quarta-feira, março 07, 2007

Ai, Ai Helton…

Depois do primeiro jogo disputado no Dragão em que o FC Porto foi claramente superior e só não ganhou por manifesta falta de sorte, o jogo de ontem, face ao empate a uma bola verificado na primeira mão, afigurava-se bastante complicado para os pupilos do Prof. Jesualdo Ferreira.
Perante este cenário, foi com algum espanto que assisti à primeira parte do jogo de ontem. O FC Porto controlou completamente a parte inicial do mesmo e numa fase em que já se percebia o “medo” dos blues (sim, o Chelsea temeu o FC Porto na sua própria casa!) eis que surge um belíssimo passe a rasgar de Lucho para Quaresma e este com muita classe a atirar para o fundo da baliza de Cech! Excelente!!! Os 3000 portistas presentes no estádio entraram em delírio, enquanto a massa adepta do Chelsea assistia incrédula à classe e categoria demonstrada pelos jogadores do FCP. A partir daí, e até ao fim da 1ª parte o Chelsea utilizou mais o coração do que a cabeça…e apenas numa saída em falso de Helton (!!!!!!) logrou alcançar algum perigo para a baliza portista.
Ora, é então no início da 2ª parte que entra em acção o elemento desequilibrador do jogo! Os primeiros segundos voltam a mostrar um Chelsea pouco criativo e imaginativo quando num remate sem qualquer perigo, Helton decide defender a bola para dentro (!!!) da baliza, dando o empate na eliminatória de uma forma que até o próprio Chelsea não esperaria. O meu espanto foi ainda maior na medida em que, o erro individual incidiu sobre um jogador que raramente, muito raramente, tem falhas que põem em risco a estratégia da equipa! Apesar de alguma intranquilidade demonstrada pelo guarda-redes brasileiro nos últimos jogos, confesso que esperava erros de qualquer um, agora de Helton?!?!?!?!
Depois deste golo e passados 15/20 minutos de alguma pressão inglesa (natural, ou não estivesse a equipa milionária a jogar no seu próprio estádio!!!!), o FC Porto reequilibrou o jogo com as entradas de Adriano e Ibson. Nessa altura, o golo poderia surgir para qualquer um dos lados, o Chelsea nunca massacrou verdadeiramente o FC Porto, jogando até, do meu ponto de vista, com certo receio de que o FC Porto ressurgisse na partida, algo que a natural intranquilidade provocada pelo “frango” brasileiro nunca permitiu fazer. É então que numa troca de bolas aéreas, Ballack surge sozinho na pequena área e fuzila Helton…aí o brasileiro nada poderia fazer! Na minha opinião, Ricardo Costa deveria estar a marcar o alemão, todavia, não posso deixar de dizer que este foi o único erro do jogador portista em todo o jogo! Um erro que custou caro…
Os 10 minutos finais não trouxeram nada de novo e o FC Porto não mais se conseguiu acercar com perigo da baliza de Cech.
Concluindo, o FC Porto saiu com muita honra e dignidade da competição e, muito sinceramente, pelo que as duas equipas fizeram nos 180 minutos, acho que o FC Porto jogou muito mais que a equipa milionária, mesmo com menos recursos justificava muito mais que uma prematura eliminação! O pavor de Mourinho (bem espelhado pela sua expressão ao longo do jogo!) até ao 2º golo do Chelsea mostra bem o que estou a dizer! Da minha parte, posso dizer que nunca pensei estar tão perto de eliminar a tal equipa milionária! O Chelsea foi uma equipa que nunca demonstrou verdadeiramente a diferença teórica entre a qualidade das duas equipas, mostrando, por vezes, medo e temor face à excelente prestação do FCP nesta eliminatória!
Enfim, saímos mas saímos de cabeça bem erguida!!!!

PS: Helton esteve muito mal…e como nós sabemos o quanto um “frango” nuns oitavos de final da Champions faz a diferença e pode decidir (como quanto a mim decidiu…) o rumo de uma eliminatória que pendia claramente para o lado da equipa “mais pobre”!

PS2: As capas dos jornais desportivos de hoje são qualquer coisa de extraordinário…o “Record” chega mesmo a ter uma capa em que 5% do espaço é ocupado com o jogo de ontem, e mesmo esse pequeno espaço em vez de enaltecer a valentia e coragem do FCP, prefere, ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE, exaltar o “frango” de Helton…Ah pois já me esquecia daquele grande jogo da Taça UEFA (competição muito mais importante do que a Champions é claro!) em que o antepenúltimo classificado do campeonato francês vai entrar em acção…Ui, que emocionante!!!!!!!

4 Comments:

At 3:07 da tarde, Blogger Unknown said...

Concordo plenamente, saimos de cabeça erguida!!!
Quanto ao erro do Ricardo Costa temos de alargá-lo à restante defesa: Fucille não estava lá, Bruno Alves poderia ter recuado enquanto a bola viajava de cabeça em cabeça dos jogadores do Chelsea e mesmo o Paulo Assunção deveria estar no auxílio... Mas é assim mesmo, foram dois erros caros. O Chelsea também teve um erro, e pagou caro por ele.
Acho que é de enaltecer o trabalho de Jesualdo Ferreira. Com as armas que dispunha soube montar bem a equipa. Pena foi mesmo aquele azar do Helton que abalou a confiança da equipa.
E se nós tivessemos o Andersson...

 
At 5:07 da tarde, Blogger RCBC said...

Parece-me que o FC Porto se vai debater com um problema até o regresso de Anderson que é o de não ter um verdadeiro construtor de jogo ofensivo, como teve Deco e como tinha até Anderson ter saído da equipa.
Além disso, o jogador que, do meu ponto de vista, poderia disfarçar (sim, porque com a qualidade do Anderson haverá muito poucos…) a ausência do pequeno génio está a fazer uma época muito longe do seu real valor…falo obviamente no Lucho…às vezes pergunto-me onde estará o jogador fantástico, criativo e forte fisicamente da época passada?!?! No jogo de ontem, foi evidente o “estoiro” fisíco do argentino…
Resta agora preparar da melhor forma o ciclo terrível de jogos que se avizinha: Marítimo, Sporting e Benfica! Se ultrapassarmos bem este ciclo, acredito que poderemos ser campeões, caso contrário…

 
At 6:26 da tarde, Blogger Simão Pfc Neves said...

Por acaso uma coisa que se verifica nas equipas portuguesas é que dão sempre o estoiro muito mais depressa do que as dos outros campeonatos.
E o mais incrível é que as outras geralmetne têm calendários muito mais preenchidos.
Não querendo apontar defeitos ou culpados, o que é certo é que por exemplo no Porto de Mourinho isto não acontecia...

 
At 9:37 da manhã, Blogger RCBC said...

O que eu disse em relação ao Lucho não se aplica ao resto da equipa...basta ver a prestação de Paulo Assunção, Pepe e outros...acho que o problema do FCP não foi ter quebrado fisicamente, como disse no meu post acho que uma situação infeliz acabou por contagiar o resto da equipa, é claro que o Chelsea como grande equipa que é soube aproveitar marcando o 2º golo e arrumando a eliminatória!Agora também te digo , esperava mais, muito mais de uma equipa de milhões como aquela!!!!
E falei no Lucho essencialmente para dizer que falta ao FCP um constructor de jogo em óptimas condições fisícas, técnicas e mentais...sinceramente em nenhum destes parâmetros o Lucho me parece estar bem...e o FCP não pode só estar dependente dos rasgos do Quaresma...

 

Enviar um comentário

<< Home