domingo, novembro 19, 2006

O clube dos recordes…

Numa semana em que o país recebeu a magnífica notícia de que um clube português (o tal dos 6 milhões de adeptos…) entrou para o guiness com o fantástico número de 160.000 sócios, a comunicação social concentrou-se (quase…) exclusivamente em duas notícias curiosamente relacionadas com o tal clube que dizem vender mais jornais e dar mais audiências: essas notícias foram, obviamente, o tal “recorde” e as acusações de racismo por parte de Mantorras ao meu clube, o Futebol Clube do Porto!
Ora, todos nós sabemos que o racismo é um fenómeno global e transversal a quase tudo, seja futebol ou em qualquer outra actividade. Desse modo, tem que ser combatido e ultrapassado da forma mais clara e inequívoca possível! Disso ninguém tem dúvidas…
Agora, as declarações feitas por um jogador que pertence a um clube que tem contra si um grave caso de racismo ocorrido, até, numa prestigiante competição como a Liga dos Campeões (falo de Louis Saha…) é no mínimo curioso! Dito isto gostaria de levantar uma questão; sendo que a única vez, em Portugal, que me lembro de um clube (no caso o Marítimo!) ter sido punido por atitudes racistas por parte dos seus adeptos e exactamente num caso em que o envolvido foi o Sr. Mantorras, serão os Estádios dos Barreiros e do Dragão os únicos sítios neste país em que há gente com este tipo de atitudes?!! Parece-me evidente que não… já vi centenas de situações no futebol português em que adeptos de vários clubes (incluindo o meu!) insultam e provocam jogadores de cor negra pertencentes a vários clubes (não só o clube do pobre Mantorras…) e nunca, mas nunca, vi estes clubes serem punidos. Dá-me a sensação que nesta situação, como em muitas outras, as questões e punições só são levantadas quando está em causa o clube que tem mais sócios, que tem mais adeptos, que vende mais jornais, que dá mais audiências…
Já agora, e como estamos em maré de recordes do glorioso, gostaria também de ver a comunicação social enaltecer o último recorde conseguido pelo clube da luz: o clube da liga bwin que mais jogos perdeu com três golos sofridos…
Em conclusão, gostaria de dizer que cada vez me sinto mais satisfeito por simpatizar com um clube que tem muito menos do que 6 milhões de adeptos ou 160.000 sócios, vende poucos jornais ou é pouco atractivo em questões de marketing, mas que também, e verdade seja dita, RARAMENTE sofre três golos num único jogo!

PS: como resposta ao SPN, gostaria de dizer que mesmo elogiando a última convocatória do brasileiro Luís Felipe Scolari, mantenho a minha opinião de que o brasileiro é um péssimo treinador em termos tácticos, tem pouca visão de jogo e, geralmente, falha nas substituições que faz… é uma “encomenda” que teremos de suportar enquanto o Sr. Gilberto for o presidente…