terça-feira, maio 24, 2005

REFLEXAO DE UMA EPOCA

Contrariando alguns desejos e se calar alguns pedidos divinos, o único clube que almejou colocar os Açores no mapa da liga profissional de futebol, conseguiu mesmo “in extremis” a manutenção na Liga de Honra.
O jogo com a Naval acabou e houve festa da rija!! Festa, não porque o clube tenha alcançado algo meritório ou brilhante, festa unicamente porque o penoso caminho da equipa e consequente sofrimento semanal dos sócios e simpatizantes acabou. No meu caso em particular, confesso que hoje já consigo ter um ritmo cardíaco normal depois de 34 jornadas de suplício.
Mas será a equipa tão má assim? Objectivamente não!
De um plantel com alguns jogadores internacionais dos seus países de origem, com jogadores com provas dadas no futebol português, nomeadamente na Superliga, exigia-se mais. E mais porquê? O Santa Clara teve o 4º melhor marcador da Liga de Honra, teve o jogador com mais citações de melhor em campo, teve o 3º melhor guarda redes do campeonato que durante a época defendeu 5 grandes penalidades, e acaba em 15º lugar e não desce por pouco.
Culpados? O dr LM claro e sabem porquê?
1º - Porque deu sempre todo o apoio aos jogadores e treinadores
2º - Porque manteve todos os salários dos jogadores em dia, mesmo com resultados escandalosos como os jogos em casa com o Desportivo de Chaves e com o Alverca
3º - Porque sempre acreditou que o clube ia conseguir a manutenção

Tivesse pois o dr LM cortado com os ordenados de “meninos mimados” que nada vieram trazer ao clube e se calhar tudo seria diferente. Não faltaram, na Liga de Honra, clubes com graves problemas económicos que tiveram excelentes classificações mesmo estando diversos meses sem receber um mísero cêntimo.
Que isto sirva de lição para a próxima época, mais do que qualidade futebolística, são precisos jogadores com carácter e acima de tudo com brio profissional. É que golos o dr LM ainda não consegue marcar…