terça-feira, janeiro 16, 2007

Bwin liga

Depois de uma prolongada e exagerada paragem natalícia, o regresso da bwin liga demonstrou não só os malefícios do absurdo período de férias a que os jogadores tiveram direito (perda de ritmo de jogo, excessos alimentares e alcoólicos, etc…), mas também deixou bem evidente uma certeza que se vai confirmando à medida que o campeonato avança: a incrível falta de qualidade da generalidade dos jogos deste campeonato.
Dito isto, acho que há uma questão a levantar neste momento: terá sido benéfica a redução de 18 para 16 equipas, quando parece evidente o desleixo e a falta de investimento de alguns clubes que sabendo do facto da zona de despromoção ter ficado reduzida a 2 clubes, se limitam a fazer, sem grande esforço nem preocupação, uns pontos aqui e ali, sem contribuir verdadeiramente para um campeonato competitivo e interessante!?!
Se é verdade que nos últimos 6 ou 7 anos a qualidade não foi imagem de marca dos campeonatos em Portugal, também é verdade que, pelo menos, a competitividade e a emoção eram factores que ajudavam a disfarçar a falta de qualidade de alguns jogos! E também é justo dizer que parte da qualidade de um campeonato é medida pela participação dos seus clubes nas competições europeias. Deste modo, e olhando para os últimos 6 anos, Portugal arrecadou 1 Taça dos Campeões, 1 Taça Uefa, uma final da Uefa e algumas boas participações na liga dos campeões, o que não se pode propriamente considerar muito mau…

4 Comments:

At 1:56 da tarde, Blogger Sam said...

Concordo totalmente com as suas palavras.

Às vezes penso que não seria má ideia adoptarmos um sistema semelhante ao praticado na Escócia ou na Suiça, com campeonatos nacionais de apenas 10 equipas - onde os jogos emocionantes aconteceriam quase todas as semanas...

Cumprimentos.

 
At 3:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Desde já agradeço o seu comentário ao meu post, esperando que daqui em diante seja um assíduo visitante e comentador desta bancada.
Quanto ao seu comentário, acho que a redução para 10/12 clubes não seria a melhor opção! Apesar de tudo, o campeonato português tem, na minha opinião, muito mais qualidade que campeonatos como o escocês ou suíço! A questão fundamental é que a medida de redução de 2 clubes só veio acentuar mais aquilo que os apoiantes desta mesma medida tanto criticavam, isto é, a falta de atractividade e qualidade da liga portuguesa!
Também quero deixar claro que, obviamente não é a redução de clubes a única situação que explica tanta falta de qualidade nos jogos da liga portuguesa! A teoria dos três grandes de que mais vale comprar 3 ou 4 jogadores medianos do que um bom jogador! Já para não falar das famosas transferências a custo de zero (com custos de assinatura de milhões de euros!) que alguns clubes tanto utilizam mas que, diga-se em abono da verdade, acrescentam pouca qualidade aos respectivos plantéis!

 
At 4:57 da tarde, Blogger Simão Pfc Neves said...

E porque não aumentar o número de equipas que podem descer de divisão?
Ou criar outros prémios que "obriguem" as equipas a lutarem por algo, em vez de levarem não sei quantos jogos sem objectivos?
Porque não dividir o campeonato em 2 fases como acontece no voleibol?
São só ideias e não soluções para serem pensadas.

 
At 5:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sim, de facto o aumento do número de equipas que descessem de divisão, mesmo com a redução do número total de clubes, poderia levar a mais algum cuidado por parte de certas equipas!

 

Enviar um comentário

<< Home