terça-feira, março 29, 2005

APOIOS DESPORTIVOS

MM,
Ora aqui está um bom assunto para discussão.
Quanto a dinheiros não vou por enquanto falar mais, agora quanto às perguntas que colocas, acho-as inteiramente pertinentes.
Tenho é medo das respostas que possam ser dadas.
Medo por um lado e descanço por outro, pois assim ficamos todos a saber com o que contar.
Concordo plenamente na aposta na formação, mas mais uma vez alerto para um facto:
CLUBES SÓ DE FORMAÇÃO, NÃO TÊM FUTURO.
Se não houver uma meta a atingir, o atleta não se vai sacrificar.
Se ele não vir que pode atingir outros patamares, não se vai sacrificar.
Aí estamos a caminhar para um tipo de desporto de lazer e este só é possível para clubes com instalações próprias, que cobram para que se pratique lá desporto.
Só que, quantos clubes tiveram a sorte de conseguir apoios para ter instalações próprias?
Se o clube tiver que pagar todo o investimento, nomeadamente terreno, para ter as suas próprias intalações, quando irá ter o devido retorno?
Mais, qual o banco que aceita financiar um clube para este tipo de investimento?
Por outro lado, todos defendemos que os particulares e as empresas privadas têm que investir mais no desporto, mas atenção hoje em dia as empresas querem negócios não caridade.
Se não houver alto rendimento, será que as empresas vão investir?
Em minha opinião qualquer tipo de desporto tem lugar na nossa Região, temos é que definir com clareza o que queremos e não queremos, para que quem verdadeiramente está no desporto voluntariamente, OS DIRIGENTES, possam deixar de se enganar.
Veja-se que todos defendemos o desporto amador, mas por exemplo será que vamos ter árbitros que aceitem não receber dinheiro?
Basta ver o exemplo do INATEL.
O ano passado joguei futsal naquele campeonato e nem imaginam o número de jogos em que o árbitro foi o nosso dirigente, porque o que estava nomeado, pura e simplesmente não apareceu.
No voleibol de ilha, contam-se pelos dedos de uma mão, o número de jogos em que temos uma equipa de arbitragem formada por 2 pessoas, mínimo indispensável para que um jogo decorra sem problemas.
Acho que tudo isto tem que ser bem discutido, pois o que me parece é que todos queremos desporto, todos queremos que os clubes não gastem dinheiro co profissionais, mas ninguém quer dar do seu tempo livre sem receber algo em troca.
E então se ainda por cima deixar de haver viagens...