quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Série Lopes da Silva?!?!?

Ao ler esta notícia tive a sensação de que se tratava de um sketch pertencente à série Lopes da Silva do conhecido quarteto “Gato Fedorento”…
Não acham curioso sempre que um jogador é apanhado com substâncias ilícitas haja uma desculpabilização (principalmente da comunicação social!) do mesmo?!? Os argumentos são quase sempre os mesmos, ou a substância detectada foi produzida pelo próprio organismo ou (como neste caso!) o culpado é alguém que dá umas vitaminas no intervalo de um jogo (será normal no intervalo de um jogo tomar-se vitaminas?!) …ah, também há aquele argumento muito interessante de que aquilo é uma “cabala” contra o clube…
Até acredito que em alguns casos um jogador possa produzir intrinsecamente uma substância proibida e depois acusar positivo. Agora, também acredito que deve haver maneiras de se provar uma situação em que o próprio organismo produziu as tais substâncias. Se assim não fosse, não existia a lei do doping e os jogadores nunca eram punidos, na medida em que é difícil saber se o atleta tomou determinada substância com intenção ou não…Ou seja, acho que é um pouco demagógica (e até inocente) a ideia difundida (principalmente em Portugal) de que um jogador apanhado com doping tem de ser ilibado de qualquer punição! A não ser, obviamente, que haja qualquer prova que, de facto, afaste a culpa do jogador.
O que não pode acontecer é a cada caso de “doping”, surgir a habitual conversa: “Ah e tal, coitado do jogador! Foi um grande azar e ele está a ser alvo de uma grande injustiça…”.
Acho que todos os adeptos, praticantes, dirigentes e demais intervenientes no fenómeno desportivo devem ter a consciência que o doping é tão simplesmente uma forma execrável e nefasta (para a saúde dos próprios atletas) de conseguir resultados e performances positivos. Mais do que o penalty não marcado ou o fora de jogo mal assinalado (sim, porque também não nos podemos esquecer que os árbitros são humanos, não máquinas infalíveis…), o doping é uma situação perturbante que prejudica, sem margem de dúvida, a verdade desportiva, a mesma que alguns defendem de forma tão pura e inocente. Mas enfim, é simplesmente a minha modesta opinião…