terça-feira, agosto 22, 2006

AINDA O "NÃO CONHEÇO"

Eu acho que deve sempre haver muito cuidado na forma como se interpretam as notícias que saem na comunicação social, especialmente as que citam frases de pessoas.
Vem isto a respeito da novela Baícardo.
Alguém assistiu à resposta ou à pergunta que deu este alarido?
É que posso dar 2 exemplos em que a mesma resposta tem sentidos completamente diferentes:

Pergunta - Acha que Vitor Baía não é convocado para a selecção pela influência que pode ter no balneário?
Resposta - Não posso responder a isto porque como nunca convivi com ele não o conheço a este ponto.

Pergunta - Acha que Vitor Baía merece ser convocado para a selecção?
Resposta - Não posso responder a isto porque não o conheço.
Enquanto no 1º caso estamos a falar de um desconhecimento perfeitamente normal, porque apesar de sabermos quem é a pessoa e de até o termos visto a jogar, não conseguimos perceber determinadas características sem ter um relacionamento mais próximo, no 2º caso estamos sim perante uma resposta irónica e maldosa.
Se juntarmos a isto a eterna mesquinhez dos nossos jornaleiros de esquina que tudo fazem para impingir jornais, enganando, porque dando notícias sérias não o conseguem, então temos o argumento para a novela preparado.
Por isto pergunto mais uma vez, alguém assistiu à pergunta e à resposta?
Se não, então não vale a pena perder mais tempo.

7 Comments:

At 11:19 da manhã, Anonymous Anónimo said...

SPN,tens toda a razão quando dizes que para se ganhar troféus não é preciso jogar.No caso de Baía, em 90% dos títulos ele foi titular!
Quanto à pergunta que deu origem à resposta do Ricardo a questão é simples. Foi perguntado ao Ricardo se a relação conturbada com Baía já estaria ultrapassada, ao que Ricardo respondeu:"Não sei quem é!!".
Nesse caso, a maldade de alguma comunicação social(TVI) esteve em, por exemplo, colocar no ar as declarações do Baía sem referir o que Ricardo tinha dito.

 
At 11:47 da manhã, Blogger Simão Pfc Neves said...

E vais desculpar, a maldade também está na resposta.
Neste caso eu daria a seguinte resposta:
"A relação não é, nem deixa de ser conturbada, porque simplesmente não existe qualquer relação. O Victor tem a sua vida e eu tenho a minha. Cada um segue o seu caminho.".
Quanto ao resto, sabendo (agora) que tudo isto partiu da TVI, não é preciso dizeres mais nada. Tá tudo explicado.
No que diz respeito aos 90%, o que eu disse foi que acho que para acrescentar ao currículo a conquista de provas como a Supertaça (disputada num só jogo) o jogador deve estar em campo, porque quando não podemos correr o risco de cair no ridículo de pelo currículo sermos o melhor jogador do mundo sem nunca ter jogado 1 segundo sequer (não é o caso).

 
At 9:47 da tarde, Blogger HoqueiCDSC said...

Caro SPN, deixa-me dizer que em qualquer dos casos que tu apresentaste, a resposta seria sempre maldosa, ou não será que ambos estiverem no Mundial da vergonha (Coreia/Japão) em 2002 e na durante toda a qualificação para o mesmo.
O Ricardo anda a merecer que o deitemos abaixo, porque anda com uma arrogância que eu não o conhecia. Penso que o efeito Scolari ainda não lhe passou. Para Frango anad com a crista muito levantada. Ele que trabalhe mais e deixe os eventos sociais, ou o excelente trabalho do Paulo Bento, irá pela "baliza" abaixo, por este andar ou muito me engano ou o Ricardo "Franguinho" irá fazer a sua pior época de sempre. Vamos aguardar que o Ricardo se lembre do significado de HUMILDADE, isto para o bem do Sporting e da nossa Selecção.

 
At 9:44 da manhã, Blogger Simão Pfc Neves said...

Tá certo sim senhor.
Como foi da vergonha, até me esqueci dele.
Quanto a tudo o resto que disse, subscrevo integralmente.
Só na parte do Sporting é que até não me importo que ele se esqueça da humildade e jogue mal.

 
At 10:29 da manhã, Anonymous Anónimo said...

