segunda-feira, fevereiro 25, 2008

A “escola” do Sporting

Acho que é evidente aos olhos de todos, sejam eles sportinguistas ou não, que a melhor “escola” de futebol em Portugal é a do Sporting…
Não há dúvidas disso…Figo, Ronaldo, Quaresma, Simão são os exemplos vivos da grande qualidade que a “escola” sportinguista transmite ao futebol português, quase sempre com repercussões mundiais, porque a maioria desses jogadores conseguem uma projecção internacional que os transforma em jogadores de enorme classe e categoria…
Posto isto, e acho que ninguém terá muitas dúvidas do que acima está escrito, gostaria de vos falar num fenómeno paralelo a esta grande escola sportinguista: o fenómeno do “Endeusamento”, isto é, aquele que aparece por tudo e por nada… também é de referir que para os lados da Luz, esse é um fenómeno muito utilizado pela comunicação social…ou quem não se lembra do Mantorras valer 20 milhões de contos ou o Adu ser o “novo” Eusébio!! Tudo bem, compreendo que estratégias editorais dos jornais estejam por detrás desses “histerismos injustificados” mas acho que é sempre bom haver alguém, como eu, que não tem a memória curta e se lembra, de vez em quando, destas histórias fantásticas do nosso maravilhoso futebol!
Mas voltando à escola sportinguista e ao fenómeno do “Endeusamento”, acho fantástico o que se tem feito a dois jovens leoninos de algum tempo a esta parte…algo que do meu ponto de vista destruirá, a curto prazo a alguma qualidade que este jogadores ainda demonstram poder vir a ter…falo de Rui Patrício e Miguel Veloso…Meu Deus, o histerismo que se tem criado à volta destes dois jogadores tem sido algo de inadmissível…e o resultado qual tem sido: o primeiro já por várias vezes colocou em causa a estratégia da equipa sofrendo golos comprometedores, o segundo tem feito uma época pouco mais do que medíocre, e atenção isto são os próprios sportinguistas que o dizem, não eu!!
De facto, a comunicação social é fantástica…e esses fenómenos fantásticos só acabarão por destruir quer Patrício, quer Veloso…além disso, e aí Paulo Bento parece insistir na teimosia, o Stoikovic é o melhor guarda-redes do Sporting, um dos melhores do campeonato e com enorme margem de progressão…pelo pouco que demonstrou, um guarda-redes com enormes qualidades…por isto, pergunto se será necessário expor tanto Patrício? Não seria melhor guardar a titularidade deste jovem para outra altura, ou fazê-lo rodar por outro clube?

PS: Por muito que gritem, que argumentem ou que chorem, Vítor Baía só houve um…um HOMEM que aos 20 anos já era o titular da selecção nacional…sem dúvida, o jogador que mais admirei até hoje…um enorme guarda-redes…um grande HOMEM! Por isso, não queiram que qualquer puto que apareça (mesmo que seja da grande escola sportinguista) seja um novo Baía…com isto é que eu me enervo!!!!!!!!!!