sábado, março 15, 2008

VIVER A EXPERIÊNCIA GUIMARAES

Na minha vida desportiva já me cruzei com o Guimarães em várias ocasiões, em várias realidades e em vários papéis e sinceramente em todos foi uma experiência inesquecível.
O Guimarães deveria ser um case studie e exemplo a seguir no desporto nacional. Quem queira ser um analista de desporto sério já há muito que teria alterado a tal classificação que existe de chamar grande a alguns clubes só pelo historial ou por algum pseudo interesse que já ninguém consegue perceber, sustentar e sofrer.
Podem pensar que é um exagero, mas vou apresentar-lhes algumas situações que acontecerem comigo quando me cruzei com o Guimarães e que vos vão fazer perceber que estamos perante uma realidade completamente diferente.
- Jogo contra o Guimarães na 2ª divisão no Pavilhão de Guimarães:
Eles tinham o objectivo de subir de divisão, nós de não descermos. Chegamos a 1 cidade que só respira 1 clube. Toda a cidade de Guimarães só tem 1 clube: o Vitória. Entramos no Pavilhão e percebe-se imediatamente que não há um pormenor que não esteja pensado e organizado. Desde placards com montes de actividades para todos os escalões etários, a não atletas, etc., bem como todo o tipo de merchandising do clube e da modalidade, gelo e água para os adversários, carrinhos para recolhermos as nossas coisas dentro do pavilhão, etc.. Estamos a falar nos princípios da década de 90, não de agora. Mas a maior surpresa estava para vir. Aquecimento, o árbitro apita para a cerimónia de início do jogo, vamos para o banco ouvir as últimas instruções e de repente começam a falar num altifalante e cada um dos jogadores da nossa equipa é chamado pelo seu nome para entrar em campo e ser saudado pelo público com uma salva de palmas. Pela 1ª vez na vida. Num jogo fora de casa. E numa 2ª divisão. Ficamos sem palavras e claro sem argumentos, pois aquele não era o nosso mundo. Fizemos um jogo extraordinário, porque tínhamos de honrar aquele público que compunha muito bem as bancadas e vibrava com um jogo da 2ª divisão, que por muitos (até pela própria Federação) é completamente posta de parte, mas claro que perdemos.
- Jogo contra o Guimarães na 2ª divisão nas Laranjeiras:
No mesmo ano da cena anterior jogamos na nossa casa contra eles... e passei a maior vergonha de que há memória. Com a equipa adversária tinha vindo um grupo de adeptos que era em maior número do que os nossos adeptos, vestidos a rigor e que para cúmulo levaram o jogo todo a fazer claque com os suplentes da sua equipa, enquanto a nossa equipa nem umas palmas do seus poucos adeptos recebia... jogando em casa (seria a nossa?!?!?!?). Eles até faziam aquela cena que se vê no futebol de metade do estádio gritar: Vitória e a outra metade responder em seguida: Vitória. Indescritível. Perdemos.
- Fui como Dirigente a Guimarães na Divisão A1;
Aqui tenho de destacar 3 situações diferentes:
- Nós tínhamos contratado o Carlos Teixeira (libero da Selecção Nacional) que na época anterior havia sido jogador do Guimarães. Havia apreensão na forma como ele ia ser recebido. Aconteceu somente o seguinte: Ovacionado de pé!!!
- No aquecimento um dos nossos jogadores deslocou um dedo. Foi prontamente socorrido pelo médico do Guimarães (Eles tinham um médico no banco!!!!!). Ele tentou tudo para resolver a situação, mas chegou a um ponto em que não conseguiu e o jogador teve de ir para o Hospital. O Guimarães é que tratou de tudo através de um dirigente que estava de serviço ao jogo para coordenar tudo o que se passava fora do campo. Ah! O senhor tinha um fato com os símbolos e tudo. O homem ligou para a ambulância, acompanhou-nos enquanto o veículo não chegou (sem querer saber do jogo que estava já a decorrer dentro do pavilhão) e depois de 30 em 30 minutos ligava-me para o hospital para saber como estava a situação. Já estão contentes? Quando acabou o jogo ele foi ter connosco ao hospital para saber o que se passava e para nos ir levar até junto da nossa comitiva!!!
- o Pavilhão registou casa cheia, com as claques do futebol a irem para a bancada puxar pela sua equipa.

Meus amigos, ali não há desculpas acerca da modalidade, do escalão, da importância ou não da competição. Eles vivem o seu clube de um modo que nunca assisti em outro lado e com um profissionalismo impar. E não estou a falar da parte em que já estavam na A1. Na 2ª divisão já era assim. Ah e para aqueles que devem estar a pensar que isto deve ser assim, por exemplo, no Benfica, posso garantir que não era, porque também joguei contra o Benfica e nunca fomos recebidos daquela maneira. Nem a organização se chegava ao que senti em Guimarães. Só houve um ponto comum com o Guimarães, foi na vergonha que senti ao jogar com o Benfica nas Laranjeiras e ter mais público a puxar pelo adversário do que por nós. Mas no caso do Benfica ainda foi pior, porque eram pessoas de cá...
Sinceramente que o Guimarães devia ser analisado e copiado em muitas coisas, porque são efectivamente um exemplo a seguir.
Ah! E a cidade deles (Câmara e Cidadãos) apoia-os a 100%. É que isto se calhar também é importante...

Etiquetas: ,