segunda-feira, abril 30, 2007

Mau demais!!!

Há seguramente uma boa dezena de anos que eu não via uma exibição tão fraca, tão descolorida e tão pouco esforçada como aquela que o FC Porto efectuou no estádio do Bessa! Dessa péssima exibição não poderia resultar senão uma derrota frente a um Boavista que ocupa um modesto 9º lugar na bwin liga…
Perante a constatação de todos estes factos, sou levado a concluir que o “mau FC Porto”, aquele dos jogos com o Atlético, Amadora e Leiria, voltou, justamente, num jogo em que o FC Porto NÃO PODERIA PERDER DE MODO NENHUM!!!!! Mais do que alargar a vantagem para os seus mais directos adversários, era necessário que o FC Porto neste jogo demonstrasse espírito campeão e guerreiro, era necessário que o treinador do FC Porto não falhasse como já o havia feito noutros momentos importantes, era necessário que todos os jogadores se esforçassem e mostrassem vontade de ganhar… Nada disso se verificou!
Quanto ao jogo propriamente dito, não é difícil a sua análise. O Boavista dominou o jogo nos primeiros 70 minutos de jogo, os seus jogadores correram mais, foram mais humildes, suaram as camisolas, enfim, demonstraram todos os atributos que uma equipa deve ter quando entra para um campo de futebol!
Por seu lado, o FC Porto demonstrou uma coisa: se calhar as concludentes vitórias dos últimos jogos (Académica e Belenenses, por exemplo!) deveram-se mais à fraca prestação dos adversários do que ao seu próprio mérito! A um nível mais específico, foi evidente e indisfarçável que em termos defensivos a falta de qualidade de jogadores como Ricardo Costa veio ao de cima…até parece que a azelhice do Sr. Costa contagiou o seu companheiro de defesa Bruno Alves! Com Pepe, Bruno Alves raramente fazia as asneiras que fez no jogo do Bessa…enfim, é a velha teoria de que um jogador para se desenvolver tem que ter a seu lado bons jogadores, caso contrário… Para não variar, Postiga esteve igual a si próprio, isto é, PÉSSIMO! De positivo neste jogo, apenas as grandes defesas de Helton (evitaram males maiores!), as arrancadas de Bosingwa e a entrada de Anderson!
Relativamente a Jesualdo, por mais que nos esforcemos não conseguimos ilibar o Sr. Professor das responsabilidades desta derrota! Desde o facto de Anderson e Lisandro terem ficado no banco, até à insistência em Postiga, passando também pela “ilusão” de que Ricardo Costa é jogador para o FC Porto! Tudo isto que enunciei não é responsabilidade de um qualquer louco holandês… aliás, um “louco holandês” que no início da época aconselhou a contratação de um ponta de lança… passados alguns meses é visível que aquilo não era uma “birrinha” do tal “louco holandês”!
Por sua vez, Jaime Pacheco (sim, aquele do neurónio único…) deu um banho táctico a Jesualdo, que assistiu a tudo impávido e sereno fazendo com que a equipa reagisse a apenas cerca de 15 minutos do fim e já num desespero que não caracteriza o FC Porto campeão das duas décadas! O constante bombear de bolas para a área boavisteira mais parecia a táctica de uma equipa que luta para não descer e está a perder a 20 minutos do fim… Enfim, foi tudo MAU DEMAIS para ser verdade!
Concluindo, com este tipo de “paragens cerebrais” dos jogadores e treinador portistas, é com muitas dúvidas que antevejo estes últimos 3 jogos da liga! Os inexplicáveis decréscimos de concentração da 1ª para a 2ª parte verificados nas últimas vitórias dos azuis e brancos e a péssima imagem deixada num jogo tão importante e simbólico como era o do Bessa são factos suficientes para não deixar tranquilos os adeptos do FC Porto, mesmo tendo em conta que o calendário do clube nortenho inclui adversários como o Aves ou o Nacional da Madeira!

PS: Em toda a época passada o FC Porto somou 3 derrotas nas competições internas que participou (34 jogos para o campeonato e 5 jogos para a taça) …
Esta época e com 27 jornadas decorridas no campeonato nacional, o FC Porto conta com 6 (o dobro do ano passado) derrotas nas competições internas (5 para o campeonato e 1 para a taça) … A jogar assim, o FC Porto pode mesmo perder o título à beira da praia… e mesmo que não perca, esta época verificaram-se demasiadas “asneiras”, demasiados erros, demasiadas decisões estranhas para que a direcção do FC Porto não tome uma atitude quanto à continuidade desta equipa técnica e de alguns deste jogadores!!!!!!! Estarei enganado?!?!?! Espero que sim…

4 Comments:

At 9:33 da manhã, Blogger lucho said...

