domingo, abril 01, 2007

ASSEMBLEIA GERAL DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE VOLEIBOL

Mais uma vez e infelizmente como já vem sendo hábito nas últimas 4 épocas, a Federação Portuguesa de Voleibol marcou e realizou uma Assembleia Geral para alteração de regulamentos, nomeadamente em pontos como Regulamentos de Provas.
Esta Assembleia Geral realizou-se hoje dia 1 de Abril e se não fossem as consequências das decisões tomadas até poderíamos considerar que estávamos perante uma mentirinha ou peta.
Mais uma vez também os clubes não foram tidos nem achados por quem de direito, as Associações, o que mostra um dos graves problemas que o desporto nacional apresenta: organizações ricas decidem com base nos seus próprios interesses, sem pensar no bem e no desenvolvimento das modalidades e sem envolver aqueles que no dia a dia são os únicos responsáveis pela existência do desporto, os atletas e os clubes, contrariando assim todos as boas regras de gestão, já para não falar nas de bom senso.
Por outro lado, que raio de modalidade é esta que anualmente faz alterações de fundo, alterações estas que sendo estruturantes devem sempre ser ponderadas e de médio prazo.
Por exemplo, como é possível à 2 anos terem acabado com as equipas B e virem agora dar o dito por não dito, autorizando-as outra vez a participar nos nacionais?
Existirão alguns que dirão que a FPV se apercebeu que a decisão foi errada e que mais vale corrigir do que permanecer no erro.
Até poderia concordar, não fosse um único pormenor, que foi a única razão que esteve na base da aprovação da sua extinção:
Na altura nos Açores proliferavam as equipas B (onde militavam muitos açorianos) que participavam nos Nacionais.
E também na altura todos disseram e defenderam que a existência de equipas B, em todo o país, permitiria ter em competição nos Nacionais atletas que não "cabendo" nos planteis principais, precisavam de estar num viveiros que continuasse a sua formação e desse a rodagem necessária para voos mais altos.
Foi necessário a selecção nacional estar pelas ruas da amargura, sem possibilidades de recrutamento de atletas para que se désse a volta ao texto.
Agora é esperar para ver que mais direitos nos foram retirados e que mais obstáculos foram colocados à nossa participação nos Nacionais, o que é mais uma razão para que todos ajudem as nossas equipas a lá continuarem, pois quando descerem, nunca mais vamos ter equipas açorianas nos nacionais e sem estas esqueçam apostas na formação, porque já o disse e torno a repetir quantas vezes for preciso que só as equipas que estão nos Nacionais têm formação com o mínimo de condições, porque não há apoios que o permitam ser de outra forma.
Quem acha que eu minto, prove o contrário.
Mas atenção provar com factos e não com demagogia.
E já agora em diálogo e não em monólogo onde dizem o que querem e não ouvem o que não querem.

Etiquetas: , ,