A LIGA ainda não começou e a troca de galhardetes já se encontra no ar, começou o wrestling versão liga portuguesa fora de campo.

 
At 9:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Após longa ausencia deste excelente blog, eis que vejo comentários e um tema muito interessante:

Baía e a seleção.

Só quero lançar uma pergunta:

PORQUE RAZÃO A NOVELA BAÍA/SELEÇÃO FOI CRIADA?

SIMPLESMENTE PORQUE DEPOIS DO MUNDIAL DA COREIA HOUVE UM PROCESSO DE DESPEDIMENTO DO TREINADOR OLIVEIRA (LEMBRAM-SE?).
POIS...NESTE PROCESSO O BAÍA E O JORGE COSTA (E OUTROS)FORAM COMO TESTEMUNHAS DO TREINADOR SOBRE COISAS QUE ACONTECERAM LÁ.

ESTA NOVELA VEM DESDE ESSA ALTURA,O BAÍA FOI ACONSELHADO A NÃO SER TESTEMUNHA (TERIA REPRESÁLIAS). O PRÓPRIO SCOLARI ACABOU POR SER CONDICIONADO MESMO ANTES DE ENTRAR EM FUNÇÕES!!!

HA! E, O OLIVEIRA QUER SER PRESIDENTE DO FC PORTO (JÁ O CONFESSOU)

O BAIÁ ESTÁ A TER UM COMPORTAMENTO EXEMPLAR DESDE ESSA ALTURA, NÃO LAVANDO "A ROUPA SUJA CÁ FORA", ERA O QUE ELES QUERIAM. POIS PASSAVAM A PODER DENEGRIR A SUA IMAGEM NA PRAÇA PUBLICA.

OU ACHAM QUE O RICARDO TEM REALMENTE ALGUM PROBLEMA COM O BAÍA?
É PURA E SIMPLESMENTE "O RAPAZ DOS RECADOS", INFELIZMENTE ELE AINDA NÃO VIU, OU SABE MAS NÃO SE IMPORTA E TEM ALGO A GANHAR.

RESUMINDO:

ESTA É UMA NOVELA FEDERAÇÃO/BAÍA....AINDA NÃO TINHAM PERCEBIDO ISSO.


UM ABRAÇO A TODOS E PARABÉNS AOS NOVOS ELEMENTOS.

FN

 
At 1:53 da tarde, Blogger Unknown said...

Eu sou dos mais suspeitos para comentar este caso. É ponto assente que sempre gostei do Baía e que cada vez menos gosto do Ricardo. No entanto parece mesmo que o Ricardo não sabe viver com o sucesso de Baía. Um (flagrante) exemplo disso mesmo é o facto de, no seu livro, Ricardo fazer três referências ao guardião portista. Já no livro de Baía não há referências a Ricardo.
O guardião leonino é o dono da baliza da seleção, então qual é o seu problema? Viva o seu sucesso e não se preocupe com o resto. Tem uma clara tendência a vitimar-se!!!
É de admitir que no Mundial da Coreia/Japão a condição de Baía fosse duvidosa e que Ricardo estava em boa forma. No entanto em 2004 Baía até foi considerado o melhor guarda-redes da Europa pela Uefa e não foi convocado. Ok, são opções de quem comanda.
Das vezes que vi Baía "defender" a sua convocação para a selecção nunca o vi referir-se a Ricardo.
E este último episódio entre os 2 guardiões, não é nada mais nada menos, do que um exemplo do fenómeno que se observa há uns anos: "NÃO BASTA CONGRATULAR RICARDO ISOLADAMENTE PELOS SEUS SUCESSOS. PARA ALÉM DISSO TEMOS DE DENEGRIR O BAÍA!!!" Desta vez o fenómeno ocorreu pela boca dos próprios!
Após o último Portugal / Inglaterra, no qual Ricardo fez uma enorme exibição, ouvi, por parte dos defensores de Ricardo, comentários como este: " VIRAM A GRANDE EXIBIÇÃO DO NOSSO GUARDA-REDES??? QUE ESPECTÁCULO QUE ELE É!!! NÃO FOI O BAÍA, FOI O RICARDO!!! O BAÍA FARIA AQUILO???"
Eu só pergunto: "Mas quem é que falou no Baía???"
Não basta elogiar Ricardo... Temos de criticar Baía!

 

Enviar um comentário

<< Home