sábado, junho 24, 2006

ARRANJOS E ARRANJINHOS NO FUTEBOL, EXAGERO OU A MAIS PURA REALIDADE

No post A RAZÃO PORQUE NÃO PONHO SPORT TV que coloquei à pouco tempo neste mesmo blog compartilhei algumas informações que retirei de um artigo publicado na Revista Prémio subordinado ao tema OS NEGÓCIOS DO MUNDIAL.
Nos comentários que se geraram surgiu uma pessoa que considera o que ali está escrito um exagero.
Respeito esta opinião como respeito todas as outras, contudo gostaria de compartilhar com todos o que descobri acerca de toda esta problemática que a referida pessoa considera exagero.
Sabia que o Conselho Europeu, através do seu Presidente da altura, o Sr Tony Blair, não concorda consigo e vai daí criou uma comissão independente com o objectivo de elaborar um estudo detalhado sobre o estado do futebol na Europa, atribuindo a José Luís Arnaud a responsabilidade de a coordenar.
Tudo isto porque o futebol é uma actividade que "mexe com muitos milhares de milhões de euros anualmente, mas é um sector de actividade cuja regulamentação está muito aquém daquilo que seria desejável".
Em vésperas de começar o mundial a referida comissão deu a conhecer as suas recomendações que podem ser consultadas em Independent European Football Review.
Exagero ou não, o que é certo é que se dúvidas houvessem (e eu não as tinha) este relatório foi levado muito a sério por várias instituições e parece que nada vai ficar como dantes no reino do desporto, senão veja-se:
- a Comissão Europeia vai dar início à elaboração de um Livro Branco que se prevê veja a sua versão definitiva no segundo semestre de 2007, sob a presidência portuguesa do Conselho da Europa;
- os governos de Inglaterra, Espanha, Alemanha, Áustria e Finlândia, entre outros, manifestaram a sua concordância ao conteúdo do relatório;
- a UEFA e a FIFA já confirmaram que vão proceder às alterações nele propostas;
- outras modalidades como basquetebol, hóquei, voleibol e andebol vão pedir à presidência filandesa do Conselho Europeu para que seja elaborado um estudo idêntico para cada uma dessas modalidades.
Como disse atrás tudo isto pode ser um exagero, mas já lá diz o povo que onde à fumo à fogo!!!

3 Comments:

At 5:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu nunca disse que no futebol não havia "arranjos e arranjinhos". Bem pelo contrário...até tenho a certeza que os há!!!No futebol e noutros desportos com menos expressão.
Se me perguntar se no campeonato de S. Miguel há "arranjos e arranjinhos",se na Serie Açores há "arranjos e arranjinhos", se na 1ª Liga há "arranjos e arranjinhos"....disso ñ tenho a menor dúvida!!!!
Agora num campeonato do mundo....aí ja tenho as minhas dúvidas!!!

 
At 5:15 da tarde, Blogger Simão Pfc Neves said...

Desculpa lá, mas então não tens visto os últimos Mundiais, Europeus e Competições Europeias que eu tenho visto.
Mas ouve cada um fica com a sua opinião e não há problema, mas já agora tenta ver o que se passou no Itália x Austrália e lê as declarações de Blatter (após o Portugal x Holanda) e de Beckenbauer (acerca da arbitragem no Mundial). Pode ser que fiques mais elucidado.
Se depois disto ainda tiveres a mesma opinião, tudo bem.
É um direito que te assiste.
E já agora eu não estou a tentar convencer-te de nada, apenas estou a apresentar factos e números, nada mais.

 
At 5:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tá bem!!!!!

 

Enviar um comentário

<< Home