sábado, junho 21, 2008

A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA

Quem viu ontem o final do jogo entre a Croácia e a Turquia, teve o melhor exemplo da importância que a psicologia tem em tudo o que se faz. Quando o árbitro apitou para os pênalties eu já sabia que a Turquia ia ganhar. A razão é muito simples. Quando a 1 minuto de acabar um jogo uma equipa está a ganhar e tem as meias finais na mão e em 60 segundos vê a outra equipa empatar e ir para os pênalties, é perfeitamente perceptível que a equipa que consegue o empate ficou completamente moralizada, o que se chama ficar por cima. Embora nos pênalties as probabilidades sejam 50/50, bastava ver a cara dos croatas para perceber que já se sentiam derrotados e isto porque ainda estavam a tentar perceber o que se tinha passado em vez de se estarem a concentrar no que estava para vir. Por isto o treinador apostou numa jogada de risco, pôs o seu melhor jogador a marcar o 1. Se ele marcasse, o sinal era claro: esqueçam o que se passou, vamos ganhar. Só que ele falhou e aí...
Por isto e só por isto acho incrível que tanta gente não perceba a importância do trabalho de um psicólogo e opte por ir de férias para o estrangeiro quando acabou de dizer que não tinha dinheiro para uma consulta para tratar de um problema do seu filho.
Seja uma equipa, seja um empresa, seja um atleta de uma modalidade individual, seja um indivíduo anônimo a precisar de falar, todos devem aproveitar os benefícios do trabalho dos psicólogos, porque isto vai fazer uma enorme diferença. Isto vai ser a vantagem competitiva que vos pode sobressair. No entanto é importante saber aproveitar e não só ter ao seu dispor.
A Turquia soube!