sábado, julho 07, 2007

ABRAM OS OLHOS AO SANTOS

Caso de solução difícil?
- um júnior em 2 treinos nos seniores marca 6 golos dando inclusivelmente a vitória num jogo aos suplentes;
- um sênior nos mesmos 2 treinos não consegue marcar nenhum golo;
Alguém tem dúvidas a quem deve ser dada uma hipótese?
Eu não.
Ao Paulo Bento não.
Só ao Fernando Santos é que parece sim, apesar de mais de 10 milhões de euros gastos em 2 avançados e de ter mais 2 atletas que transitaram da época passada e que se não foram vendidos ou dispensados é porque ele acha que eles servem.
E não há um dirigente que diga a este senhor que tenha juízo e invista em atletas da formação?
Tenham um pouco de pensamento empresarial.
É que no caso do chinês Dabao para além de uma potencial rentabilização de investimento em formação temos todo um potencial de entrada num imenso mercado de venda de merchandising: a China e os chineses. E ainda por cima o homem marca golos.
Ainda continua a haver dúvidas: vendão o Nuno Gomes e fiquem com o Mantorras e Dabao.
Angola e China, 2 enormes mercados.

8 Comments:

At 5:46 da tarde, Blogger Leonardo Pinheiro said...

Não é pelos golos nos treinos que o jogador deve ou não ser avaliado. Quem acompanha de perto a evolução do Yu, sabem que para ele conseguir impôr se no Benfica terá necessariamente de melhorar a sua dinânima e agressividade na conquista da bola. Sendo esse o seu principal defeito. Como qualidades demonstra ser forte no jogo aéreo, bom posicionamento, técnica e uma grande facilidade de remate.
Se pensarmos que Cardozo e Bergessio juntamente com Nuno Gomes serão as primeiras opções, deixar o miúdo constantemente no banco, será terrível para um jogador da sua idade.
Por mim, era emprestado a um clube de honra aonde possa se adaptar e jogar regularmente, ou seja, amadurecer (tal como faz o Sporting) e aí possivelmente integrá lo.
Também tenho confiança no miúdo, mas o Benfica não é o Sporting, que não sofre metade da pressão que os jogadores do Benfica são sujeitos. O Benfica precisa de certezas, e optar pelo seguro.
Verdade seja dita que o Santos não é propriamente um homem que aposte muito na formação, mas neste caso compreende-se que deve ser abordado com muito cuidado, pois é um jovem com muito potencial. Nota se perfeitamente a distancia que ainda temos a nível da formação em relação ao Sporting. Estes sim têm experiência e resultados suficientes, para saber como actuar em cada caso.
Um abraço

 
At 12:15 da tarde, Blogger Simão Pfc Neves said...

Gostei da sua explicação, porque traz à discussão outros pontos de vista interessantes.
Mas não gostaria de deixar passar esta oportunidade para aqui referir que no 1º jogo treino (valem o que valem, é certo) o 1º golo do Benfica 2007/2008 foi do chinês Dabao.
Quanto ao defeito que lhe imputa falta de dinânima e agressividade na conquista da bola, eu não sei se se aplica ou não, porque nunca o vi jogar, mas um facto é que disto o Nuno Gomes tem muito, só não marca é golos. E isto o Dabao faz.
Desculpa, mas o futebol é muito simples:
Para ganhar é preciso marcar mais do que os que se levam.
Se o gajo não é dinâmico, não é agressivo pela disputa da bola mas quando ela aparece lá ele a põe lá dentro, desculpa, mas é este que eu quero a jogar, porque para ser agressivo e todo o resto tem lá os outros.
Quem não cão caça com gato.

 
At 11:58 da tarde, Blogger Leonardo Pinheiro said...

Mas ele nunca será primeira opção, é um bocado chato para ele e estagnante ficar a jogar 10m (se tanto p) por jogo. Enfim, vamos a ver.. ainda falta muito. Eu nunca o vi jogar, mas tenho muita curiosidade.

 
At 9:33 da manhã, Blogger Simão Pfc Neves said...

Pois isto é uma verdade, porque ele não dá comissão aos dirigentes e porque o interesse econónico sobrepõe-se ao desportivo.
Porque a 1ª prioridade tem que ser de quem marca golos e não de quem custou mais dinheiro ou outra coisa qualquer.
Mas tb como vamos ter o gajo dos 20 tudo o resto é conversa, até porque marcar golos nos treinos só quer dizer alguma coisa se o guarda-redes não for o Moretto...

 
At 10:34 da tarde, Blogger Leonardo Pinheiro said...

Já reparei que tem uma certa desconfiança em relação aos reforços, nomeadamente o Cardozo.. Brevemente vai saber o porquê de ele ser a primeira opção. Não podemos esquecer que independentemente de comissões, o Cardozo marcou 23 golos no campeonato Argentino, mais 8 no Torneio Clausura , com uma equipa mediana.
É normal que ele seja neste momento, e em teoria a primeira opção.
Isto das comissões , interesses económicos acontece em todos os clubes, mas acredito que os dirigentes querem o melhor para o Benfica. Longínquos são os tempos do Vale Azevedo e cpa. O Benfica é um clube estabilizado, com um acréscimo de qualidade de ano para ano.. vamos acreditar, apoiar.. porque acredito que estamos todos a remar para o mesmo lado.

 
At 10:21 da manhã, Blogger Simão Pfc Neves said...

Eu não tenho desconfiança em relação a eles, porque simplesmente nem os conheço, só que acho que se Benfica quer estar nas frentes todas, não pode ter só o Cardozo e o outro e esperar que eles se aguentem com tudo, porque já vimos que o Nuno Gomes e o Mantorras não servem para muito.
Ainda agora fiquei a saber que por exemplo o Cardozo vai falhar o estágio e só chega depois do plantel já estar a treinar à 3 semanas e ainda por cima sem ter férias à 1 ano, o que sinceramente não augura nada de bom, quer em termos de potenciais lesões por fadiga muscular, quer em termos de entrosamento.
Para além disto, mesmo quando chegar vai estar cansado de uma Copa América e de fazer não seiquantas viagens desde que aquela competição acabou até ao dia em que vai começar a treinar.
É só isto.
A minha desconfiança é em relação ao Fernando Santos e ao que ele sabe ou não de gestão de recursos humanos. Ele faz sempre as escolhas óbvias e quando não são estas são escolhas sem nexo e para queimar jogadores.
Eu quero remar para o mesmo lado, desde que isto não signifique ter de calar-me quando vejo asneiras.
Vamos ter fé que eu esteja errado, mas ...

 
At 11:56 da manhã, Blogger Leonardo Pinheiro said...

O homem (Santos) não é a pessoa mais competente para o cargo, é mesmo assim, e acho que a generalidade dos Benfiquistas, já se aperceberam isso. Olha, vamos acreditar, porque ele está todo confiante.

 
At 7:58 da tarde, Blogger Leonardo Pinheiro said...

Ah pois é.. este não engana!

 

Enviar um comentário

<< Home