quinta-feira, janeiro 04, 2007

QUANDO A CEGUEIRA ATACA NO DESPORTO

O fenómeno da cegueira ataca o desporto e vários dos seus intervenientes nas mais variadas ocasiões.
É o distribuidor de jogo que não viu a desmarcação do colega, é o defesa que não viu o avançado fugir nas costas, é o avançado que não viu o guarda-redes fora da baliza, é o árbitro que não viu o penalti, é o fiscal de linha que não viu o fora de jogo.
Mas há mais.
Há o adepto que não vê as coisas como deve ver.
E então se este adepto for dos Açores e de equipas de cada uma das ilhas, então é cegueira total.
Vem isto a propósito deste comentário que enviei para o blog da Fonte do Bastardo, onde tentei mostrar outros ângulos possíveis dos adeptos analisarem as coisas, pois se existem coisa que me irrita no desporto é que quando está a correr bem a equipa é a melhor e que quando corre mal os gajos são todos uns estúpidos, sem se perceber patavina do assunto e pior ainda sem ter toda a informação.
Qual não foi o meu espanto quando li estas reacções ao meu post:

"Ana Dutra
Em relação ao comentário do Srº Simão Neves , digo o seguinte : Ele e o ex-treinador dos AAA , foram os culpados do desastre do voleibol em S. Miguel. Ele como presidente, não soube agir na altura certa , ou seja demitir o treinador “ Prof. Guerra “, melhor ainda nunca o devia ter contratado por 3 épocas e depois do que aconteceu na 1ª , o Profº Guerra tinha regressado a Portugal Continental, porque em S. Miguel há treinadores com provas dadas e muito superior a ele, por ex: o Profº Magalhães entre outros.

Paulo Cardoso
O sr Neves vir para aqui dar lições de boa gerência à AJFB, é a mesma coisa que pedirmos ao Bin Laden para fazer uma conferência de paz no mundo (e desculpem se fiz uma comparação infeliz) ! Isto é, não tem lógica nenhuma pois o projecto dele nos AAA foi o desastre que se viu!Quanto à AJFB julgo que o clube tem de fazer o que muitos fazem- Se o jogador não rende, é demitido ao final de um determinado período! Aliás, o prof. Resende, pessoa que muito prezo pelo seu presente e passado no voleibol nacional, sabe muito bem que esse é o melhor sistema, pois nos seus tempos no Castelo da Maia, era assim que se obtiam os bons resultados!Quando é que iremos ter um jogo da AJFB na RTP Açores?? Será que a RTP Açores prefere transmitir (como já o fez esta época...) jogos da 2ª divisão do Stª Clara e ignorar jogos da 1ª divisão de voleibol da Fonte do Bastardo?Bom ano a todos e saudações de Ponta Delgada"

Estes tipos ainda não perceberam que o que está em causa são os Açores, porque para o exterior estão todos a borrifarem-se se é da Terceira ou de São Miguel.
Fora do mundinho desta gente, esta realidade não existe.
Lá fora, onde interessa, falam é em Açores.
E aqui é que está a questão.
Estes amigos ficaram todos eriçados e nem se deram ao trabalho de ler e muito menos tentar perceber o que estava escrito, porque simplesmente vinha da cabeça de uma pessoa de São Miguel e vai daí é para matar o gajo.
É por exemplos como estes que somos das regiões mais pobres da Europa e que nas instâncias que mandam no continente é muito fácil darem cabo de todos os projectos açorianos.
É triste, mas é a tristeza que temos e enquanto esta gente não perceber que isto não pode ser assim, vamos ficar cada vez mais para trás, mas todos contentes, porque a Terceira tem mais isto do que São Miguel ou que São Miguel tem mais aquilo do que a Terceira.
Se acham que eu estou a exagerar, basta ver que a preocupação é que os jogos do Santa Clara são transmitidos, quando também já o foram do Lusitânia de Basquetebol e do Sporting da Horta de Andebol.
É criticar sem fundamento, sem justificação e sem razão, dando tiros nos próprios pés, porque basta gravar alguns dos comentários das próprias pessoas ao longo do tempo para nos rirmos à grande e à francesa.
Enfim.
Tragam os óculos...

9 Comments:

At 3:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Concordo perfeitamente com os comentários “excepto a comparação feita pelo Srº Paulo Cardoso “ penso que foi infeliz, realmente o srº Simão Neves não pode dar lições de boa gerência, porque todos sabemos o que aconteceu aos AAA, por isso acho melhor ele estar caladinho sobre este assunto, uma equipa recheada de estrangeiros como se admite a descida de divisão, e mais não digo!!!!!!!!!

