segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Em resposta

No texto que aqui escrevi sobre uma determinada afirmação do Sr. Derlei gerou-se uma série de comentários e contra-comentários! Gostaria de, uma vez por todas, esclarecer o porquê das minhas respostas aos comentários feitos, ou melhor ao comentário idiota que alguém, de forma mesquinha e cobarde, resolveu aqui colocar.
Dizia o anónimo que o meu anti-benfiquismo era por demais evidente e que eu não tinha sabido admitir a grandeza do Benfica! Ora, como eu prezo imenso neste blog a honestidade intelectual e a opinião sem a cobardia do anonimato, não poderia deixar de reagir àquele infeliz comentário. Fi-lo tentando explicar ao dito anónimo que o facto de não gostar do dito clube se prendia com atitudes de determinados adeptos do mesmo. Todavia, acho que não é preciso ser muito inteligente para se perceber que a PRINCIPAL razão para um adepto portista não gostar do Benfica é, exactamente, o facto dele ser portista (haverá algum benfiquista que adore o Sporting por exemplo?!)! As minhas palavras se calhar foram exageradas e como vocês demonstraram e bem também as atitudes de alguns adeptos portistas são lamentáveis e mesquinhas. Agora de uma coisa não tenho dúvidas, o Benfica é o clube mais protegido pela comunicação social e mais do que qualquer atitude violenta (como bem refere o JPK, violência existe em todos os clubes), acho que alguns dos seus adeptos têm um sentimento de superioridade e arrogância que ultrapassa um “bocadinho” todos os outros clubes! Isto se calhar decorre do facto da hegemonia deste mesmo clube ter sido quebrada não por um clube do sul mas… por um clube do norte! E não vale a pena entrarmos por este tipo de discussões porque este tema levar-nos-ia a um debate sociológico acerca das rivalidades existentes entre os adeptos dos vários clubes portugueses… claramente não foi esse o objectivo do meu comentário!
Se há coisa que procuro neste blog é que todas as minhas opiniões sejam claras e sérias, não utilizando artefactos para fazer passar determinada mensagem nas entrelinhas! E o que aquele comentário insinuou foi, tão simplesmente, que eu só tinha criticado o Derlei simplesmente para falar mal do Benfica! Ora, ninguém com um mínimo de inteligência poderia pensar tal coisa, até porque no dito texto eu elogiei por exemplo Rui Costa, seguindo a lógica tal elogio revelava a minha simpatia pelo Benfica…Transpondo esse exemplo para a realidade nacional, a mim parece-me que às vezes se dá a ideia (principalmente na comunicação social!) que são os adeptos do FCP que estão sempre contra tudo e contra todos! Ora, se isso acontece deve ser muito pontual (e estúpido!) senão vejamos: tendo o FC Porto ganho o que ganhou nas últimas décadas, acham que os seus adeptos precisariam das derrotas dos outros clubes para ficarem felizes?! Pelo contrário, acho perfeitamente normal que os adeptos dos rivais face à escassez de títulos dos seus clubes precisem de derrotas do FC Porto para gozarem, festejarem e transbordarem para fora todos os seus sentimentos! FOI ESSA SITUAÇÃO, perfeitamente exposta no comentário do dito anónimo, que eu efectivamente critiquei. E fi-lo em termos abstractos porque sei, como é óbvio, que existem os tais defeitos que apontei a alguns adeptos do Benfica nos adeptos de todos os outros clubes!!!

PS: SPN, aquilo que tu referes em relação ao Jardel é verdade! Também acho que o brasileiro cometeu erros atrás de erros na sua carreira, não teve “cabeça” em vários momentos e deixou-se envolver num conjunto de situações que prejudicam muito um jogador profissional (alcoól, prostituição, jogo, …). Por tudo isto, Jardel tem de ser criticado! Agora uma coisa BEM diferente é um jogador estar alguns anos no clube “A”, depois ir para o rival “B” e dizer: “Este clube “B” não tem comparação com o meu clube anterior, os adeptos aqui são muito calorosos, etc…” Isto, que eu me lembre, Jardel nunca fez! Pelo contrário, Derlei fê-lo, e, na minha modestíssima opinião, muito mal!!!!

2 Comments:

At 9:39 da tarde, Blogger Simão Pfc Neves said...

Ó RCBC eu não tava a comparar o Jardel ao Derlei.
Só aproveitei para lançar esta história, para dar mais um exemplo do que são muitos dos jogadores.
Eu não sabia esta do Derlei, mas acho que não há muito a dizer em relação ao que tu expressas.
Concordo plenamente.
Um jogador tem que assumir as coisas e não é por passar de um clube para o outro que vai apagar o que fez.
Agora só falta o Derlei chorar por ter ganho ao Benfica quando jogava no Porto.
Um profissional tem que dar o seu máximo quando está ao serviço de uma empresa e não pode renegar tudo o que fez ou sentiu só porque agora está noutro.
Mas também basta ver logo o que o Derlei fez no 1º jogo pelo Benfica para perceber o que ele foi para lá fazer e que não deve estar bem da cabeça.

 
At 9:45 da tarde, Blogger Simão Pfc Neves said...

Quanto às questões clubísticas eu tenho uma ideia muito pessoal.
Eu sou do Benfica e gosto que o Benfica ganhe.
Contudo, já pulei de alegria quando o Porto ganhou em Sevilha, fiquei triste quando o Sporting perdeu com o Bayern esta época, fiquei feliz quando o mesmo Sporting ganhou ao Inter e fiquei triste quando o Santa Clara perdeu com o Benfica.
Ou seja, há situações e momentos em que outros valores se levantam.
Inclusivamente, há situações em que eu não posso defender o Benfica, porque não concordo com o que lá é feito ou porque acho que a equipa não está a jogar bem.
Outro exemplo, é que embora seja do Benfica, eu semprei que joguei voleibol contra esta equipa, seja como jogador, seja como dirigente, queria era mais que ela levasse na cabeça.
O que quero dizer é que não podemos ser fanáticos.

 

Enviar um comentário

<< Home