresma e no mesmo dia do jogo já McCarthy estaria castigado com bem mais de 3 jogos!!! Lembro-me ainda que, já nesta época, após a entrada violenta, por trás, de Nuno Gomes sobre João Moutinho e consequente expulsão o benfiquista foi apenas castigado com um jogo (vermelho directo!!!).
No final de contas, após expulsões discutiveis, a CD priva a liga portuguesa de dois dos seus maiores artistas durante as próximas jornadas. Não está em causa proteger as estrelas do campeonato, a lei deve ser aplicada a todos por igual, mas após os casos duvidosos expostos são inacreditáveis tais castigos. Com o contínuo desinteresse do público em relação ao futebol português (os estádios estão cada vez mais vazios, mesmo!!!) acções como estas não melhoram em nada este cenário.
Quaresma e Zé Pedro têm proporcionado momentos mágicos, grandes jogadas, grandes golos, daqueles que prendem o público a cada momento que têm a bola nos pés, independentemente da cor clubística. Se ainda há público nos estádios deve-se também a eles. Daqui a umas semanas estarão de volta, até lá...

4 Comments:

At 9:48 da manhã, Anonymous Anónimo said...

"Incompetência e incapacidade de actuação da CD da Liga Portuguesa!...a frase correcta seria "premeditação e intenção da CD da Liga"...a menos que os senhores da dita comissão sofram de algum atraso mental que lhes impede de ter memória!
O caso do João Moutinho de que falas é verdade mas não precisavas de ir tão longe!O caso de um jogador que cospe, insulta e quase agride um árbitro e leva 3 jogos de suspensão é MAIS QUE SUFICIENTE para percebemos que esta CD da Liga tem um único objectivo:aumentar a produtividade e competitividade deste país!

 
At 10:31 da manhã, Blogger Simão Pfc Neves said...

Mais grave do que isto é a falta de ética dos próprios clubes que compactuam com as situações de indisciplina dos seus jogadores, como foi o caso do Petit.
A constante desresponsabilização dos actos de indisciplina que ocorre em campo por parte dos treinadores e direcções leva a que a suspeição acabe por cair sempre para o mesmo lado.
Por exemplo, e não querendo desculpar o Elmano ou o Lacroix, a grande preocupação do Porto teria de ser como é possível perder um jogo em que nos primeiros 30 minutos deveriam ter marcado pelo menos 3 golos (como tão bem disse o RCBC).
Contudo o que se levou a semana a discutir é se o fiscal fez ou disse ou devia ter dito.
É isto que está mal no futebol.
Só se dá importância aos erros dos árbitros, esquecendo-se que jogadores que ganham milhares para fazerem determinada tarefa, se mostram incapazes de a cumprir semana após semana após semana, sem serem sequer postos em causa.
Miséria de futebol.

 
At 10:59 da manhã, Blogger RCBC said...

SPN, tens toda a razão no que toca ao facto de se discutir demasiado os erros dos árbitros!
Quanto à polémica em torno do Leiria-Porto, a mim o que me causou mais revolta não foi o facto de Quaresma ter sido expulso (foi bem expulso!) ou o facto de não se ter marcado um penalty (acontece em quase todos os jogos e o FCP também já foi beneficiado em lances deste tipo!), o que é lamentável é a falta de critério da CD da Liga!Isto é que é de lamentar...Até porque, do meu ponto de vista é muito mais fácil prejudicar-se um clube privando-o cirurgicamente de 1 ou 2 jogadores fulcrais do que através de erros de arbitragem nos próprios jogos.Nesse capítulo nenhum dos três grandes pode abrir a boca!No capítulo das decisões da CD da Liga os factos falam por si e nem há grandes possibilidades de comentar o ridículo!!

 
At 11:16 da manhã, Blogger Simão Pfc Neves said...

Eu só dei o exemplo do Leiria-Porto, porque foi o mais recente, não para comentar se estava certo ou não.
Quanto às comissões de arbitragem e às suas decisões não fogem muito da restante realidade da Justiça e do País em que vivemos, por isto não podemos estranhar.
Acima de tudo, todos estes senhores julgam que são alguém por culpa de todos nós que lhes damos tempo de antena e atenção.

 

Enviar um comentário

<< Home