terça-feira, outubro 24, 2006

A VÍTIMA

As entrevistas ocorridas no final do jogo entre o Sporting e o F. C. Porto demonstraram, mais uma vez, que há de facto uma grande vítima da comunicação social deste país, o Sr. Ricardo, guarda-redes do Sporting Clube de Portugal!
Senão vejamos, à pergunta do jornalista se Ricardo teria tido responsabilidades no golo sofrido, este respondeu: “Fica ao vosso critério, já estou habituado…”.
Em primeiro lugar, gostava que esse senhor nos identificasse qual o guarda-redes da 1ª Liga portuguesa (e de todos os outros campeonatos por esse mundo fora…) que não é criticado pela comunicação social por algum erro grave que cometa… Pelos vistos, esse senhor deve-se achar o único guarda-redes criticado pela comunicação social. É uma autêntica vítima…
Outra situação curiosa, é a diferença de postura entre o Ricardo que defende penalties contra a Inglaterra (o “SUPER-HERÓI” que supera tudo e todos!) e o Ricardo que acumula frangos (o “pobre coitado” que é atacado por tudo e todos). É, aliás, notória uma grande dificuldade deste senhor em lidar tanto com o insucesso, como com o sucesso…
Para mim um grande atleta é aquele que SABE admitir os seus erros e não aquele que está sempre com cara de que o mundo está todo contra ele. Nos anos em que Ricardo joga, nunca me lembro deste ter admitido, de forma humilde e honesta, que não esteve bem num determinado lance. E para aqueles que estão mais esquecidos, relembro que o ano passado quando Vítor Baía (esse sim, um grande HOMEM e UM GRANDE GUARDA-REDES!!!!) foi ENXOVALHADO e HUMILHADO por toda a comunicação social devido ao golo sofrido no estádio da Luz, o guarda-redes portista teve a HUMILDADE e o CARÁCTER de assumir o erro cometido, não se desculpando nem com o estado do tempo, nem com o estado do relvado!