segunda-feira, março 31, 2008

É só rir...

Qualquer indivíduo que, depois de uma prolongada e desligada ausência do país, aterrasse hoje em Portugal e se dirigisse a uma qualquer banca de jornais desportivos deparar-se-ia com o seguinte cenário:

No jornal “A Bola”, exaltam-se os “Génios à Solta”, aparecendo em grande plano Rui Costa e Liedson, com Veloso ao fundo…Isto ocupa cerca de 75% da capa, sendo os restantes 25% distribuídos pelos “golos de Cardozo” e o “cumprimento da sua promessa”, pelos resultados do Sp. Braga, Nacional, antevisão do jogo do Vit. Setúbal e…escândalo dos escândalos, uma vergonhosa referência a uma vitória sem qualquer tipo de relevo e importância de um tal clube chamado…como?!?! Ah….parece que é FC Porto, um clube que ao que parece nos últimos 25 anos ganhou mais de metade dos títulos nacionais, quase todos eles devido a “viagens ao Brasil”, “Apitos Dourados” e “Inocêncios Calabotes”…. ops… enganei-me, pois o Sr. Inocêncio Calabote não era do FC Porto, deveria ser simpatizante do Oriental ou do Belenenses…

Passando ao “Record”, os intervenientes de 75% da capa são os mesmos, sendo que desta vez são focados os dentes de Rui Costa e Liedson… “É só rir”, diz a capa… De facto as razões para os jogadores de Sporting e Benfica sorrir são muitas...e proporcionais aos pontos de diferença que levam do FC Porto...

No “Jogo”, a capa da Internet focaliza o coitado do Chalana e as suas lamentações… “Querem puxar-nos para Baixo”…Como sempre estes desgraçados destes árbitros a quererem prejudicar o Benfica… foi assim na Taça UEFA, foi assim na Taça da Liga, tem sido assim no campeonato, aliás, é sempre assim em todas as competições em que o coitado do Benfica entra…pobres coitados!

Pois bem, depois de toda essa revista à imprensa desportiva nacional, o tal indivíduo de que falei no início do post deveria pensar: “Caramba! A superioridade de Benfica e Sporting é bem esmagadora, com craques do nível de Liedson e Rui Costa… São de facto os dois primeiros classificados com uma pequena diferença a separar os dois…devemos ter campeonato até ao fim…”

PS: Dos comentários que tenho ouvido acerca do penaltie do FC Porto só me ocorre uma sugestão aos responsáveis máximos pelo futebol português: que se faça uma nova lei que proíba a marcação de grandes penalidades a favor de clubes que equipem de azul e branco e que participem regularmente na Liga dos Campeões, ou especificando melhor, o FC Porto… Assim acabam-se as intermináveis discussões acerca de todo e qualquer penaltie marcado a favor do FC Porto…acho que houve mais discussão acerca dos 2 penalties assinalados a favor do FC Porto esta época do que relativamente às dezenas e dezenas de penalties a favor dos outros 16 clubes!!!!