quinta-feira, agosto 10, 2006

Demissão de Co Adriaanse

Foi com alguma naturalidade que soube da demissão do treinador do FCP na manhã de ontem. A divergência que opunha Co Adriaanse e Pinto da Costa em relação à possível contratação de um avançado já antevia um final de história como aquele que efectivamente se verificou. Ao que se sabe, o treinador queria um avançado de perto de 8 milhões de euros e a direcção do FCP entendeu que a situação financeira do clube não lhe permitia tal operação. Deste modo, concordo em absoluto com a decisão tomada pela direcção que preferiu não colocar em risco o equilíbrio financeiro do clube, não cedendo assim aos insistentes pedidos do treinador!
Como de costume, inúmeros adeptos de outros clubes apressaram-se a criticar a direcção portista apelidando-a (como já é habitual!) de ditatorial, pouco transparente e esbanjadora.
Ora bem, são estas críticas que me dão imensa vontade de rir. Que moral têm adeptos de outros clubes (muitos deles falidos…) criticarem e desvalorizarem o presidente de um clube que nos últimos 10 anos ganha 7 Campeonatos Nacionais, 5 Taças de Portugal, 5 Supertaças, 1 Liga dos Campeões, 1 Taça Uefa e 1 Taça Intercontinental.
É verdade que o FCP ganhou nos últimos anos muito dinheiro com as suas boas participações na Liga dos Campeões (ao contrário de outros!!!), mas também não deixa de ser verdade que contratar e manter jogadores como Anderson, Lucho Gonzalez, Ricardo Quaresma e Lisandro López não é propriamente barato! E também não nos podemos esquecer que a direcção do FCP quase todos anos assegura que o clube seja o mais forte, pelo menos em Portugal, o que é inegável.
Em relação a Co Adrianse, acho que realizou um trabalho válido com uma performance positiva em termos nacionais. Afinal ganhou campeonato e taça, superando o seu adversário directo (Sporting) no seu próprio estádio! Em termos europeus é normal que adeptos de um clube que quase todos os anos atinge a 2ª fase da Liga dos Campeões se sintam frustrados com a última participação na competição! Neste capítulo o holandês poderia e devia ter feito muito melhor!

6 Comments:

At 5:30 da tarde, Blogger Simão Pfc Neves said...

O que me dá vontade de rir é falar em contas equilibradas, quando no futebol invariavelmente os exercícios são fechados com prejuízos astronómicos.
Até como exemplo costumo a dar o ano em que FCP foi Campeão Euuropeu e vendeu meia equipa a valores astronómicos e ainda assim apresentou prejuízo.
Quanto ao Co e à sua demissão, bem meus amigos o que eu li é que ele bateu com a porta porque os jogadores estavam a tomar atitudes pouco profissionais e da maneira como conheço a disciplina e mão de ferro de Pinto da Costa das duas, uma:
- ou PC perdeu as suas muitas qualidades e está a deixar os lobbies dos jogadores mandarem no balneário;
ou
- está por detrás dos actos de indisciplina, porque não quis demitir um treinador que tinha sido campeão e vencedor da taça, empurrando-o até ser ele a ir embora.
Uma coisa é certa:
desde a época Mourinho, o Porto tem custado a mostrar o que sempre foi em termos de disciplina e norte.
E RCBC é escusado vires comparar com o Benfica, porque este não serve de exemplo para nada, como bem se pode atestar pela realidade actual.
E devemos sempre alinhar-nos pelos bons e não ficar contentes por sermos os melhores dos maus.
Como conclusão acho que foi um processo mal conduzido e mais um exemplo muito mau do que se passa no futebolzinho português.

 
At 10:22 da manhã, Anonymous Anónimo said...

SPN,no ano em que o FCP foi campeão europeu, ano de 2004, a FCPorto-SAD apresentou um resultado líquido positivo de 24,8 milhões de euros(informação retirada do relatório e contas da FCPorto-SAD 2003-2004), o que em comparação com o resultado líquido de 2003, que se situou num prejuízo 18,1 milhões de euros, revela uma forte melhoria!
Quanto ao facto de falares nos constantes prejuízos apresentados pelos clubes, é evidente que, no caso do FCPorto, a enorme dependência dos resultados económicos face a eventuais transferências de jogadores implica que num ano em que não se consiga realizar o montante previsto em transferências os resultados económicos sejam afectados!
No entanto, também é preciso notar que só uma boa performance desportiva pode levar a um equilíbrio financeiro de longo prazo, e neste particular o FCPorto dos últimos anos tem feito um enorme esforço.

 
At 12:14 da tarde, Blogger Simão Pfc Neves said...

Só que este resultado líquido foi obtido por movimentos extraordinários e não por resultado dos prémios e das vendas, o que prova que nem ganhando a mais rica competição de clubes e vendendo jogadores a peso de ouro, as SAD's conseguem obter lucro, o que prova que algo está muito mal no negócio futebol, mas atenção que isto não é exclusivo do FC Porto, é do fenómeno futebol em geral.

 
At 11:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

SPN !!!!!!!!!! Só no futebol ?????????????'

 
At 8:42 da manhã, Blogger Simão Pfc Neves said...

Bem visto anónimo.
O que se passa no futebol é só o reflexo do que se passa no nosso país.
Uma vez o Major disse uma frase que eu achei fenomenal e que espelha bem esta realidade:
"Se económicamente na Europa somos os últimos como é que querem que no futebol sejamos os primeiros?".
Em minha opinião, o problema são os objectivos com que as empresas são geridos, ou seja, todas as entidades que são geridas com objectivos imediatos (obter dinheiro em caixa para o patrão gastar nas p..., conseguir um determinado negócio para dar mediatismo ao patrão, gerar dinheiro par ser canalizado para outro negócio que não dá lucro e precisa de dinheiro) ou com lógicas completamente contrários ao espírito ganhador que devia estar inerente à arte de gerir uma empresa (não apresentar muito lucro para não pagar impostos) originam um tecido empresarial protuguês completamente insípido e pouco inovador e investidor.
Isto mesmo relecte-se depois em tudo o resto, no dia a dia das pessoas, nos patrocínios, na educação que se dá aos filhos, etc...

 
At 9:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Excellent, love it! » » »

 

Enviar um comentário

<< Home