domingo, janeiro 07, 2007

QUEREM MAIS IDEIAS?

Li o comentário abaixo transcrito neste post do site Desporto na Terceira.
"Meus amigos, essa discuçao toda nao leva a nada, porque daqui a alguns anos nao havera prata da casa em nenhum lugar em Portugal, porque está cada vez pior.
É só voce ver as seleçoes nacionais de quaisquer desportos. O Voleibol em Portugal está acabando, e todos nos sabemos disso, é só ver que a seleçao nacional masculina vai naturalizar 3 brasileiros para poderem jogar.
Entao meus amigos imagina ai nos Açores, na Madeira, nao tem chances, e com treinadores de formaçao que recebem pouco, mas fazem isso porque amam de certeza, concordo com o Sr. Carlos e com o Sr.Mic Mic, mas quem manda, voce acha que esta preocupado com isso? Duvido! Quando o Fabiano nao quiser mais jogar, quem vai substituir? Alguem da prata da casa, nao temos mais ninguém.....olhem e pensem....até o treinador e de fora.....porque a AJFB nao paga cursos aos treinadores, para a formaçao dele, pensem...invistam, para o retorno ser futuro, contratem alguém formado em marketing, para trabalhar para "sponsers", tanto na formaçao como na equipe principal, promovam palestras, tragam treinadores para a ilha. Porque nao fazem isso, levem os jogadores nas escolas, nas creches, nos hospitais, tragam as pessoas que mandam para perto, promovam dias de brincadeiras com as pessoas, com as crianças, promovam brincadeiras nos jogos, nos intervalos dos sets, mas isso é dificil de fazer, porque nao tem ninguem ai que alguma vez teve no alto nivel, em equipes que promovam isso...façam jantares beneficentes, aí quero ver se a televisao nao aparece e começam a interessar-se...mas para isso tem que querer, nao é.....Abraço Roberto P."
Acho muito importante caminhar para isto que o Roberto escreveu, pois aponta 2 caminhos:
o DESPORTO ESPECTÁCULO e GESTÃO PROFISSIONAL.
As primeiras áreas que deviam ser profissionalizadas num clube deveriam ser exactamente as de gestão.
Só assim será possível fazer o trabalho necessário à captação e organização de eventos capazes de mobilizar e captar apoios humanos e financeiros, porque isto requer muito tempo livre.
A questão aqui não é os dirigentes passarem a ganhar dinheiro.
A questão principal é que para se conseguir apoios financeiros só há 2 maneiras:
1ª A via dos conhecimentos e amizades;
2ª A via dos projectos, eventos e envolvimento com o clube.
A 1ª é cada vez mais difícil e de pouca "segurança", porque já lá diz o ditado "Amigos, Amigos, Negócios à Parte".
A procura de apoios financeiros não pode de modo algum estar ao sabor da disponibilidade das pessoas do clube, ou seja, procurar patrocinadores e mecenas requer muito tempo disponível, porque é uma actividade que não tem horários fixos.
E esta é que é o ponto da questão.
Esta é a justificação para que a gestão dos clubes caminhe para o profissionalismo, mesmo antes da profissionalização das equipas técnicas e jogadores.
Em minha opinião, a gestão é a 1ª área a profissionalizar nos clubes para que o desporto açoriano dê o salto que todos nós desejamos.
Para isto são necessárias 3 coisas:
- Pessoas capazes de assumir estas funções;
- Pessoas sem medo de arriscar a sua vida profissional nestes cargos;
- Mentalidade na sociedade para "encaixar" esta reviravolta na forma de pensar o desporto.
Eu chamar-lhes-ia "Empreendedores Desportivos".
São fundamentais.

Etiquetas: