segunda-feira, março 19, 2007

Miserável e Vergonhoso

Quando no meu post de antevisão do jogo entre o FC Porto e o Sporting alertei para o facto de se estar a menosprezar a equipa do Sporting, não o fiz por acaso…infelizmente os meus piores receios confirmaram-se…ah, e já agora, ao contrário de alguns adeptos que desculpam as derrotas com factores externos como o árbitro, o estado climatérico ou até o estado da relva, meus amigos, eu não me incluo nesse tipo ridículo de adeptos!!!
Terminado o encontro de sábado logo me vieram à ideia dois pensamentos: o campeonato está perdido e…com muita pena minha (sinceramente!), as minhas previsões quanto à prestação do Sr. Jesualdo (um benfiquista de gema…eu nunca gostei de treinadores benfiquistas de gema a treinar o meu FCP…) começam a fazer sentido! Se é certo que a escolha de Jesualdo resultou de um processo rocambolesco da saída estranha e repentina de um treinador que, mal ou bem, todos nós pensávamos que fosse orientar o clube por mais uma época, também não deixa de ser certo que Pinto da Costa poderia ter escolhido muito melhor. É que dou por mim a pensar: “Estará o FCP melhor este ano que o ano passado?!?!”. Obviamente, a resposta para alguns será sim…fomos eliminados da taça (da maneira que fomos…), fomos eliminados da Champions, com azar ou não o que é certo é que fomos e estamos prestes a entregar o campeonato ao maior clube do mundo, dando assim, uma grande alegria ao nosso Portugal Vermelho dos 6 milhões (ou serão mais que 6 milhões?!?! Talvez…). Tudo isto que enunciei são questões de menor importância…
Quanto ao jogo de sábado, só um atrasado mental é que não poderá constatar que o Sporting foi melhor…muito melhor que o FC Porto! Criou mais oportunidades de golo, dominou o meio campo e abordou o jogo de uma forma séria e realista…algo que o FC Porto não fez e, por isso, perdeu.
Neste tipo de jogos, em que a diferença entre a qualidade das equipas não é grande, todos nós sabemos da importância de uns senhores, uns senhores a que vulgarmente se designa por treinadores….e aí, meus amigos, assistimos a um baile táctico, estratégico e psicológico de um treinador com pouco mais de 2 anos de carreira a um treinador com 30 anos de carreira mas que tem a excelente marca de 0 títulos conquistados! Paulo Bento foi perspicaz, abordou o jogo de forma correcta e leu bem o mesmo…por seu lado, Jesualdo foi passivo, não soube ler o jogo de forma correcta e cometeu um sem número de equívocos…nem me vou dar ao trabalho de enumerar as asneiras tácticas e técnicas que Jesualdo já cometeu esta época…o jogo de sábado foi a cereja no topo do bolo!! Com esta derrota, este benfiquista, muito provavelmente, entregou o título ao seu clube do coração!!!!!
É por tudo isto que eu não perdoo a Jesualdo o facto de estar a fazer a m***a que está a fazer esta época quando nós olhamos para o lado e vemos: um Sporting que apesar de ter uma equipa jovem e com qualidade, não demonstra regularidade e face à desvantagem que já tem para duas equipas (devido a empates como aquele com o Aves…) dificilmente conquistará o título; Um Benfica que apesar de ter um conjunto de 13/14 bons jogadores (não mais do que isso…), é uma equipa que demonstra fragilidades que bem aproveitadas ficam à vista de todos. Como sempre a comunicação social abafa tudo mas penso que foi visível a toda a gente que o Benfica nos últimos 3 ou 4 jogos tem jogado de forma miserável, muitas vezes a ser dominado pelo seu adversário (mesmo o penúltimo da liga francesa!) e lá aparece o penaltizinho salvador do São Simão…enfim está longe de ser uma equipa perfeita!!
Enfim, afinal eu não estava enganado quanto ao Sr. Jesualdo…

PS: Quando à uns tempos atrás eu critiquei duramente aquilo que considerava ser um enorme conjunto de asneiras por parte de Jesualdo que, mais cedo ou mais tarde, iriam esbanjar a grande vantagem (tal vantagem deveu-se, em grande parte, ao génio de Anderson e Quaresma e não aos olhos bonitos de Jesualdo…) que o FC Porto tinha, o meu estimado colega de bancada NC7 alertou-me para o facto de estar a dizimar Jesualdo no seu primeiro período negativo, ora bem, acho que agora só falta perdermos na catedral do futebol português para perdermos a liderança do campeonato…depois a “famosa” onda vermelha irá invadir o país e tornar-se-á um desígnio o título ir parar para o maior clube do mundo!!!!!

4 Comments:

At 3:43 da tarde, Blogger Simão Pfc Neves said...

