sexta-feira, abril 25, 2008

Seriedade e Profissionalismo

Portugal é um país maravilhoso, cheio de moralistas, de pessoas sérias e tão preocupadas com a transparência e verdade a todos os níveis, nomeadamente ao nível desportivo.

Tenho assistido nos últimos dias, e com grande insistência, a uma discussão interminável e que se começa a tornar ridícula e penosa! O principal “actor” desta discussão?! Claro, o clube de Pinto da Costa…

Tenho de dizer que em 24 anos de vida nunca vi tanta discussão acerca do onze inicial do FC Porto para um determinado jogo do campeonato nacional… nunca vi tanta preocupação com a “atitude” dos jogadores do FC Porto…. nunca vi tanta preocupação com o esquema táctico que o FC Porto irá utilizar… nunca vi tanta preocupação com a abordagem do FC Porto a este jogo… EM CONCLUSÃO, nunca vi tantos milhões preocupados com uma vitória do FC Porto!

Isto deixa-me tão feliz… ver tantos milhões a desejar a vitória do meu clube…. Ao mesmo tempo que lançam o alerta: “O FC Porto vai poupar os jogadores dando assim o jeito ao Vitória…”.
Felizmente, àqueles que tanto apregoam o “jeitinho” do FC Porto ao Guimarães, apenas digo:
Ao contrário de certos clubes de meia tigela que são goleados vergonhosamente nas competições que participam, o FC Porto distingue-se de todos os outros pela seriedade com que encara TODOS os jogos que disputa, independentemente do desfecho final… isto tem sido evidente ao longo das últimas décadas… se há clube que entra em qualquer jogo com o intuito de ganhar, que detesta perder mesmo que seja a feijões, se há clube cujos seus jogadores se enraivecem com um derrota, este clube é o FC Porto! E isto é comprovado com estatísticas oficiais… não com meia dúzia de alarvidades ditas pela boca fora…
Em suma, e para descanso de muita gente, o FC Porto vai entrar em Guimarães para ganhar… não vai dar jeito nenhum ao Guimarães e, provavelmente, vai vencer o jogo! Agora, se perder, e já perdeu este ano com Nacional, Sporting, Schlake 04 e Fátima (para os mais esquecidos) vêm logo os tais milhões levantar dúvidas sobre o profissionalismo e brio dos jogadores do FC Porto, não admitindo que num jogo de futebol há três resultados possíveis.
E mais, é muito curioso que todas as atenções se centrem no jogo de Guimarães, quando os competidores directos do clube da “cidade de berço” têm dois confrontos muito difíceis com Belenenses e Marítimo… Mas eu compreendo, é melhor pôr os olhos no FC Porto do que na sua própria casa… é preferível levantar suspeitas estúpidas e infundadas sobre o FC Porto do que preparar os seus jogos com seriedade e rigor… enfim, é triste, vergonhoso e ridículo, mas é aquilo a que estou habituado a ver e ouvir há anos e anos! O resultado de tudo isto está à vista…

PS: Uma das críticas que tem sido apontada é a de que o FC Porto prefere o Guimarães em segundo lugar do que o Benfica ou Sporting… Quanto a isto, apenas gostaria de lembrar um pequeno episódio que ocorreu há 4 anos:
Meados de 2004, Benfica e FC Porto preparavam-se para disputar a final da taça de Portugal no Jamor dias antes da final da Champions League a ser disputada entre o FC Porto e o Mónaco. Eis senão quando a numerosa claque benfiquista ergue a seguinte tarja: “Apesar de tudo defendam as nossas cores!”. Ao que alguns adeptos do FC Porto, agradecendo o gesto, aplaudiram e apreciaram… Segundos depois, nova tarja era erguida pela mesma claque: “Força Mónaco”… Aplausos entusiastas e eufóricos de toda a massa benfiquista presente no estádio do Jamor...