quarta-feira, março 28, 2007

Decisivo

O jogo de domingo entre Benfica e FC Porto afigura-se como importantíssimo para a decisão do título! É certo que nestas alturas decisivas o FC Porto parece quase sempre ter mais estofo de campeão, isto é, 7 campeonatos nos últimos 10 anos são a prova da capacidade do FC Porto em vencer, mesmo contra tudo e contra todos! Este argumento seria, em tese, algo que garantiria tranquilidade na abordagem deste jogo, contudo a forma como esta época tem decorrido levanta-me algumas interrogações acerca da motivação de alguns jogadores do FCP e também acerca da competência do respectivo treinador!
A primeira dúvida prende-se com a atitude dos jogadores do FCP, isto é, a péssima e vergonhosa imagem que têm deixado neste ano de 2007 afectam-me os níveis de confiança para este jogo. São demasiados pontos perdidos fruto de excessos de confiança, de inexplicáveis quebras físicas de alguns jogadores fulcrais e outros factores que eu sinceramente não consigo decifrar… até tenho medo de me aperceber de algumas coisas que se passam no reino do Dragão, principalmente na SAD do Dragão!! Por tudo isto, espero que os jogadores consigam entender a grandeza do emblema que têm ao peito e que deixem tudo, mas mesmo tudo, em campo! Mais do que perder um jogo, custa-me perdê-lo com a sensação de que o meu clube poderia e deveria ter feito muito mais…custa-me perder com a sensação de que alguns jogadores do FC Porto estão incrivelmente acomodados e desmotivados, contrariando aquela ideia que o clube sempre transpareceu: um clube cuja garra e dedicação eram marcas próprias…e, muito sinceramente, o FC Porto dos últimos jogos é mau demais para ser verdade, não noto uma ponta de garra, esforço e motivação…é tudo feito em sofreguidão e esforço! Espero, por isso, que os jogadores tenham alguma decência e respeito para com os adeptos e se lembrem que vão à Luz com 1 ponto de vantagem mas já tiveram 9 de vantagem sobre o mesmo adversário! Já não há margem de erro!!
A segunda dúvida prende-se com um treinador cuja margem de manobra está cada vez mais reduzida. É um facto que nos jogos decisivos desta época o FC Porto tem falhado sempre. Pelo menos, desta vez, espero que o Sr. Jesualdo não leve um banho táctico tão grande como aquele que levou no último jogo…é que dá sempre jeito, pelo sim pelo não, estudar o adversário antes do jogo para depois não haver surpresas! E já agora, não se lembre de inventar outra opção tipo “Alan”!!!! Depois de perdermos a taça de Portugal e a Champions League só faltava também perdermos o campeonato para acontecer algo muito raro nos últimos 25 anos: numa época, o FC Porto não ganhar rigorosamente nada (talvez no ano de Octávio Machado isto tenha acontecido!).
Concluindo, acho que, ao contrário do que alguns dizem, esse jogo pode muito bem decidir já o campeonato! Quem vencer o jogo sairá com duas vantagens: a pontual e a psicológica. E olhando para o muito fraco nível (pior do que o ano passado!) das restantes equipas deste campeonato (excluindo Braga, Belenenses e talvez Paços de Ferreira), não acredito que se vão perder muitos mais pontos até ao fim do campeonato. Por outro lado, se o jogo der empate, e se o Sporting não empatar com o penúltimo da classificação, aí acho que haverá um reequilíbrio entre os três grandes.

PS:
1 - Anderson está a 5 meses sem fazer um único jogo oficial.
2 – Anderson não tem o ritmo de jogo necessário para um jogo destes.
3 – Anderson tem aquela mania estúpida de se lesionar gravemente enquanto festeja as vitórias da equipa!
Por tudo isto, o lançamento de Anderson no onze inicial será um acto de desespero de um treinador que não consegue resolver os problemas com os jogadores que tem e arrisca a condição física de um puto de 19 anos!!!!

5 Comments:

At 1:53 da tarde, Blogger Simão Pfc Neves said...

No jogo em que se lesionou ou foi lesionado também Anderson foi recauchutado á pressa para poder jogar.
Mas tb compreende-se que com tantos milhões sempre em jogo os treinadores entrem nestes esquemas.
Veja-se o caso de Mourinho com o Terry conta o FC Porto nas Antas e do Benfica com Luisão em Paris.
Quanto às questões de campeonatos melhores e piores de ano para ano, considero que temos de separar 2 coisas: a qualidade e a competitividade.
A qualidade vê-se no futebol praticado dentro do campo e não na quantidade de vitórias que uma equipa tem ou não.
A competitividade vê-se no facto de haver incerteza nos resultados, classificações e prémios.
Também é bom nunca esquecer que para um ganhar alguém tem de perder.
E nao podemos dizer que 7 anos em 10 eu ganhei porque fui bom, este ano (e depois de ter tido 9 pontos de avança) se outro ganhar é porque eu não fui bom.
Para mim nos últimos anos em Portugal o campeão tem tido o mérito de ser o melhor dos piores e não o melhor dos melhores, disto não hajam dúvidas.
E o exemplo maior foi o Benfica, que após ter sido campeão, num campeonato muito mau, não mexeu praticamente na equipa base, nem no modelo de jogo e no ano seguinte foi uma desgraça.

 
At 5:05 da tarde, Blogger RCBC said...