Tu és um melodramatico do caraças.
Fica descansado que o Benfica é tão mau que hoje vai perder com o E. da Amadora e ainda por cima o Simão vai levar o amarelo da praxe para não jogar nas Antas.
Quanto ao campeonato ainda falta muito, mas não tenho dúvidas que o Porto vai acabar por vencer, até porque o Benfica não tem equipa, quer psicolócica, quer fisicamente preparada para disputar 2 frentes (UEFA e Campeonato).
Para além disto vocês ainda só dependem de vocês mesmos, o que é bom, a não ser que seja disto que têm medo!!!

 
At 4:57 da tarde, Blogger RCBC said...

Eu não quero que o Simão leve o 5º amarelo porque os melhores jogadores devem estar nos grandes jogos...e de facto, o Simão é um brilhante jogador que praticamente sozinho tem levado o Benfica às costas...além disso, não acredito que leve cartão dado que os critérios disciplinares deste campeonato têm sido bebnévolos com os jogadores do Benfica (Katsouranis, Petit, Nuno Gomes)...
Concordo quando dizes que o Benfica vai ter dificuldades em conciliar 2 competições como a UEFA e o campeonato, não parece ter um plantel suficientemente extenso em qualidade para vencer as 2 competições...agora, uma coisa é certa, o FCPorto dos jogos com o Estrela, Leiria e Sporting tem sido muito mau e se o FCP desses jogos for o FCP que vai para o Estádio da Luz tenho a certeza que sairá vergado a uma derrota e consequente perda de liderança...como o Sporting já perdeu muitos pontos e o FCP depois disso entrará num grande desequilíbrio emocional, só se o Benfica for muito tolo é que não aproveita a hipótese de ser campeão!
Quanto á tua última frase "a não ser que seja disto que têm medo!", é exactamente isso, eu considero que o grande adversário do FCP é ele próprio! Ou porque é que achas que as derrotas com Leiria, Atlético,Amadora e até o Sporting aconteceram?!?Por desrespeito pelo adversário e pensar que os jogos estão ganhos antes de se iniciarem...e como eu não gosto disso critico duramente o meu clube (treinador à cabeça...)!!Pode se ser muito inteligente, ter muitas ideias boas mas se não se souber motivar os jogadores convenientemente e se não se tiver boa leitura durante o próprio jogo podem se cometer erros que ponham em causa os resultados!!!

 
At 10:21 da manhã, Blogger Simão Pfc Neves said...

O problema é que o Benfica é tolo.
Ainda ontem conseguiram ganhar, mas não deram uma prova convincente de força, o que seria uma maneira de intimidar o Porto.
Eu sinceramente não acredito que o campeonato se resolva no próximo jogo, porque os campeonatos em Portugal, não são ganhos, são perdidos pelos outros clubes.
Até ao fim do campeonato, Porto, Sporting e Benfica vão ter tantos deslizes que o futuro é uma grande incógnita.
Para bem da competitividade do Campeonato?
Se calhar.

 
At 11:50 da manhã, Blogger RCBC said...

O Benfica não jogou bem, é verdade! Mas temos de ver uma coisa: o Estrela só pensou em defender o jogo todo, não arriscou um milímetro, nunca assustou realmente a defesa fragilizada do Benfica…como é que queriam ganhar o jogo?!? Ainda por cima levam um golo a 7 minutos do fim porque o guarda-redes resolveu formar a barreira com 1 (!!) jogador…a partir daí está tudo dito!
É esta mentalidade estúpida de treinadores que mesmo já estando com a manutenção garantida, não se esforçam minimamente por dar espectáculo e tentar marcar golos…
Com o aproximar do fim do campeonato, aquelas equipas que já nem podem chegar à UEFA, já nem podem descer de divisão, não vão ter a coragem de disputar os jogos com os grandes, tentando dar espectáculo e jogar com o objectivo de marcar golos…o exemplo de ontem foi flagrante, seria muito mais fácil para o Estrela pontuar se tivesse jogado de forma descomplexada tentando forçar o ponto mais fraco do Benfica, isto é, a sua defesa…mas não, preferiram defender o jogo todo e ainda por cima levar um golo causado por erro que nem os infantis devem fazer…
Enfim, isto leva-nos à discussão da mentalidade dos treinadores em Portugal…são treinadores medrosos, receosos e que não têm inteligência para perceber e tentar corajosamente aproveitar as debilidades dos adversários…infelizmente, eu constato que o treinador do meu clube insere-se nesse grupo de treinadores: aqueles que perante um adversário mais forte se acanham de forma idiota! Neste contexto, acho que Paulo Bento é uma lufada de ar fresco neste mentalidade tradicional e “pequenina” dos treinadores portugueses…Pelo menos, não tem medo de ir jogar de igual para igual com qualquer adversário…

 

Enviar um comentário

<< Home