sábado, janeiro 20, 2007

A crise de Mourinho

A clara vitória do Liverpool sobre o Chelsea, em que os blues sofreram 2 golos mas poderiam ter sofrido muitos mais, veio acentuar a crise do clube inglês orientado por José Mourinho, que não consegue definitivamente repetir os sucessos alcançados nos 2 anos anteriores. É também uma derrota que contraria o argumento estúpido utilizado por alguns de que um dos maiores problemas deste Chelsea seria a falta de Cech e a fraca prestação de Hilário…o guarda-redes português teve, do meu ponto de vista, uma excelente participação nos jogos que realizou, evitando, por várias vezes, males maiores!
Em minha opinião, os problemas do Chelsea são reflexo de uma má planificação da época, com a venda de um dos centrais sem a compra de outro central e as contratações excessivamente dispendiosas e desnecessárias de Shevchenco e Ballack.
É bem visível o contraste entre o actual Chelsea de Mourinho recheado de “estrelas e craques” e o FCP também de José Mourinho em 02-03, uma época em que partindo do zero e com jogadores sem títulos no palmarés (P. Ferreira, N. Valente, Derlei, etc!) o treinador português construiu uma magnífica equipa que esmagou os seus adversários internos e espantou a Europa ao vencer, de forma brilhante, a Taça UEFA. É curioso comparar a prestação de Mourinho quando teve à disposição recursos financeiros limitados mas uma direcção forte que o dava todo o apoio, isto é, o período de tempo em que treinou os actuais campeões portugueses, e a actual prestação de Mourinho em que tem recursos fianceiros “quase” ilimitados mas uma direcção em que a solidariedade e o apoio (o “não” financeiro…) não existem em grande quantidade! Todos sabemos as motivações do milionário russo…
Perante tudo isto, renovam-se as minhas esperanças que o Chelsea seja eliminado já nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, continuando Mourinho com apenas uma vitória na Liga dos Campeões no currículo, a mesma em que após o jogo e na flash interview o técnico português afirmou alto e bom som: “Presidente, deixe-me sair daqui para fora e JÁ!!!!”. Só espero, para bem da carreira do “special one”, é que este não se veja obrigado a regressar ao Dragão para voltar a ganhar a mais importante competição europeia entre clubes!

PS: Como já calculava, o feitio “especial” de José Mourinho nos momentos de vitória levam a que agora numa altura em que as coisas correm menos bem, aqueles (são muitos!) que o odeiam venham destilar a sua raiva ao treinador português…