terça-feira, fevereiro 26, 2008

Até na III Divisão há coisas a aprender...

No passado dia 10 de Fevereiro, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal, o FC Porto deslocou-se à Sertã para defrontar a equipa local, o Sertanense, a competir na III Divisão, série D.

Como se esperava, foi um dia de grande festa na Sertã, ainda que a equipa da casa tivesse sido goleada.

Mas não é isso que importa aqui.

O que importa aqui é a história que a SportTv contou a propósito desse jogo; falo do "ReporTv", intitulado "Relatos da Sertã", e transmitido a 14 de Fevereiro (repetido depois a 15, 16 e 17).

Nesses "relatos", ficou-se a conhecer a história de uma pequena vila, da sua equipa de futebol, do respectivo presidente, do capitão de equipa que é artista plástico, da senhora que trata da lavandaria, dos velhotes que, um dia, disputaram Campeonatos Mundiais de Pesca Desportiva.

Mas para mim, enquanto treinador e interessado no desporto, o que realmente marcou foi a palestra do treinador do Sertanense antes desse jogo com o Porto.

Simplesmente fabuloso o discurso, a confiança, o sonho...

Fabulosas as metáforas usadas, a união conseguida, a alegria nas palavras, a procura de mais que o jogo, ganhar uma equipa, uma família.

Verdadeiramente fabuloso!, tanto que dei por mim a sorver avidamente todas as palavras que aquele treinador (brasileiro) ia dizendo.

Naquele dia, naquele momento, o treinador daquela equipa, de uma Vila perdida no mapa, foi bem maior que os que se intitulam grandes.

Perdeu o jogo mas ganhou pelo menos um adepto!