sexta-feira, junho 29, 2007

Porto 2005/2006 vs. Porto 2006/2007

Uma vez que, no início da próxima semana a maioria das equipas da 1ª liga (ou BWIN liga ou lá como a quiserem chamar) regressam ao trabalho, acho interessante apresentar alguns dados sobre o campeão desta época comparando-os com o campeão da época anterior. Confesso que a ideia que por trás deste post surgiu a meio deste ano, ainda muito longe de se imaginar a classificação final.
Para aqueles que acompanham os meus (poucos) posts neste blog não é novidade a minha aversão àquela personagem holandesa que passou pelo banco do FCP na época 2005/2006. Até hoje fui acompanhando esse desagrado com factos bem reais: por um lado, Diego, H. Almeida, entre outros, por outro, Sonkaya, Alan, Sektioui, novamente, entre outros; as absurdas regras impostas; a sua incoerencia... enfim, recuperem os meus posts... Hoje vou apresentar dados estatísticos, mas acompanhem estes dados com um dos principais "mandamentos" de Co Adrianse: o futebol de ataque, cheio de espectáculo e golos.

F.C. Porto - 2005/2006 (Co Adrianse)
34 jogos
24 vitórias
7 empates
3 derrotas
54 golos marcados
16 golos sofridos
79 pontos

F.C. Porto - 2006/2007 (Jesualdo Ferreira)
30 jogos
22 vitórias
3 empates
5 derrotas
65 golos marcados
20 golos sofridos
69 pontos

E cá está o ponto onde eu queria chegar (e já a meio deste campeonato eu desconfiava que ia ser assim): o Porto de Jesualdo com menos 4 jogos marcou mais 11 golos do que o Porto de Adrianse. Afinal, onde estava o tal futebol espectáculo cheio de golos Sr. Co??? A sua média foi de 1.6 golos marcados por jogo, um pouco distante da deste ano - 2.2 golos por jogo.
Nos dados expostos, o holandês só apresenta vantagem na menor percentagem de derrotas (8 % contra 17% este ano) e na média de golos sofridos por jogo (0.5 contra 0.7 - para mim não é significativo).
Um dado curioso é que, apesar de muitos terem criticado Jesualdo, especialmente após a perda da vantagem que trazia no inicio da segunda volta sobre o 2º classificado, a média de pontos conquistados esta época é igual à do ano passado - 2.3 pontos/jogo.
Em suma, pessoalmente, gostei muito mais da época de Jesualdo do que a de Adrianse. É certo que este ano o Porto foi eliminado pelo Atlético na Taça de Portugal, prova conquistada pelo holandês, mas se compararmos a participação da Liga dos Campeões... Cheguei a acreditar que passaríamos a eliminatória com o Chelsea (que, segundo dizem, é ligeiramente melhor que o Artmédia (esse colosso europeu) que não conseguimos vencer na fase de grupos do ano anterior).
Jesualdo está de parabéns pelo que fez... Pegou numa equipa não preparada por ele, numa altura péssima - nas vésperas do início do campeonato. No fim é que se fazem as contas e estas ditaram um Porto campeão. Quanto a mim o verdadeiro desafio de Jesualdo começa já na proxima semana. Este ano é ele quem prepara a equipa e desta pressão ele não se livra.
Bola ao centro e vamos lá a mais uma época!