João Paulo

"S. Miguel"

 
At 11:38 da tarde, Blogger Simão Pfc Neves said...

Olá João Paulo,

Antes de mais seja bem vindo e espero que este seja o 1º de mais comentários, porque significava que a corisca bancada tinha mais alguma vida.

Em relação ao seu comentário só me apraz dizer o seguinte:

LEU O MEU POST QUE DEU ORIGEM ÀS REACÇÕES?

 
At 12:23 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Claro que li o SEU POST, por isso fiz o comentário e volto a REPETIR , concordo com os comentários que fizeram !!!
Dou por terminado este assunto, desejando que o clube K suba de divisão , já que é impossível aos AAA .
S. Miguel merece ter uma equina na A1, como em anos anteriores.

João Paulo

 
At 1:57 da manhã, Blogger Simão Pfc Neves said...

Então se leu onde está a lição de boa gerência ou sequer os conselhos?
Só se for para ficarem nos 8 primeiros, mas isto não é um conselho, é um apelo porque ao ficar na fase dos últimos estão a dar uma hipótese da Federação fazer uma das suas artimanhas e criar um problema bem grande à Fonte do Bastardo.
Acham que estou inventando ou armando-me em esperto? Não, estou só a lembrar-me da artimanha que foi feita para a Fonte do Bastardo ser vergonhosamente roubada no jogo com o Esmoriz na época passada, perdendo a hipótese de ir além do 5 lugar.
Em lugar algum do comentário é dito à direcção para fazer A ou B.
Aliás se algum conselho se poderia tirar do comentário seria pelos adeptos e para apoiarem a sua Direcção.
No que diz respeito ao parágrafo do treinador não estou a falar do Prof. Resende, mas de treinadores em geral.
Por muitos títulos que um treinador tenha, sempre que aceita treinar uma equipa é como se começásse de novo. O passado só serve para lhe dar o suporte que o conjunto vasto de experiências e erros ensina, nunca para o ilibar de apresentar resultados.
Se isto é um conselho, desculpem lá mas vou ali e já venho.
Quanto à direcção tratar das coisas em casa, isto tb não é um conselho. É utilizar uma velha máxima do senso comum, O segredo é a alma do negócio.
E foi para contrapor a crescente onda de contestação ao Sr. Vitalino e seus pares.
Ou seja, para quem quis ler bem o meu comentário eu estava a dar o meu apoio à Fonte do Bastardo, não o meu conselho.
Mas para além disto se acham mal que alguém que "errou" (segundo vocês) venha a público partilhar as situações para que outros não cometam os mesmo erros, então não vos queria como amigos, pois são dos que pensam "se eu errei vou é ficar calado porque quero mais é aconteça aos outros o que me aconteceu a mim".
Desculpem, mas eu não sou assim.
É um defeito de formador: prefiro partilhar as experiências vividas, porque se permitir aos outros não fazerem os mesmos erros ou conseguirem as mesmas vitórias, então sinto-me realizado.

 
At 2:17 da manhã, Blogger Simão Pfc Neves said...

"uma equipa recheada de estrangeiros como se admite a descida de divisão"
A resposta a isto é muito simples: PORQUE PERDEU OS JOGOS TODOS.
E admite-se por causa de uma coisa que ouvi o Prof. Resende dizer estes dias no troféu: quando partimos para uma época começa tudo de novo e temos que contar com as outras 11 equipas.
No desporto uns ganham e outros perdem.
E nada é linear e lógico, porque se o fosse o Real Madrid galáctico teria ganho tudo o que havia para ganhar com a super equipa que tinha, mas não ganhou...
Para além disto, temos que contar com as motivações de treinadores e jogadores, que como são pessoas podem dizer uma coisa e fazer outra, o que quem lida com pessoas percebe bem.
Por falar em jogadores, uma equipa não é formada por estrangeiros ou por portugueses.
É formada por atletas que querem e têm disponibilidade para jogar.
E ao contrário do que muitos pensam não é possível obrigar "determinados" atletas e treinadores a participarem nos projectos, sem eles quererem e terem motivação para tal.
Quanto a ser responsável pelo que aconteceu aos Antigos Alunos eu respondo com uma parte do comentário final que mandei para blog da Fonte do Bastardo:
"No que diz respeito aos Antigos Alunos, é perfeitamente correcto que eu, a direcção, o treinador e os jogadores somos responsáveis pelo que aconteceu, porque não o fomos só quando o nosso clube foi campeão nacional da 2ª divisão (2001/2002), campeão nacional da divisão A2 (2002/2003), 5º classificado na 1ª participação na divisão A1 (2003/2004) e 8º classificado na 2ª participação na divisão A1, bem como organizador/participante de uma poulle da Taça CEV em 2004/2005.
Eu sempre aprendi que quando corre bem escondemo-nos, mas quando corre mal somos os primeiros a assumir."
Tomara todos assumirem as suas...

