sexta-feira, março 30, 2007

SERÁ POR ISTO QUE ELES SÃO BONS?

"Madrugada: São 5.50 (am) no McDonald's de Garner. Julie Brown veio de carro buscar o pequeno-almoço para a sua filha, Jasmine, e para o resto da equipa de natação da escola enquanto eles fazem o treino." in Revista Prémio de 09/02/2007.
Este pequeno excerto de um extenso artigo sobre os novos rumos da McDonald's nos EUA fez-me acender um sinal de alerta acerca das diferenças entre a formação desportiva de jovens nos EUA e nos Açores, senão veja-se:
- Treinam às 5.50 (am) da manhã!!!!!; - Sacrifíco por parte dos jovens atletas
- Uma mãe vai buscar o pequeno-almoço para TODA a equipa; - Envolvimento dos pais
- A equipa é da escola. - Isto sim é desporto escolar (não há aproveitamento do trabalho que os clubes realizam para se fazer jogos entre escolas)
Vêem alguma semelhança com o que acontece nos Açores?
Eu não.
Se calhar é por isto que eles são bons e nós não.

Etiquetas: ,

4 Comments:

At 11:56 da manhã, Anonymous Anónimo said...

o meu filho nadou durante pelo menos dez anos no cnpdl ,nos ultimos anos para alem de nadarem todos os dias das 19 as 21 chegaram a nadar 2 a 3 vezes por semana das 7 as 8 da manha , para que quando nao tinham apoios nenhuns nas deslocações para fora da ilha os pais suportavam alguma parte etc, o dinheiro infelizmente e canalizado para o futebol, e para os estrangeiros que cá jogam e tem pensoes vitalicias os nossos jovens e as modalidades que tem algum sucesso nao dao votos pois aleva vejam o que se faz na MADEIRA e sigam o exemplo.

 
At 12:34 da tarde, Blogger Simão Pfc Neves said...

Ora aí está.
Na pratica não existe nenhuma aposta na formação como tanto se apregoa por quem de direito.
É muito fácil atirar as culpas para cima dos clubes, mas acho piada que depois se consigam realizar um evento denominado Jogos desportivos Escolares que só são posíveis de realizar, porque os clubes treinam os miúdos.
Por outro lado, só as equipas com séniores nos Nacionais conseguem ter algum fôlego financeiro para poder ter formação e veja-se o que tem acontecido desde que os apoios aos Nacionais foram reduzidos.
Uma equipa que recebe 1.200 euros de apoio para a formação não consegue fazer formação.
Mas a aposta na formação também ocorre em casa, por parte dos pais, que estão a cometer erros gravíssimos na educação dos seus filhos.
Enfim.
Eu sou do tempo (e só tenho 34 anos) em que ia treinar aos sábados de manhã a pé e levava as férias todas a treinar.
E quando assumia um compromisso os meus pais eram os 1ºs a exigirem que o cumprisse, porque isto é que é ensinar responsabilidade.
Todo o desporto da formação está mal, mas não só por culpa dos clubes e dirigentes como se quer fazer passar.
Não existe uma verdadeira e frontal discussão sobre os caminhos que o desporto tem que seguir, sem haver demagogia, nem tricas políticas.
Só para se ver um exemplo: o Congresso do Desporto que ocorreu em todo o País teve se calhar o seu painel mais importante feito às 17 da tarde de um dia de semana só na ilha Terceira!!! Logicamente que a participação foi reduzidíssima e as conclusões retiradas pouquíssimas.
Mas também se calhar esta era a intenção.
Neste momento tudo se baseia numa questão de imagem e votos e os políticos aperceberam-se que dá mais nas vistas organizar eventos oficiais amplamente propagandeados do que dar as condições mínimas aos clubes para desenvolverem a sua formação.
Mais 2 exemplos:
- criaram um diploma para apoiar os clubes que têm um coordenador da formação. O apoio que dão se se cumprir um caderno de encargos completamente utópico pagam no máximo 3000 euros a tempo parcial e 5000 euros a tempo inteiro. Mas o mesmo tipo de apoio para uma Associação de modalidade é apoiada em 1.500 euros por 14 meses o que dá 21.000,00 euros!!!;
- reduziram os apoios às equipas dos nacionais para investirem o dinheiro na formação. Só no meu clube este corte foi em 30.000 euros e o respectivo aumento no apoio da formação em 2.000!!! Para onde foi o diferencial?

 
At 6:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

para o SPN:
Nao faço ideia aque clube esta ligado mas da maneira que fala deve ter algumas responsabilidades desportivas nalgum clube ou por la passou.
Volto ao mesmo deve estar a falar de futebol e so continua aver futebol quando existem muitas mais modalidades que tem tido muito mais sucesso que 11 bananas atras duma bola e com os pais na bancada a incentivarem a pouca vergonha e as agressoes etc

 
At 9:02 da tarde, Blogger Simão Pfc Neves said...

Sou dirigente de voleibol.
Mas isto aplica-se a muitas mais modalidades colectivas.
O que posso dizer relativamente a modalidades como a Natação, Ginástica, Ténis, Judo, Golfe, é que o vosso caminho é o certo.
Participação dos pais, porque os primeiros responsáveis pela formação/educação dos filhos são os pais e não os treinadores, professores, catequistas ou chefes de escuteiros.
Nem estas Instituições são depósitos de ocupação dos tempos livres dos vossos filhos onde os pais deixam os seus filhos para poderem usufruir de 5 minutos de descanço.
No meu clube posso dizer-lhe que de à 3 anos a esta parte temos tentado envolver os pais começando por exemplo a cobrar uma quota de inscrição e uma quota mensal, mas também organizando uma actividade de final de ano e (esta época) tb uma de apresentação do clube para que todos sintam mais o clube.
Gostaria no entanto de resalvar que não sendo um dirigente do futebol não gosto da forma como se referiu a esta modalidade, porque se quiser ir por aí poderíamos ir buscar exemplos bem deploráveis de comportamentos na natação que felizmente não generalizamos a todos os intervenientes nesta modalidade, como por exemplo um treinador dar pancadaria na sua nadadora só porque não passou às meias finais da sua série nos campeonatos do mundo ou a quantidade de atletas que através do doping tentam alterar e enganar a verdade desportiva.
Se o futebol é mediático a culpa não é dele, mas de todos os que o consomem, pq são eles que compram o produto que o futebol se tornou.
E mais uma coisa os problemas que sinto no desporto, são os mesmos que sinto quando dou formação na Câmara do Comércio, quando falo com professores que conheço, quando fui chefe de escuteiros ou que observo nas acções que têm os pais dos colegas dos meus filhos nas creches.
E não vale a pena enterrar a cabeça na areia, só porque no seu clube as coisas não ocorrem assim ou porque você não é como os outros. Se é assim, só lhe posso dar os parabéns, mas pela forma como se refere a outras modalidades que conseguem ter outras condições , desculpe, mas sinceramente fico triste por si.

 

Enviar um comentário

<< Home