segunda-feira, novembro 06, 2006

HÁ LIBERDADE DE EXPRESSÃO NO FUTEBOL OU NÃO?

Lembrei-me disto a propósito desta notícia que li n' ABola Online.

Resumindo é muito simples:

- O Chelsea perdeu o jogo;

- Mourinho disse que não percebe porque foi marcada uma falta a Drogba 30 m depois da falta e só depois da bola entrar na baliza, sendo o golo anulado;

- Mourinho disse que não percebe a razão pela qual o seu jogador Terry (capitão de equipa) foi expulso numa jogada em que não há nada de extraordinário;

- Mourinho disse não perceber porque um jogador da equipa adversária não é expulso depois de dar uma cotovelada em Essien.

Mais uma vez a resposta de uma das entidades responsáveis pelo futebol, neste caso a Federação Inglesa, foi VAMOS CASTIGAR O HOMEM PELAS PALAVRAS QUE PROFERIU, mostrando que nesta actividade que se quer civilizada e económica não pode haver liberdade de expressão.

E acrescento eu, ainda para mais quando estamos a falar de um árbitro que num Mundial conseguiu aguentar um jogador em campo depois de lhe mostrar o 2º amarelo, só o expulsando após mostrar-lhe o 3º amarelo?

Sabem qual foi o castigo dele?

Nenhum.

A meu ver, e só a meu ver, as Entidades Responsáveis não deviam entrar nesta histeria colectiva de proibir falar, proibir festejar, proibir respirar...

Elas próprias têm o dever de proteger o futebol.

E proteger o futebol é:

- Avaliar quem tem razão no assunto;

- Punir quem errou, mesmo que tenha sido o árbitro.

Só assim é que o futebol é protegido.

Agora alegar que para proteger o futebol, quem foi prejudicado não pode dizer o que lhe vai na alma, é proteger a mediocridade, o erro, a incompetência.

E isto não é coisa do Século XXI...

2 Comments:

At 2:31 da tarde, Blogger RCBC said...

São as consequências do Chelsea ter colocado em causa o domínio do futebol inglês, que, como se sabe era repartido pelo Arsenal e Manchester!
A federação inglesa já percebeu que, enquanto Mourinho estiver no Chelsea, o Arsenal e o Manchester não ganham nem mais um campeonato...

 
At 2:55 da tarde, Blogger Simão Pfc Neves said...

Este problema está impregnado em todas as entidades e em todos os países.
As entidades do futebol estão a preferir enterrar a cabeça na areia em vez de enfrentarem os variadíssimos sinais de alerta que estão a surgir de todos os quadrantes.
Eu já disse isto uma vez, a IBM durante muitos anos foi a gigante dos computadores e por ter feito o mesmo que andam a fazer no futebol (olhar para o seu próprio umbigo sem ligar a nada, tudo sabendo e tudo podendo) quase que chegou à falência tendo sido ultrapassada por tudo e por todos, tendo inclusivamente de dar uma volta de 360º no seu core-business.

 

Enviar um comentário

<< Home