sexta-feira, março 02, 2007

UMA GRANDE DESILUSÃO…

Nos últimos dias, a série de acontecimentos que envolveram o jogo entre o FCP e o Chelsea suscitou-me um sentimento de profunda desilusão e surpresa relativamente a alguém por quem tinha muita consideração…obviamente, estou a falar de José Mourinho!
Se já me pareceram provocatórias as declarações de Mourinho antes do jogo de que não sentia pressão nenhuma no Chelsea, dizendo, inclusivamente, que a pressão sentida enquanto treinador do FCP teria sido superior, os acontecimentos que se seguiram “enterraram” definitivamente Mourinho, provando que este não passa por uma fase sentimental muito favorável! É verdade que Mourinho continua a ganhar títulos, contudo as suas atitudes começam a ser, no mínimo, incompreensíveis…atitudes de alguém que está desnorteado…
Qual não foi o meu espanto quando Mourinho afirmou que se estaria nas tintas para os eventuais assobios do público do Dragão, o estádio do clube onde ele ganhou só uma taça dos campeões, uma taça Uefa e não sei quantos títulos a nível interno. Disse isto antes do jogo. Depois do jogo (onde foi bem recebido pelos adeptos!), nem uma palavra teve para com a atitude de reconhecimento e gratidão que os adeptos portistas lhe prestaram…era o mínimo exigível!
Qual não foi o meu espanto quando Mourinho apelidou Quaresma de “mergulhador” e “enganador”, dizendo que este devia ir para Inglaterra para aprender a não se “atirar para o chão”! Para mim, estas afirmações demonstram que Mourinho, psicologicamente, não está bem… há qualquer coisa que não está a funcionar como devia…
Finalmente, qual não foi o meu espanto quando Mourinho entrou numa disputa verbal (bem ao nível do “mercado do Bulhão”) com um treinador que nunca, mas nunca, poderá entrar no seu patamar desportivo e intelectual! Como é que Mourinho desceu a tão baixo nível?!? Eu acho que só é possível discutir com alguém quando este alguém tem um mínimo de inteligência e educação…Mourinho foi tão deselegante e “bronco” quanto Jaime Pacheco…
Tendo em conta tudo isso e como Mourinho afirmou que se estava a “borrifar” para o FCP (na prática foi o que ele realmente disse!), também me sinto tentado a ficar muito satisfeito com a vitória do Manchester United no campeonato inglês e a ver com bons olhos a eliminação do Chelsea da Champions, nem que seja aos pés do Lille…

PS: Para terminar em beleza, Abramovich afirmou que é provável a saída de Mourinho no Verão…ora bem, pelo menos no FCP Mourinho sempre foi apoiado e acarinhado pela direcção apesar de não haver os “milhões russos”, neste caso o carinho do magnata russo é tão grande que até já fala na saída de Mourinho no Verão…enfim, pode-se estar num clube com muitíssimo dinheiro numa liga muitíssimo competitiva, agora se não houver uma direcção estável e solidária, de que vale tudo isso?!?!? Enfim, é mais um a cuspir no prato onde comeu!!!!!

PS2: Todavia, não me esquecerei nunca dos 2 anos espectaculares em que Mourinho passou pelo Dragão…Não sou ingrato e tenho o maior respeito por quem serviu o meu clube da melhor maneira!

4 Comments:

At 4:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não vejo o motivo de tanta admiração devido às afirmações de um senhor que sempre foi polémico! Mesmo no Leiria, e depois no Benfica e principalmente quando estava no Porto.
O único motivo que possa ser para tamanho espanto será pelo facto de nunca a terem sentido na pele! Quantas vezes sorriram e deram gargalhadas pelos comentários de José Mourinho a outros que não pertenciam ao FCP! Agora já não gostaram muito!

 
At 2:52 da tarde, Blogger Simão Pfc Neves said...

Ele no Porto foi tão acarinhado pela Direcção que até quando teve problemas com a claque, a Direcção não saiu em sua defesa e quando ele ganhou a última competição europeia deixou-os a falar sozinhos e foi para perto da família.

 
At 2:20 da tarde, Blogger RCBC said...

Apesar de tudo, há uma diferença entre arrogância e ingratidão! E Mourinho foi, acima de tudo, ingrato para com o clube que o projectou internacionalmente, para o clube que lhe deu todas as condições para ele desenvolver o seu trabalho e para o clube que sempre o respeitou!
Eu sempre tive a mesma opinião sobre Mourinho, sempre fui coerente em pensar que apesar de ser um treinador muito bom tecnicamente, com uma perspicácia e inteligência fora do comum, tem um feitio muito especial com alguns aspectos que não me agradam mesmo nada, tal como aquela arrogância indisfarçável que faz com que ele personalize demasiado as vitórias dos clubes por onde passa.
Não, eu não dei gargalhadas quando Mourinho teve aquele ataque de fúria no célebre episódio da “camisola rasgada” em Alvalade. Senti-me triste com aquela situação lamentável e desnecessária protagonizada pelo treinador do meu clube!
SPN, em todo o processo da saída de Mourinho do FCP acho que a direcção portista não foi a que ficou pior na fotografia. É que se bem me lembro, Mourinho iniciou as negociações com o Chelsea ainda antes do FCP disputar a final da Champions, final essa que só não foi disputada entre o FCP e o Chelsea porque o Mónaco, surpreendentemente, venceu o Chelsea nas meias-finais! Curioso, não é?!?!?!?!?!
Quanto ao episódio que referes, Mourinho não satisfeito com o facto de ter abandonado os jogadores na altura dos festejos, disse alto e bom som no flash-interview: “Presidente, deixe-me sair daqui para fora e rapidamente!” Achas que dizer isto depois de vencer a mais importante competição europeia entre clubes é apropriado?!?!?
Acho que não é difícil compreender que eu não sou daqueles que antes via Mourinho como um Deus e agora diz cobras e lagartos do mesmo Mourinho…simplesmente me mostrei triste com tanta ingratidão e falta de sentimento de Mourinho para com o ÚNICO clube em Portugal que sempre o tratou de forma correcta e séria!!!! Sim, porque também há aqueles para quem Mourinho perdeu todos os defeitos a partir da altura em que deixou o comando técnico do FC Porto…

 
At 6:31 da tarde, Blogger Simão Pfc Neves said...

Não esquecer que no momento da final Mourinho e a sua família já estavam a sofrer ameaças e que a Direcção não se tinha colocado ao lado dele, porque tal como Abramovich, o problema é sempre quando o treinador passa a ser mais querido e popular do que os dirigentes.
Pior, quando Mourinho começou a interferir em demasia nas compras e vendas dos jogadores...

 

Enviar um comentário

<< Home