quarta-feira, janeiro 30, 2008

O NEGÓCIO DO FUTEBOL

O futebol é de facto um negócio e muito lucrativo, á conta disso desenvolvem-se técnicas de vendas fascinantes. É sabido que as estações de televisão pagam e muito bem pelos direitos televisivos dum determinado jogo. As estações compram esses direitos e acrescentam ao contrato a cláusula "exclusivo", mas como todos sabem existem resumos e debates em todos os canais, o que muitos não sabem é que esses resumos por sua vez são comprados á estação que previamente adquiriu os direitos de transmissão do jogo e adicionou a famosa cláusula. É nesta fase que se desenvolve a estratégia de venda dos famosos resumos, é realmente uma mina senão vejamos. A estação detentora dos direitos, vende resumos de 3 minutos ás outras estações, parece-me justo, mas a questão é que 3 minutos vamos comprar? Aí as estações que compram (os clientes) não têm voto na matéria, a estação que vende (o fornecedor) é que faz a montagem dos 3 minutos e vende. Resumindo o cliente compra apenas aquilo que o fornecedor quer vender. Só ontem ao ter conhecimento desta situação é que percebi o porquê de todos os programas de todas as estações passarem os mesmos resumos e constantemente se ouvir os comentadores a falar de imagens que ninguém vê nos resumos.

Etiquetas: