sábado, março 22, 2008

GOVERNO RESPONSÁVEL PELA SITUAÇÃO FINANCEIRA DOS CLUBES?

Segundo o responsável pelos comunistas açorianos o Governo dos Açores devia fazer o saneamento financeiro dos clubes regionais, pois é o responsável pela situação em que se encontram.
Embora concorde com um ou dois pontos, não concordo com a generalidade da atribuição de culpa.
O Governo e os políticos em geral tem culpa no seguinte:
- as passagens não são pagas ao valor que se paga à SATA. Embora lhes chamem taxas, o que é certo é que os valores recebidos são muito inferiores aos pagos;
- as divisões que têm menos hipóteses de terem apoios e patrocínios são as menos apoiadas e em piores condições, como é o exemplo das famosas jornadas duplas;
- alguns apoios são pagos fora de horas, obrigando os clubes a recorrerem à banca para poderem realizar as suas épocas;
- o papel mais importante que todos defendem ser o dos clubes, a formação, continua a ser extremamente mal apoiado, com valores totalmente desligados da realidade das necessidades.
Para mim estes serão talvez os principais problemas que neste momento encontro na intervenção conhecida do governo na prática desportiva.
Agora é indiscutível que se querem falar do assunto crise financeira dos clubes, não podem ser deixados de fora intervenientes como dirigentes, atletas, treinadores, sócios, adeptos, simpatizantes, autarquias, empresas privadas, comunicação social, associações, federações, árbitros. Todos de uma maneira ou outra poderiam e deveriam ter feito muito mais quando chamados a intervir, ou mesmo ter dito presente, quando não chamados a intervir.
O que noto e sinto é que foi muito mais fácil atribuir a culpa a meia dúzia, do que todos fazerem uma reflexão com vista a tornar o desporto na Região muito melhor, do que aquilo que já consegue ser. É que por acaso aqueles dirigentes que são criticados pelo que fazem de mal, também são muitas vezes os mesmos que conseguiram fazer muito de bom, servindo para boas companhias em fotografias e notícias.
Façamos uma enorme reflexão, cada um primeiro na sua casa e depois todos juntos, para cada um perceber o que pode fazer de melhor. Proponho que todo aquele que tiver a ousadia de dizer que não precisa de melhorar, seja imediatamente afastado do desporto, porque está a mais.