Cumprimentos do Lucho. TÊM aqui um excelente blog. Parabéns. E qt ao nosso FCP acho q n perdemos mais pontos.

 
At 10:56 da manhã, Blogger RCBC said...

Obrigado pelo elogio à qualidade do blog!
O seu blog é um dos que visito muito assiduamente dada a diversidade de notícias acerca das várias modalidades do nosso GRANDE FCPorto e dada a honestidade e seriedade com que aborda os mais variados temas da actualidade desportiva!!!
Quanto á questão de não perdermos mais pontos, eu gostava muito de acreditar nisso todavia há certas situações que me preocupam demasiado para ter tanta tranquilidade em relação ao facto de sermos campeões este ano! Por várias vezes já tivemos o campeonato na mão mas nunca soubemos “arrumar” definitivamente essa questão…e agora os clubes do Sul têm mais razões para acreditar em escorregadelas do nosso clube!!!
De qualquer maneira, acho que mais uma vez a normalidade vai acontecer: tanto alarido e histerismo para os lados de Lisboa e, no fim de contas, o FCP acaba por ser campeão nacional, deixando mais de metade do país triste…
Saudações Portistas

 
At 5:08 da tarde, Blogger Unknown said...

É impressionante a forma como deixas nas entrelinhas a tua admiração por Co Adrianse... É impressionante depois de tudo o que de mau ele fez no nosso clube... Talvez ele deveria voltar, e já agora trazia mais jogadores como Sonkaya, Sektioui, Jorginho, Ezequias, Alan. Isso é que era mesmo bom...
No final do campeonato (mesmo que não o ganhemos) iremos avaliar melhor o que se passou e comparar certas coisas...

 
At 7:43 da tarde, Blogger RCBC said...

Não, eu não sou admirador de Adrianse…
Todavia, acho que Adrianse tinha aspectos bons, aspectos menos bons e aspectos realmente muito maus…por seu lado, tu se calhar pensas que Adrianse apenas tinha aspectos muito maus e que a dobradinha do ano passado deveu-se a tudo menos a mérito de Adrianse e dos jogadores do FCP! Aceito totalmente essa maneira de ver as coisas!!!!!
Agora também acho que tens de aceitar a necessidade actual de fazer uma análise ao trabalho desenvolvido por Jesualdo Ferreira…É isto que o meu post reflecte, não uma repentina saudade do holandês!
Mas se calhar até tens alguma razão…esta época tenho me lembrado algumas vezes de Adrianse! E sabes qual é a principal razão?!?!?!?!? Chama-se Jesualdo Ferreira…e acredita que eu não sou o único portista a pensar assim!!!!!!!
Ah e já agora acho que te esqueceste de incluir na lista nomes como Renteria e Mareque!!! Ops, afinal enganei-me…é que estas duas encomendas foram contratadas no reinado de Jesualdo Ferreira e não no de Adrianse…Além disso, em matéria de encomendas nos últimos anos, a responsabilidade não será tanto dos treinadores mas sim dos “comissionistas” da SAD do Dragão…Acho que sabes do que eu estou a falar…
Para finalizar, acho que já podemos analisar algumas situações que têm acontecido no reino do Dragão durante esta época e que penso não ser da responsabilidade de Adrianse:

1 – Desde Janeiro, o FCP já perdeu 14 pontos na liga, foi eliminado da taça de Portugal e da Liga dos Campeões (muito injustamente, mas foi!!!!)
2 – Não fossem alguns pontos estúpidos perdidos pelo Sporting (Aves ou Beira Mar) e a nossa situação agora poderia ser bem pior…se o ano passado algumas pessoas defendiam que o FCP teria sido o melhor dos piores, então acho que esta época também se poderia aplicar esta teoria!A não ser que consideres que a qualidade da generalidade das equipas deste campeonato é razoável...eu não penso assim!!!!!!
3 – Falta ao FCP um grande ponta de lança…isto é bem visível…era o que Adrianse pedia no início da época!!!! Não havia dinheiro mas em Janeiro foram-se buscar Renterias e Mareques… mais valia ter ido aos Juniores buscar alguém!!!!!
4- A 3 jornadas do fim, o FCP está longe (muito longe!) de estar com o título na mão…por sua vez já teve inúmeras oportunidades para acabar com a questão do título mas foi sempre esbanjando essas mesmas oportunidades…agora as coisas estão bem tremidas…

 

Enviar um comentário

<< Home