quinta-feira, fevereiro 15, 2007

No futebol (e na corrupção!) não há lógica

Já não bastava a inacreditável falta de critério da Comissão Disciplinar da Liga, eis senão quando a Comissão de Arbitragem da Liga (presidida pelo Sr. Vítor Pereira, por quem tenho alguma consideração) parece querer ultrapassar a referida Comissão Disciplinar no ranking das “decisões estranhas”.
Não é que a referida Comissão de Arbitragem nomeou para o jogo que opõe o FC Porto à Naval 1º de Maio o árbitro Nuno Almeida (do Algarve).
Aparentemente esta seria uma decisão perfeitamente normal…só que não é…senão vejamos: o Sr. Nuno Almeida é um dos árbitros envolvidos num dos jogos (em que o FC Porto participou) que fazem parte de um processo pendente do Apito Dourado. Em teoria, isto até não seria problema na medida em que todos (incluindo Nuno Almeida) são inocentes até prova em contrário, logo não haveria problema do dito árbitro ser o nomeado para aquele jogo. Só que a desconfiança que reina em torno de tudo aquilo que tenha a ver com arbitragem (especialmente em jogos do FC Porto na era pós-Apito Dourado…), obrigariam a que o Sr. Nuno Almeida não arbitrasse sequer mais um jogo do FC Porto enquanto tudo estivesse esclarecido.
Havendo, por exemplo, um lance duvidoso na área da Naval o que passará na cabeça deste árbitro? Marcar o penalty, sob pena da comunicação social lhe “cair em cima” por ele estar implicado num processo em que o principal visado é o FC Porto…ou então, não assinalar o penalty, sob pena da comunicação social também lhe cair em cima pelo aumento da lista (já longa!) de penalties não assinalados a favor do FC Porto!
Mais do que critérios técnicos, esta Comissão de Arbitragem deveria ter em conta a condição psicológica dos árbitros…é que não basta saber as leis do jogo, também é preciso estar-se bem não só física como psicologicamente! Se isto não se tiver em conta, a credibilidade do nosso futebol tenderá a diminuir, os estádios ficarão cada vez mais vazios e os adeptos tenderão a direccionar o seu interesse para outras ligas europeias! Como amante deste desporto, é com tristeza que constato tudo isso…
Muito sinceramente, outras das coisas que me têm surpreendido são os jogos do FC Porto que fazem parte dos processos pendentes do Apito Dourado. Pelo menos aqueles que têm vindo a público e que eu tenha conhecimento, senão vejamos: O importantíssimo e difícil FC Porto – Maia a contar para uma das eliminatórias da taça de Portugal…de facto, para levar de vencida o Maia só mesmo com 3 penalties oferecidos e 4 jogadores do Maia expulsos! O sempre difícil (apesar da derrota deste ano, pois…) FC Porto – Estrela da Amadora da liga portuguesa, um jogo em que os próprios peritos afirmaram que até ficou um penalty por marcar a favor do FC Porto! E, finalmente, o jogo FC Porto – Leiria em que se refere que um jogador do Leiria foi pago para beneficiar o FCP. Ora bem, se bem me lembro o golo que deu a vitória ao FCP neste jogo foi obtido de forma irregular, depois de Costinha ter carregado (claramente, diga-se!) o guardião leiriense, na altura Helton! Impõe-se a pergunta: compra do árbitro ou compra do jogador leiriense? Se calhar foram as duas coisas…Pinto da Costa não só comprava árbitros mas também jogadores das equipas adversárias…

PS: Que fique bem claro que a mensagem que eu quero passar não é a de que o FC Porto não foi beneficiado nestes jogos (até porque não o posso afirmar com certeza!)! Tenho é o direito de pensar que depois de tanto se falar neste processo, seja um bocadito esquisito que venham a público suspeições em jogos com o Maia ou Estrela da Amadora! Todavia, já não me espantarei nada que o próximo jogo a ser divulgado seja o FC Porto – Arrifanense da 4ª eliminatória da taça de 02/03! Afinal, corrupção é corrupção, seja em jogos com o Atlético de Valdevez, ou em jogos com o Manchester United…

2 Comments:

At 11:07 da manhã, Blogger Simão Pfc Neves said...

Vou dividir o meu comentário em 2 partes:
1 - Efectivamente esta nomeação deveria ter sido evitada para bem de todas as partes, especialmente do árbitro;
2 - A mim não me estranha os jogos suspeitos, porque quando se entra pela via do interferir na verdade dos resultados a lógica deixa de ter lógica e as razões dependem de muitas coisas, podendo até ser para beneficiar uma terceira equipa para que esta facilite um jogo à outra noutra altura.
Por outro lado, é muito fácil para um dos grandes interferir no desempenho de um jogador de qualquer equipa do campeonato português. Basta para isto enviar um "emissário" para aliciar o jogador com um possível interesse de contratação. è preciso ter em atenção que a maioria dos jogadores em Portugal não ganham assim tanto nos seus clubes e qualquer possibilidade de irem para um grande, é visto como o sonho americano e a possibilidade de ser alguém, o que mesmo indirectamente pode afectar o desempenho deste jogador. Veja-se o mais recente caso de Andres Madrid do Braga e do hipotético interesse do Porto. O jogador ficou de tal maneira afectado que não pôde ser utilizado nos 2 jogos seguintes.
Em resumo, as Ligas e Federações têm que ser muito mais intervenientes em tudo o que tem influência no negócio futebol, sob pena desta indústria perder a sua atractividade. Estes organismos não existem somente para receber inscrições e fazer nomeações estúpidas.

 
At 3:19 da tarde, Blogger Mic Mic said...

Mas que árbitro estaria disponível para arbitrar? Estão quase todos ligados a esse tal processo!
Chamem lá o Lima da Associação de futebol de Angra do Heroísmo. Hehehe...
Este assunto só prova que a FPF devia fechar as portas durante uns diazitos e ponderar bem o que se está a passar no futebol...

 

Enviar um comentário

<< Home