domingo, outubro 19, 2008

DIFERENÇAS

Lendo a crónica do jogo Clube K - 0 x Fonte do Bastardo - 3 em 2 meios de comunicação diferentes, não podemos ter visões tão diferentes como as que obtemos.

Enquanto numa o Clube K é apresentado como uma equipa fraca, na outra é apresentada como uma equipa com potencial para atingir os seus objectivos.

Mas terão visto 2 jogos diferentes?

Não. O que acontece é que o voleibol é um desporto especial onde por uma equipa ganhar não significa que a outra seja má. Como disse no meu post anterior, estas 2 equipas são de campeonatos completamente diferentes e não podem ser minimamente comparadas. A análise correcta a ser feita tem que ter em conta o nível potencial que a equipa pode atingir e o que cada uma atingiu, não o que uma jogou em função da outra. Para ser jornalista desportivo temos que perceber do que estamos a falar, porque podemos estar a por para baixo uma equipa, um jogador, um esforço, sem perceber nada do que se está a passar à nossa frente. O voleibol é dos desporto mais injustos do mundo, onde conta muito o poderio físico. Podemos estar a defrontar uma equipa tecnicamente muito inferior à nossa, mas fisicamente mais alta e forte e esta vai ganhar. Para além disto, é um jogo onde o patamar da equipa está intimamente ligado ao orçamento.

Na prática, o que quero dizer é o seguinte:

O CLUBE K NÃO É PARA SER COMPARADO COM FONTE DO BASTARDO, CASTELO DA MAIA, GUIMARÃES, SPORTING DE ESPINHO E BENFICA, PERCEBERAM?

Etiquetas: ,

1 Comments:

At 10:12 da manhã, Blogger Ricardo said...

Vi o jogo e retive:

1) Fonte do Bastardo com um plantel vasto e de qualidade, Clube K com 6/7 jogadores apenas (uma lesão pode complicar e muito a época)

2) Fonte do Bastardo rende mais que aquilo que mostrou cá

3) Clube K fez o 1º jogo da época, daí que ainda não esteja consolidada a equipa e se espere uma normal evolução no seu jogo

4) o resultado não sofre a mínima contestação

5) o nível de voleibol praticado não foi de encher o olho, o que se aceita para início de época

6) A Fonte tem equipa para lutar pelos 1ºs 4 lugares e o Clube K, apesar de plantel pouco "profundo", tem um 6 base que pode ser suficiente para a manutenção, assim melhorem os índices competitivos e evoluam o jogo colectivo.

7) Inacreditável como a arbitragem não viu (ou não quis ver) um gesto feio, muito feio, de um atleta do Clube K para com um atleta da Fonte do Bastardo. Nem o árbitro principal (internacional), nem o 2º árbitro nem nenhum dos juízes de linha. Se o gesto em si foi inacreditável mais ainda o foi ter passado em claro. Tanto preciosismo da arbitragem em certas mariquices e depois não se vê este tipo de situações...

8) Muito público na bancada, o que regista com muito agrado. Esperemos que continue durante a toda a época

 

Enviar um comentário

<< Home