", desejando que o clube K suba de divisão , já que é impossível aos AAA"
Agradeço em nome da nossa equipa o apoio e a força para a equipa atingir os seus objectivos que são e sempre foram a manutenção, porque é interessante que quando as equipas são recheadas de estrangeiros são criticadas, mas quando são recheadas de jovens açorianos são IGNORADAS pelos AÇORIANOS.

E já agora eu NÃO "Dou por terminado este assunto", PORQUE ACHO QUE TODAS AS OPINIÕES DESDE QUE LOGICA E RACIONALMENTE DEFENDIDAS DEVEM ESTAR SEMPRE DEMOCRATICAMENTE ABERTAS PARA TROCA DE IMPRESSÕES.

 
At 1:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

..............E ao contrário do que muitos pensam não é possível obrigar "determinados" atletas e treinadores a participarem nos projectos, sem eles quererem e terem motivação para tal...............


Afinal não posso dar por terminado o assunto , faço-lhe a seguinte pergunta em relação ao comentário supra , porque ficou com o treinador no 2º ano ??? “Se não o podia obrigar a participar no projecto dos AAA” , e, sabendo que alguns jogadores saiam do clube se o treinador ficasse, o que na realidade aconteceu.

Sou um espectador assíduo dos jogos dos jogos dos AAA , o que não acontece muito consigo “ esta época “ poucas vezes o vi por lá.

João Paulo

 
At 10:19 da manhã, Blogger Simão Pfc Neves said...

Vou começar pela parte mais importante do seu comentário

.....Sou um espectador assíduo dos jogos dos jogos dos AAA , o que não acontece muito consigo “ esta época “ poucas vezes o vi por lá.....

Eu pergunto-lhe quais são os jogos que tem ido ver, porque eu só não estive nos jogos de 3 e 4 de Novembro, porque me encontrava em Torres Vedras num congresso.
De resto até tenho estado na mesa junto da equipa e este fim de semana estive na bancada ao lado da nossa Dirigente da formação e do ex-dirigente da equipa A, porque estava de serviço e podia ser chamado a qualquer hora.

Agora o resto:

Parte de um pressuposto muito interessante:
"sabendo que alguns jogadores saiam do clube se o treinador ficasse"

1º Quem lhe disse que os jogadores nos disseram isto?
2º Quem lhe garante quais as motivações dos jogadores para dizerem isto?
3º Uma equipa, seja de que modalidade for, que entre nestes jogos de o treinador só fica se ficar aquele jogador ou se o treinador ficar os jogadores não ficam, entra por um caminho muito mau, fica refém e isto não pode acontecer. Já basta estarmos reféns do dinheiro - LOL

Se me perguntar se sabendo o que sei hoje tinha tomado as mesmas decisões, a minha resposta é CLARO QUE NÃO.

E a primeira coisa que fazia de diferente era ter saído na mesma altura que o Magalhães saiu e pelas mesma razões.

A 2ª coisa era que tinha optado por fazer um projecto como o que temos agora, só com jogadores e treinadores locais (SE ELES QUISESSEM).

É que depois das coisas acontecerem, é muito fácil dizer que se fazia e acontecia.
Difícil é tomar as decisões no momento, com os dados disponíveis na altura e com a ajuda que temos.

Já agora o que achou do jogo deste fim de semana?

 
At 11:14 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Quanto ao jogo do fim de semana , gostei muito de ver a atitude dos jogadores em campo e o treinador a incentiva- los cada vez mais., estão a progredir por isso penso que vão por um bom caminho, mereciam ter ganho pelos menos 1 sete, fica para a próxima, não 1 mas os 3.

João Paulo

 
At 2:16 da tarde, Blogger Simão Pfc Neves said...

Concordo plenamente com a sua leitura.
Basta eles acreditarem em si próprios.
Mas pssssstttt.
Não se elogia muito, porque eles reagem mal a elogios (LOL).
Continua a aparecer pelas bancada e a comentar na corisca.

 

Enviar um comentário

<< Home