A lesão do Anderson ocorreu na perna contrária àquela que ele tinha sofrido a lesão anterior, isto é, a FRACTURA DO PERÓNIO DA PERNA DIREITA, COM LESÃO DO LIGAMENTO E DE UMA MEMBRANA INTERÓSSEA ENTRE A TÍBIA E O PERÓNIO que o Anderson sofreu naquele jogo NADA teve a ver com lesões antigas! Aliás, este foi um argumento muito utilizado pela comunicação social para desculpabilizar a entrada do grego, todavia, é um argumento baseado numa falsidade! Eu também ouvi na altura que o facto do Anderson ter ido festejar no fim do jogo tinha agravado MUITO a lesão…enfim podemos ir para onde quisermos mas aquela entrada foi IGUAL a muitas do Paulinho Santos…a ÚNICA diferença é que o Paulinho foi SEMPRE punido e o Katsouranis não só não foi punido como também ajudou o Benfica a conquistar muitos pontos daí para a frente!
Quanto à questão do campeonato, estou à vontade para dizer que se o Benfica for campeão é porque foi melhor que os outros… podes ter a certeza que não utilizarei o argumento: “Ganhou porque os outros não valem nada!!”.
Aliás, considero que será um grande feito o Benfica ser campeão porque acho que o FC Porto tem muito melhor plantel, logo não fará sentido retirar o mérito de quem ganhar este campeonato! O que eu fiz foi tentar analisar o porquê de até Dezembro o FCP ser considerado por toda a gente como o principal candidato ao título e agora estar só com um ponto de vantagem sobro o segundo.
SPN, o FCP foi campeão nacional por 7 vezes em 10 anos mas…também foi campeão europeu, também foi vencedor da taça intercontinental, também foi vencedor da Taça UEFA e também teve boas prestações na Champions League… isso prova que o FCP ganhava cá dentro mas também lá fora o que derruba o argumento de que FCP comprava campeonatos no “supermercado”, como uma vez disse Ferguson antes de um Manchester – FC Porto…

 
At 6:22 da tarde, Blogger Simão Pfc Neves said...

A época passada o Benfica também fez uma excelente campanha europeia e nem por isto tinha uma grande equipa ou fez um grande campeonato.
Não desmerecendo os feitos europeus do FC Porto às vezes também é importante ter em conta os adversários que nos calham e o momento de forma deles (não tou a dizer que foi o caso do Porto), mas que é uma verdade é.
É muito diferente ganhar uma Taça de Portugal eliminando equipas de escalões inferiores no caminho para a final, do que eliminando só equipas da 1ª Liga.
Nas competições europeias e nas Selecções também é um pouco assim.
Lembro-me de um célebre MilanX Porto em que o Jardel fez maravilhas, mas ninguém se lembrou que o Milan naquela época nem às competições europeias foi.
Enfim...
Já agora por causa da lesão do Anderson, o facto de ser na outra perna não quer dizer nada, porque dependente do tipo de lesão esta pode ocorrer pelo facto do atleta estar a esforçar mais uma parte do corpo em função da lesão não estar debelada ou não ter a condição física necessária que lhe permita levar um toque mais ríspido.
E mesmo eu não percebendo nada de lesões, basta-me ouvir as palavras fractura e membrana entre dois ossos, para perceber que se calhar andar aos pulos depois da lesão não deve fazer muito bem, mas isto sou eu a pensar.
Não querendo desculpabilizar o Kat, porque sabes que até não sou assim, na altura também me cheirou um pouco a ser mais fácil (e mais vantajoso internamente) culpar a entrada do jogador do Benfica do que assumir que fora um erro por o Anderson a jogar, por ainda não estar preparado.
Agora isto foi só uma impressão que tive...
Por exemplo, como no caso do Rui Costa e da famosa lesão Muscular, que temo ver agravada outra vez no jogo do Porto, caso ele "recupere" a tempo.

 
At 9:34 da manhã, Blogger RCBC said...

A diferença de opiniões é saudável e o objectivo do blog é para isso mesmo...Por isso não concordo nada com o que pensas relativamente ao "caso Anderson"...
No final do jogo o jogador brasileiro limitou-se, durante 3 ou 4 minutos a ir para o relvado (de muletas) cumprimentar os adeptos, não me parece que ele tenha ido pular!!!
Acho que nós estamos a fugir da questão que quanto a mim é a principal: a entrada do grego...e, SPN,acredita que logo após a entrada eu tive um pressentimento que nada de bom iria acontecer ao brasileiro.E nós também temos de notar que aquela entrada aconteceu numa altura em que o FCP massacrava o Benfica e em que o Anderson "comia" toda a equipa do Benfica...como se calhar o grego não estava a achar piada aos malabarismos do génio brasileiro fez aquilo que os belgas defenderam, isto é, arrumar o jogador mais influente da equipa! O que mais me enerva é que durante anos e anos os jogadores do FC Porto eram apelidados de caceteiros, violentos e malcriados pela comunicação social e no presente olhamos para equipa do Benfica e vemos a besta do Petit e o animal do Katsouranis mas ninguém fala das entradas verdadeiramente assassinas que estes dois meninos de coro fazem tantas e tantas vezes...enfim...

 
At 11:16 da manhã, Blogger Simão Pfc Neves said...

Tu lá sabes, porque até como sabes não tenho Sport TV e não vi o jogo.
Agora uma coisa é certa, não acredito que o departamento médico do Porto os tivesse no seu lugar para assumir um erro.
Esta é que é esta.
E sinceramente também preferia que o Kat tivesse sido castigado para não haver desculpas, mas infelizmente nunca se saberá se ouve ou não intenção, porque de um lado vão aparecer uns a dizer que foi e do outro os que defendem que não foi.
E acima de tudo como o futebol não se sabe defender a si próprio a justiça acaba por nunca se saber se está sendo feita ou não.
Basta ver uma coisa: a Uefa aplica um castigo ao jogador do Valência que deu os socos no do Inter e é a mesma Uefa que depois vem reduzir a pena.
Porquê?
Isto leva à desacreditação.
Enfim.

 

Enviar um comentário

<< Home