segunda-feira, abril 04, 2005

Ainda a formação

Apoio a ideia de que a aposta na formação é fundamental, e que grande parte do apoio governamental deve ser para ela canalizado. Mas terão que ser só alguns clubes a ter essa aposta?
É preciso dar condições mínimas aos nossos jovens e isso passa por apostar mais em treinadores com formação desde o escalão infantil, que possam não só formar jogadores mas acima de tudo homens do desporto incutindo-lhes o espírito desportivo; garantir que em todos os jogos estão presentes e completas as equipas de arbitragem que para além de um papel pedagógico na aplicação das regras do jogo, possuam o mínimo de qualidade.
O que temos actualmente no futebol? Um Pauleta, um Sociedade, um Miguel Soares e nada mais! É preciso abrir a mentalidade do jogador açoriano, fazendo com que ele possa acreditar mais nas suas qualidades e no seu trabalho, apostando e aspirando a mais altos voos, queria ele dar esse passo e tenha qualidade física e mental para tal. E isso aplica-se a todos as modalidades.
É muito triste ver, ao longo dos anos, tantos jogadores açorianos com grande qualidade que por uma ou por outra razão acabam sempre por ter uma carreira regional discreta ou acabam mesmo por abandonar a prática desportiva.