segunda-feira, janeiro 29, 2007

DÚVIDAS E CERTEZAS

O mau início de 2007 por parte do Futebol Clube do Porto que já contabiliza duas derrotas em três jogos (e que derrotas!) suscitou-me algumas dúvidas não só relativamente às decisões de Jesualdo Ferreira, como também no respeitante ao critério utilizado pelos árbitros nesta edição da liga portuguesa. Como confirmação só mesmo a parcialidade da generalidade (até rima!) dos meios de comunicação social na sua análise a tudo o que diz respeito ao FCP!
As derrotas frente a Atlético e U. Leiria vieram demonstrar uma incrível falta de eficácia ofensiva, isto é, criam-se inúmeras situações de golo mas no momento da finalização…
No jogo de Leiria é, no mínimo, espantosa a falta de pontaria dos jogadores portistas que com as inúmeras ocasiões de golo nos primeiros 20/30 minutos poderiam ter acabado definitivamente com o jogo…não aproveitaram uma única ocasião, permitindo que um grande erro do Sr. Elmano influenciasse o rumo do jogo! O facto do juiz madeirense não ter visto a mão do jogador leiriense numa jogada em que a bola seguia para a baliza, leva-me a crer que os árbitros portugueses só consideram que é penalty quando um jogador toca com a bola na mão quando são preenchidos determinados requisitos! Desde o célebre campeonato que acabou com o jejum de mais de dez anos do Glorioso, verifico que há uma diversidade de critérios na análise aos lances em que se discute se é mão na bola ou bola na mão!
Obviamente, as declarações de Jesualdo no final do jogo são desnecessárias, o Porto poderia e deveria ter resolvido o jogo sem necessitar de uma grande penalidade, o mesmo já não se poderá dizer de outros clubes (vejam as estatísticas do número de penalties e altura do jogo em que são marcados!). Mas voltando ao importante, o que questiono é, tendo em conta a tal ineficácia ofensiva, como é possível “arrumar” um jogador como Adriano, sendo este decisivo no título do ano passado! Afinal, Adrianse não detém o exclusivo de decisões “estranhas”…
Quanto à segunda dúvida suscitada, parece-me no mínimo estranho o critério de alguns árbitros neste campeonato! Senão vejamos, muito justamente o “mágico” Quaresma foi expulso devido à cotovelada dada ao seu companheiro de profissão Tixier, retirando ao FCP a réstia de criatividade que sobrava no onze azul e branco. Analogamente, este mesmo Tixier que, na 1ª jornada, partiu o maxilar ao mesmo Quaresma com uma violenta cotovelada, não foi sancionado sequer com um mísero cartão amarelo! Deve ser o “Apito Dourado” a funcionar…
Por fim, a questão da vergonhosa e já habitual parcialidade dos meios de comunicação social neste país. Os comentários do jogo de sábado da Sporttv são a prova do que acima referi. Aquando da clara grande penalidade cometida pelo jogador da U. Leiria que através do recurso à mão evitou o golo portista, os comentadores quase se inibiram a fazer qualquer comentário, gaguejando de forma conveniente e não fazendo a análise racional àquela jogada! Por sua vez, quando Quaresma agrediu Tixier, os comentadores não tiveram dúvidas de que o movimento do braço de Quaresma teria sido intencional! Enquanto outros tiveram “azar”, Quaresma teve intenção! De facto, o mito criado em torno da relação arbitragens/FCP está, de alguns anos a esta parte, a dar os seus frutos…

PS: Uma situação curiosa foi a expulsão do brasileiro do Sporting Alecsandro que com uma simulação tentou induzir o árbitro em erro! Foi muito bem expulso, pena é que este critério não seja utilizado para todos os clubes e todos os jogadores!
Mas o melhor deste fim-de-semana foi a nova animação que o campeonato ganhou…