sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Pequenez

“O Benfica é o clube do povo, das massas e tem OUTRO DESTAQUE. Senti isso desde que cheguei a Lisboa. Já representei outro grande do futebol português mas, querendo ou não há que dizê-lo: O BENFICA TEM OUTRA DIMENSÃO!”
Afirmação do “pequenote” Derlei duas semanas depois de ter chegado ao Benfica.

No futebol há dois tipos de jogadores: os ingratos que, não olhando a meios para atingir os seus fins, defendem o seu clube actual esquecendo o seu passado, esquecendo aqueles que mais os apoiaram nos momentos difíceis, esquecendo aqueles que lhes pagaram os ordenados a tempo e horas alimentando a boca dos seus filhos, esquecendo aqueles que os projectaram no mundo do futebol. Neste lote temos diversos exemplares… Felizmente há o outro tipo, aqueles jogadores que respeitam profundamente quem lhes ajudou nas alturas difíceis, aqueles que representando alguns anos mais tarde o clube rival àquele que os projectou, têm o respeito suficiente para pelo menos não falarem no seu passado nem fazerem comparações com os seus anteriores clubes. Neste grupo incluem-se por exemplo Rui Costa (abdicou certamente de uma parte significativa do seu ordenado para terminar a carreira no clube que sempre respeitou e do qual sempre foi adepto!), por exemplo, Ricardo Quaresma (nunca o ouvi falar mal do Sporting, o clube que o formou e projectou!) ou até Jardel (nunca o ouvi, enquanto jogador do Sporting, fazer comparações despropositadas com o FC Porto).
Infelizmente constatei que um jogador que muito apreciava (até hoje…) não só pelas qualidades futebolísticas mas por pensar que se tratava de um homem íntegro afinal pertence ao 1º grupo, ou seja, o grupo daqueles jogadores que não têm o mínimo problema de consciência em “cuspir no prato onde comeram”, aqueles que para “engraxar” os sapatos do seu presidente actual não se importam de fazer comparações com o seu clube anterior… Foi o caso de Derlei, o brasileiro referiu que a dimensão do Benfica não se comparava à do FC Porto, criticando nas entrelinhas (afinal ninguém é burro…) o seu anterior clube. Esta afirmação demonstrou bem a PEQUENEZ deste jogador, não só pequenez de carácter como também de personalidade!
Até admito que o Benfica possa ser a instituição de maior dimensão no futebol português, pelo número de títulos, pelo número de adeptos, pelas receitas geradas, pela projecção internacional ou até pela arrogância demonstrada por alguns dos seus adeptos. Agora, as declarações deste brasileiro (de meia tigela, diga-se!) são, acima de tudo, uma falta de respeito pelo seu anterior clube e só demonstram que o brasileiro se esqueceu rapidamente do clube que o tornou campeão nacional e europeu! Às vezes, há pequenas coisas que se dizem que definem o carácter e personalidade de uma pessoa. O brasileiro poderia simplesmente elogiar a dimensão do Benfica mas não, teve que fazer a inevitável comparação com o FC Porto!
Também é certo que esta análise se poderia aplicar a muitos outros exemplos, um destes casos é a tradicional afirmação: “ Desde pequeno sonhei jogar aqui!”. Isto parece ser algo insignificante e sem interesse mas, no fundo, levanta várias questões que devem ser objecto de reflexão: como é possível termos um futebol saudável se muitos dos intervenientes são mentirosos tentando enganar os árbitros com constantes simulações, se há jogadores que marcam golos com a mão e depois negam apesar de todas as imagens, se há jogadores que acusam outros de se doparem…enfim, inúmeras situações que quando comparadas com outros contextos são mesmo tristes…basta olhar para a lealdade (apesar de todos os defeitos que os britânicos possam ter…) com que se joga o futebol inglês, sem truques, sem “sacanices” e outros artifícios e, sobretudo, sem a mesquinhez que é tão característica neste nosso Portugal…
Mas enfim, o futebol não é mais do que o espelho da sociedade portuguesa! Uma sociedade em que o “chico-espertismo” é valorizado e em que a corrupção é o pão-nosso de cada dia!
PS: Como considero as declarações de Derlei um desrespeito ao FC Porto também espero que, quando este brasileirinho visitar o Dragão seja tão assobiado, humilhado e desrespeitado que se arrependa de ter menosprezado a grandeza do FCPorto…

7 Comments:

At 9:06 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Cada vez menos são os que jogam com amor à camisola e respeitam a antiga casa. O derlei é mais um dos que puxa a brasa à sua sardinha conforme a sua necessidade.

