quinta-feira, março 31, 2005

O SUSTENTO DO DESPORTO

HSC,
No teu post, focas dois problemas muito pertinentes: O QUE MOTIVA OS AMADORES e PATROCÍNIOS PRIVADOS.
No primeiro caso, estou plenamente de acordo, aliás como já o demonstrei em posts anteriores. Um amador pretende sempre mais e aspira a poder ser profissional, ainda para mais se for na sua equipa e perto da sua casa.
Não estou contra as mudanças que possam surgir. Sou contra a indefinição do que se pretende e as alterações com outros objectivos.
Relativamente aos patrocínios privados, isto abre-nos um mundo de discussão.
Sabemos que estamos num período de crise e que o dinheiro não abunda.
O que critico é que se isto é verdade, então os apoios e o dinheiro tem que ser bem geridos.
Desta forma as empresas têm que apostar na promoção inteligentemente.
O pouco dinheiro que for diponibilizado para apoios desportivos tem que ser bem aplicado.
Não pode nunca ser aplicado por amizade ou compadrio, porque isto não permite o maior retorno para a empresa.
Muitas vezes com pouco dinheiro uma empresa pode atingir uma projecção muito grande, ajudando ainda um clube com o seu apoio.
Por outro lado, não podemos esquecer a concorrência que cada vez mais existe na procura de apoios, ainda para mais quando passamos a ter que "lutar" com as Câmaras e Governo.
Já repararam que as entidades oficiais também utilizam apoios privados para realização de eventos públicos?
Quando uma empresa é confrontada com dois pedidos de apoio, sendo um de uma Câmara e o outro de um clube, a quem acham que eles vão dar?
Por um lado, são os primeiros a defender que os clubes têm que conseguir mais apoios privados e depois fazem concorrência a estes mesmos clubes.
Acham certo?
Quanto ao tipo de trabalho, fica aqui a promessa para um novo post só sobre este assunto...