quarta-feira, abril 18, 2007

O regresso à normalidade e a recandidatura…

A vitória do FC Porto este fim-de-semana acaba por ilustrar um pouco aquilo que se tem passado nos últimos 25 anos do futebol português, isto é, o FC Porto ganhou, aproveitou os pontos perdidos pelo mais directo adversário e tornou-se o maior candidato à conquista do título nacional! Nada mais normal que isso…
De notar também, a mudança de adversário directo do FC Porto! Culminando aquilo que já se previa à algum tempo, o Sporting mercê do seu melhor futebol acabou mesmo por ultrapassar um Benfica em decrescendo de forma! Aliás, é de salientar que depois do Sr. Engenheiro Fernando Santos ter conseguido o feito de em 3 anos no FC Porto (uma equipa com Jardel, Zahovic e Drulovic nos seus tempos áureos) só ganhar um campeonato e de nada ter ganho no Sporting (nem o 2º lugar alcançou!), ninguém pode ficar admirado com aquilo que Fernando Santos tem feito… a bem da verdade, digamos que 80% da equipa do Benfica se resume a Simão, isto é, com poucos ovos também não se podem fazer grandes omoletas…
Quanto ao FC Porto, mais uma vez me pareceu uma equipa com duas prestações muito distintas na 1ª e 2ª partes! Algum dia esta brincadeira de jogar muito bem na 1ª parte e depois adormecer na 2ª, ainda vai dar para o torto! Em alta competição, uma equipa tem de manter os níveis máximos de concentração e esforço durante os 90 minutos e aquilo que, este ano, se tem assistido muitas vezes no FC Porto é a uma quebra na 2ª parte, quebra esta que, para mim, tem a ver, sobretudo, com a preparação física da equipa que, diga-se, não me parece ser das melhores. Todavia, os possíveis regressos de Ibson, Assunção e Meireles poderão dar a estabilidade necessária numa altura em que todo o cuidado é pouco! Vão começar os desejos de que o FC Porto perca pontos, seja de que maneira for, por isso a equipa tem de estar concentrada e não facilitar mesmo nos jogos aparentemente mais fáceis! Caso contrário, poderão surgir novos Atléticos e Estrelas…e perder pontos numa fase destas é irrecuperável!!!!!!
Outro tema da actualidade portista tem a ver com recandidatura de Pinto da Costa. Muito se tem dito em relação a este assunto tendo, inclusivamente, alguns ilustres portistas como Miguel Sousa Tavares demonstrado o seu desacordo quanto a uma provável recandidatura de Pinto da Costa. A esses, coloco as seguintes questões/reflexões: qual é a pessoa que numa altura dessas teria carisma e força para assumir o cargo de alguém que praticamente “fundou” o clube, dando-lhe uma dimensão inimaginável e transformando o FC Porto num dos maiores clubes do Mundo?!? Em 1982 (ano em que Pinto da Costa se tornou presidente do FC Porto), alguém pensaria que o FC Porto 25 anos depois seria o que é hoje?!?! Não seria mais lógico que a transição da presidência se fizesse de uma forma mais “suave”, isto é, o sucessor de Pinto da Costa incluísse o próximo elenco directivo de modo a conhecer profundamente o próprio clube antes de assumir um cargo de elevado nível de complexidade e especificidade dadas as circunstâncias actuais?! O próprio Pinto da Costa, antes da sua passagem à presidência do FC Porto, ocupou inúmeros cargos no interior do clube! Talvez por isso, o seu conhecimento profundo do mesmo lhe permitiu fazer um trabalho tão frutuoso! Por muito que se argumente, por muito que se acuse, por muito que se utilize a imaginação para denegrir Pinto da Costa, eu penso que é inegável a competência e excelência do seu trabalho à frente de um clube que neste momento é respeitado por esse mundo fora!!!! Defeitos e aspectos menos claros?!? Sim, é claro que também os tem… ou será que existem pessoas perfeitas?!?!?!?!?!
Em suma, mesmo não sendo sócio do FC Porto (em virtude da insularidade!) o que me impede de exercer o direito de voto, a minha vontade para as próximas eleições é claramente a continuação do GRANDE presidente que é Pinto da Costa! Ah, e já agora, é bom que alguns portistas se lembrem de que o FC Porto há 25 anos era o “autêntico bombo da festa”, passados esses anos é o próprio FC Porto que faz dos outros clubes “bombos da festa”…disto é bom que nenhum portista jamais se esqueça!!!!!!