 
At 3:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Custa-te assim tanto reconhecer que o Benfica é de longe o maior...
Porra, já enjoa esse teu anti benfiquismo!

 
At 5:00 da tarde, Blogger RCBC said...

Sr. Anónimo, em primeiro lugar seria bom que se identificasse para que o debate fosse feito de forma mais clara!Mas compreendo que para alguns, sob a capa do anonimato, seja mais fácil dizer alguns disparates sem que sejam identificados!
Quanto ao facto do senhor dizer que eu não reconheço que o Benfica é um grande clube,das três uma, ou você tem problemas de alfabetismo (não sabe ler) ou tem problemas de iliteracia (não sabe interpretar o que lê) ou então o seu comentário é só para chatear e assim mais valia não comentar!No meu texto refiro claramente a dimensão do Benfica quer em títulos quer em número de adeptos!
Quanto ao facto do "anti-benfiquismo" que refere, olhe meu amigo, eu não escondo de ninguém que não gosto do Benfica!Mas de uma coisa pode ter a certeza: as principais razões para que tal aconteça não têm tanto a ver com os jogadores ou clube em si, têm mais a ver com a arrogância e mesquinhez de muitos (não todos obviamente!)adeptos do glorioso!É isso de que eu não gosto essencialmente no Benfica!Agora que é um grande clube com uma grande projecção internacional e história, isso ninguém pode negar...

 
At 6:18 da tarde, Blogger RCBC said...

Ah e Sr “Não Identificado”, uma das coisas que mais aprecio neste blog é todos os seus participantes comentarem os mais diversos assuntos sem estarem agarrados a preferências clubísticas e ódios de estimação! No dia, em que este cenário se modificar e os comentários começarem a ter como principal objectivo a mesquinhez e a provocação barata então penso que os objectivos para que este blog foi criado começam estar em causa!
Da minha parte sempre vou contribuir para que os meus comentários sejam frontais e correctos, independentemente das minhas preferências que, pelos vistos, lhe incomodam!
Por vezes, é melhor estarmos calados, sob pena de nos ridicularizarmos a nós próprios!

 
At 10:08 da manhã, Blogger Simão Pfc Neves said...

A melhor cena que alguma vez eu ouvi deste tipo foi um sr ter dito que o maior erro da sua carreira tinha sido sair de Portugal.
Este senhor disse isto ao voltar a um clube em Portugal.
E não é que o referido senhor voltou a fazer o mesmo erro outra vez?
Estou a referir-me a Jardel, o tal que num certo verão comprou os cachecóis de todos os clubes portugueses até ficar definitivamene com o do Sporting.

 
At 10:14 da manhã, Blogger Simão Pfc Neves said...

RCBC, se "as principais razões para que tal aconteça não têm tanto a ver com os jogadores ou clube em si, têm mais a ver com a arrogância e mesquinhez de muitos (não todos obviamente!)adeptos do glorioso", então acho que o teu clube não teria adeptos.
Acima de tudo não existe razão lógica para gostarmos deste ou daquele clube.
E até muitas vezes tem a ver com factos que nos são "impingidos", na idade em que fazemos a "escolha", pela sociedade (é o clube que está a ganhar mais), pela moda (é o clube onde joga o jogador que naquele momento todos falam e tu idolatras), pelos familiares (é o clube que todos gostam em casa), pela comunidade (é o clube da terra), etc.
Tem é que haver respeito pelas escolhas e opiniões de cada um e saber que a rivalidade só tem de existir dentro do campo, porque fora o que tem de existir são pontos de vista.
Já agora, tenham o cuidado de não vir para aqui com palavrões, porque há formas e formas de defender a nossa opinião e ponto de vista.

 
At 1:12 da tarde, Blogger JPK said...

Realmente não posso concordar com a "arrogancia e mesquinhez de muitos (não todos obviamente!)adeptos do glorioso", porque infelizmente TODOS os clubes sem excepção têm adeptos desse tipo. E quando digo todos, refiro-me tanto ao Benfica, como ao Porto, ao Sporting e até a clubes da 3ª divisão. Eu, infelizmente já tive o "prazer" de provar a arrogancia e mesquinhez dos adeptos do Porto no dia em que este ganhou em casa ao Benfica. E nem estava "enfeitado" com uma das minhas já habituais camisas do Benfica com que costumo ver os jogos (isso já seria suicidio). Mas só pelo facto de estar num metro e ser uma das 4 pessoas que não vestia uma camisa do Porto já tive alguma dificuldade em sair de lá...e vivo! Mas pronto, parece que são coisas que fazem parte do futebol...

 

Enviar um comentário

<< Home