terça-feira, junho 07, 2005

Filhos de um deus menor

Chegava ao fim a época de 2001/2002 e naquela ilusão, ingenuidade (ou ignorância?) que lhe é peculiar o sr. PP orgulhosamente (e bem instigado pelo então treinador MF) declarava o interesse do Santa Clara em participar na Taça Intertoto.
Estávamos perante o maior erro de gestão (a todos os níveis) de sempre do Santa Clara, ou melhor, da direcção do clube desde 1998 quando (sem eleições) passou a liderar os destinos da agremiação.
No ano anterior, o Estrela da Amadora havia também participado na referida “prova europeia” e como resultado disso, na época que posteriormente começou desceu de divisão. O Santa Clara ganha direito a participar porque o treinador Inácio (campeão em título mas a treinar o Vitória de Guimarães) conhecedor do fenómeno futebolístico, logo percebeu que a prova nenhuma mais valia trazia ao clube e logo negou a participação do Vitória.
Contente, o sr PP procurou o governo regional na esperança de “sacar” mais algum com a respectiva participação europeia. A resposta inicialmente tremida logo passou a certeza e lá foi o Santa Clara por essa europa fora. Resultado? A vergonha a que todos assistimos e na época seguinte a despromoção à II Liga. Não sendo bruxo, é óbvio que, como qualquer outra pessoa minimanente inteligente, antevi muito cedo esse desfecho e importante será referir que ainda hoje o orçamento do Santa Clara reflecte essa péssima e vergonhosa participação.
Tudo isto para chegar aos Antigos Alunos e à sua possível (ou não) participação na taça CEV.
Em finais de 2004 o clube organizou ( de forma brilhante por todos elogiada) uma fase final na qual teve uma participação muito boa e acima de tudo muito competitiva face a clubes de dimensão muito superior (nem que seja só pelo orçamento).
Agora, em 2005, o clube ganhou o direito de participar novamente na taça CEV (não por convite como de forma ignorante muitos apregoam) e essa mesma participação está em risco por falta de apoios.
Não têm os Antigos Alunos hipóteses de ganhar a taça? E o Santa Clara tinha alguma para ganhar a taça Intertoto? Sejamos claros e justos, ou apoiamos todos por igual ou então não se apoia ninguém e sabem assim os clubes com o que contar.
É pois um sentido de menoridade mental ou até atrofia evolutiva de alguma parte da sociedade açoriana que resiste em não promover o desporto açoriano ao mais alto nível, em não apoiar financeiramente todas essas participações havendo deste modo uma verdadeira promoção da região.
Com tamanha inépcia de que serve o grande esforço de dirigentes em constituir grandes equipas e alcançar grandes classificações?
Para mim a realidade ainda é clara. Infelizmente os Antigos Alunos continuam a ser filhos de um deus menor...