quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Carnaval

Os últimos dias no futebol português demonstraram bem a época carnavalesca que se festejou. A juntar à não decisão do Conselho de Justiça da FPF, achei imensa piada à credibilidade e importância que a toda comunicação social deu às entrevistas daquele senhor…o ex-presidente da casa do FC Porto do Luxemburgo, aquele senhor que não consegue articular duas frases seguidas (para não falar nos “pontapés gramaticais”!) e também aquele que perante as perguntas difíceis inicia sempre a sua resposta (já repararam?!) com um ridículo e cínico sorriso nos lábios…É triste este país, que perde semanas e semanas a dar credibilidade a gente como este senhor e, por exemplo, à senhora “salGADO”…Se as televisões tivessem um mínimo de decência nem se atreveriam a dar tal importância!
Mas deixando de falar em excremento, passemos ao tema mais “quente” desta semana desportiva: o jogo entre o FC Porto e Chelsea.
Como é habitual, Mourinho tentou através dos seus “mind-games” motivar os seus jogadores e provocar os jogadores e treinador portistas! Até aqui, nada de surpreendente, Mourinho é tão bom treinador (para mim, o melhor treinador que passou pelo FC Porto!!!) como arrogante em algumas das suas afirmações antes dos jogos.
O que realmente surpreendeu foi Mourinho ter dito que no FC Porto a sua pressão era superior àquela que neste momento tinha no Chelsea! Ora, todos nós (pelo menos aqueles com um mínimo de inteligência…) percebemos que Mourinho não sentiu aquilo que disse. Senão vejamos:
1 – No ano em que ganhou a Champions com o FC Porto, Mourinho conduzia um “Minardi”, o FC Porto, enquanto as restantes equipas mais não eram do que simples “Ferraris” (Manchester Utd, Milan, Chelsea (sim na altura já era uma equipa milionária!), Real Madrid ou Lyon…). Nestas condiões, alguém do FC Porto exigiu a Mourinho que ganhasse a Champions com aquele “Minardi”?!? A mim parece-me que não…
2 – O próprio Mourinho sabe que não foi o facto de ter ganho a Champions, o principal motivo para a sua ida para Londres. O trabalho metódico, competente e frutuoso que o técnico português estava a realizar no Dragão levá-lo-ia, mesmo sem ganhar a Champions, a um grande clube no curto prazo!
3 – Estando, neste momento, a 6 pontos do Manchester Utd no campeonato, a Champions torna-se ainda mais importante para José Mourinho! Eu não acredito muito que o magnata russo fique muito satisfeito ao constatar no fim da época que o Chelsea não ganhou nada! Isto depois de milhões e milhões gastos…Ao contrário do FC Porto…É que enquanto Mourinho facilmente contratou Shevchenco e Ballack, o FC Porto teve de se contentar com Renteria, Mareque e Fucile…
Por tudo isto, Mourinho ao “passar” a pressão para o lado do FC Porto está a ser ridículo! Se há alguém que não tem pressão nesta eliminatória, é claramente o FC Porto, porque do seu lado, Mourinho irá ter muita pressão…então se tiver o “azar” de perder…


PS: Já lá vão 4 meses desde o último jogo do génio Anderson…Podem ir para onde quiserem, mas as probabilidades do FC Porto vencer o Chelsea com Anderson seriam muito maiores…Tal como Quaresma, Anderson faz muita falta a este FC Porto. É que enquanto o Chelsea tem 11 jogadores “galácticos”, o FC Porto tem 3 ou 4, sendo que um deles, fruto de uma entrada pura e inocente, está de fora…